- Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)

'Não aceitarei intimidações', diz Bolsonaro sobre inquérito do TSE

Em conversa com apoiadores, o presidente Bolsonaro comentou sobre inquérito aberto pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na segunda, 2

Redação Publicado em 03/08/2021, às 15h50 - Atualizado às 15h54

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) abriu um inquérito na segunda, 2 de agosto, para apurar acusações de fraudes eleitorais feitas por Jair Bolsonaro (sem partido). O presidente, contudo, afirmou que “não aceitará intimidações.”

Segundo informações do O Globo, em conversa com apoiadores nesta terça, 3, Bolsonaro disse que sua “briga” é especificamente com o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, e não com o restante da Corte eleitoral ou do Supremo Tribunal Federal (STF).

+++LEIA MAIS: 'Covarde', diz filho de Bruno Covas após ataque de Bolsonaro ao ex-prefeito de São Paulo

“Não aceitarei intimidações. Vou continuar exercendo meu direito de cidadão, de liberdade de expressão, de criticar, de ouvir, e atender, acima de tudo, a vontade popular,” explicou o presidente.

Conforme divulgado pela Folha, as decisões tomadas pelo TSE na segunda, 2, pretendem “encurralar” Jair Bolsonaro em duas esferas: criminal (apuração de fake news) e eleitoral (a investigação do TSE pode deixar o presidente inelegível para as eleições de 2022).

+++LEIA MAIS: Pesquisadora encontra carta de Bolsonaro publicada em sites neonazistas; entenda

Diante das investigações, Bolsonaro também afirmou que Barroso está “cooptando” ministros do STF e TSE para “impor sua vontade”: “Presta um desserviço à nação brasileira. Cooptando gente de dentro do Supremo, querendo trazer para si, ou de dentro do TSE, como se fosse uma briga minha contra o TSE ou contra o Supremo. Não é contra o TSE nem contra o Supremo. É contra um ministro do Supremo, que é também presidente do Tribunal Superior Eleitoral, querendo impor a sua vontade.”

Bolsonaro disse ter uma “luta direta”, especificamente, com o presidente do TSE: “Se o ministro Barroso continuar sendo insensível, como parece que está sendo insensível, pelo processo contra mim. Se o povo assim o desejar, porque eu devo lealdade ao povo. Uma concentração na (Avenida) Paulista para darmos o último recado para aqueles que ousam açoitar a democracia.”

+++LEIA MAIS: ‘Barco de Bolsonaro está com risco de afundar’, diz Boulos

O ataque de Bolsonaro ao presidente do TSE não é novidade. Desde que tratou com mais ênfase da defesa do voto impresso, o chefe de Estado critica a oposição de Barroso. Em junho, por exemplo, o chefe de Estado chamou o ministro de “dono da verdade”, e afirmou que Barroso "não sabe de nada".


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS

notícia presidente política bolsonaro ministro tribunal tse jair barroso inquérito intimidação

Leia também

Billie Eilish chama Donald Trump de 'alguém que odeia mulheres'


Kamala Harris parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos


Sebastian Stan detona Donald Trump: 'Homenzinho paranoico e assustado'


20 filmes para entender a política e as eleições dos Estados Unidos


Madonna declara apoio a Kamala Harris nas eleições presidenciais dos EUA


Astros de Vingadores se reúnem em apoio a Kamala Harris nas eleições americanas