Em entrevista ao O Globo, especialistas explicaram a importância da cautela, mesmo diante uma melhora na situação da pandemia de Covid-19 no Brasil
Redação Publicado em 15/07/2021, às 11h43
Um levantamento do Observatório Covid-19, da Fiocruz, apontou na quarta, 14, que nenhum estado brasileiro tem taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 90% — o que representa um avanço na pandemia no país. Especialistas, contudo, veem dados com cautela.
Segundo o O Globo, os dados da Fiocruz são da semana entre 4 e 10 de julho — e representam a terceira semana seguida com queda da mortalidade por Covid-19 no Brasil, apesar de os números ainda serem altos.
+++LEIA MAIS: 17 milhões de pessoas com mais de 40 anos não se vacinaram contra Covid-19
Mesmo com uma melhora na situação da pandemia no país, especialistas entrevistados pelo O Globo veem os dados da Fiocruz com cautela. José Paulo Guedes Pinto, professor da Universidade Federal do ABC e coordenador do grupo de pesquisa Ação Covid-19, explicou:
“A vacina diminui o número de óbitos, mas o de casos tende a aumentar. Até a situação estar mais regularizada, com vacinas melhores e mais gente vacinada, é preciso cautela no abandono das medidas de isolamento. Se o relaxamento for radical podemos voltar a ter surtos e isso pode sustentar a média móvel de mortes mesmo com a vacinação.”
+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a questionar vacinas contra Covid e diz que elas são ‘experimentais’
O epidemiologista Pedro Hallal, coordenador do Epicovid, também explicou que o momento não é de abertura total de comércios e atividades. Um dos motivos para a cautela é a variante Delta, responsável pelo aumento de casos nos Estados Unidos e Europa.
Para o médico e neurocientista Miguel Nicolelis, a variante é preocupante: “Estamos vendo uma competição da variante Gama com a Delta enquanto avança a vacinação. A interação desses três fatores é que vai definir o que vai acontecer nas próximas semanas, considerando que agora estamos com isolamento social quase nulo. Essa dinâmica vai definir a terceira onda.”
+++LEIA MAIS: Responsabilização de Bolsonaro está mais próxima, aponta CPI da Covid
“Houve uma queda indiscutível, mas ainda não saímos da tempestade. Eu entendo o desespero por boas notícias, mas continuo achando que é uma guerra, e numa guerra temos que ser objetivos na análise do inimigo,” concluiu.
+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL
Denzel Washington alerta sobre manipulação política nos EUA: 'É melhor que as pessoas percebam que estão sendo manipuladas por ambos os lados'
Todos os nomes indicados por Trump para o segundo mandato; veja a lista
Billie Eilish chama Donald Trump de 'alguém que odeia mulheres'
Kamala Harris parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos
Sebastian Stan detona Donald Trump: 'Homenzinho paranoico e assustado'
20 filmes para entender a política e as eleições dos Estados Unidos