- Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete/Getty Images)

‘Sou do Centrão’, diz Bolsonaro sobre reforma ministerial

Apesar de criticar o centrão nas eleições de 2018, Jair Bolsonaro defendeu o grupo em entrevista realizada na quinta, 22

Redação Publicado em 23/07/2021, às 09h56

Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou na quinta, 22, que pertence ao Centrão. Em entrevista a uma rádio, o presidente fez a declaração ao comentar sobre a mudança ministerial em que convidou o senador Ciro Nogueira (PP-PI), conhecido como um dos líderes do centrão, para assumir a Casa Civil

Segundo o G1, o presidente falou sobre o fato de Ciro Nogueira ser presidente do PP: "Eu sou do Centrão. Eu fui do PP metade do meu tempo. Fui do PTB, fui do então PFL. No passado, integrei siglas que foram extintas, como PRB, PTB. O PP, lá atrás, foi extinto, depois renasceu novamente."

+++LEIA MAIS: YouTube remove vídeos de Bolsonaro por informações falsas sobre a Covid-19

Centrão é um termo utilizado para denominar um grupo informal formado por diversos partidos e sem uma ideologia política definida. O objetivo dos políticos é conseguir proximidade com o poder executivo — e assim consegue oferecer apoio e ao governo. 

"Nós temos 513 parlamentares. O tal Centrão, que chamam pejorativamente disso, são alguns partidos que lá atrás se uniram na campanha do [Geraldo] Alckmin [PSDB]. E ficou, então, rotulado Centrão como algo pejorativo, algo danoso à nação. Não tem nada a ver, eu nasci de lá", acrescentou Bolsonaro.

+++LEIA MAIS: 70% dos brasileiros acreditam haver corrupção no governo Bolsonaro, aponta Datafolha

- Bate papo diário na manhã com o PR (22/07/2021). https://t.co/UCsKUXgzcm

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) July 22, 2021

Críticas de Bolsonaro ao centrão

Apesar da proximidade ao centrão, Bolsonaro era um dos grandes críticos do grupo durante campanha eleitoral de 2018. O presidente afirmava que a aliança ao grupo foi o grande erro de governos anteriores, e afirmou que nunca se misturaria com o Centrão.  

Também em 2018, o presidente disse que o centrão foi “satanizado” e que o grupo estaria se posicionando contrário a ele nas eleições: “O Centrão, em nome do patriotismo e da ética, contra Jair Bolsonaro. Tudo não passa de desespero ante a possibilidade de serem apeados do poder”, escreveu no Twitter na época.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro cogita não disputar eleições de 2022 se não tiver voto impresso

Nas redes sociais, a fala de Bolsonaro repercutiu, e diversos perfis relembraram a posicionamento contrário do presidente ao Centrão. Guilherme Boulos (PSOL), por exemplo, escreveu: “Bolsonaro, 2018: ‘Centrão é o que há de pior no Brasil’. Bolsonaro, 2021: ‘Eu sou do Centrão’. Enfim, a hipocrisia.”

Bolsonaro, 2018: "Centrão é o que há de pior no Brasil".

Bolsonaro, 2021: "Eu sou do Centrão".

Enfim, a hipocrisia...

— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) July 22, 2021

+++ RS TRENDING | CONHEÇA OLIVIA RODRIGO: VIDA, RECORDES, SOUR E MAIS!

notícia presidente política bolsonaro crítico reforma jair partido centrão boulos sou ministerial crítia

Leia também

Biden concede perdão a seu filho Hunter, apesar de ter dito que não o faria


Processo de Nick Carter contra mulher que o acusou de estupro continuará, decide juiz


Denzel Washington alerta sobre manipulação política nos EUA: 'É melhor que as pessoas percebam que estão sendo manipuladas por ambos os lados'


Todos os nomes indicados por Trump para o segundo mandato; veja a lista


Billie Eilish chama Donald Trump de 'alguém que odeia mulheres'


Kamala Harris parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos