- Estudantes pulam das janelas para escapar de tiroteio em universidade da Rússia (Foto:Divulgação / Vídeo / Twitter / BreakingIEN)

Tiroteio na Rússia: Atirador mata 6 pessoas e fere mais de 20 em universidade; entenda

O aluno da Universidade de Perm tinha 18 anos e abriu fogo contra colegas na manhã desta segunda, 20

Redação Publicado em 20/09/2021, às 11h52

Ao menos seis pessoas morreram e 24 pessoas ficaram feridas após um estudante de 18 anos abrir fogo contra colegas e funcionários da Universidade de Perm, na Rússia, nesta segunda, 20 de setembro. Segundo autoridades, o crime não teve motivação política ou religiosa.

Segundo reportagem do O Globo, a ocorrência foi registrada às 11h (horário local). No momento que o tiroteio começou, alunos e professores correram para tentar se proteger e alguns pularam das janelas do prédio da universidade para escapar dos tiros.

+++LEIA MAIS: A noite em que um tiroteio marcou a estreia de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge [FLASHBACK]

Em entrevista à BBC, o professor Ivan Pechishchev explicou que viu alunos e professores correndo ou pulando de janelas enquanto se encaminhava para a aula: “Eles pularam horrorizados, gritando. Um dos alunos me disse que era um tiroteio. Eu ouvi o barulho, todos começaram a correr em direções diferentes. Fui até meus alunos no segundo prédio e continuei ouvindo os disparos,” disse.

reports of another school shooting in Russia; this time at Perm State University. Russian agencies say there are casualties. pic.twitter.com/jkeyGDLO05

— Mike Eckel (@Mike_Eckel) September 20, 2021

Segundo o Comitê de Investigação russo, órgão estadual que lida com crimes graves, o estudante de 18 anos adquiriu a arma do ataque em maio de 2021, e inclusive teria publicado uma foto com o rifle de caça horas antes de abrir fogo.

+++LEIA MAIS: Homenagem a George Floyd é interrompida por tiroteio ao vivo na TV

Em um perfil de rede social, em uma publicação posteriormente derrubada, o estudante teria afirmado não se tratar de algo motivado por religião ou política: "Eu pensei muito nisso por bastante tempo, há anos, e percebi que havia chegado a hora de fazer o que eu sonhava."

Após o ataque, o suspeito foi preso e ferido ao resistir aos policiais, segundo afirmou o Comitê. Segundo a CNN, Valery Gribakin, porta-voz da guarda nacional russa, disse à agência de notícias do país, TASS, que o suspeito possuía uma arma de caça obtida legalmente.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro estimula armas à população: 'Tem que todo mundo comprar fuzil'

O tiroteio desta segunda, 20, foi o segundo em um estabelecimento educacional em apenas quatro meses na Rússia. Em maio de 2021, sete crianças foram mortas e 16 ficaram feridas quando um homem armado invadiu uma escola em Kazan.

notícia política rússia escola tiro tiroteio 18 anos faculdade universidade feridos mortos estudante

Leia também

Denzel Washington alerta sobre manipulação política nos EUA: 'É melhor que as pessoas percebam que estão sendo manipuladas por ambos os lados'


Todos os nomes indicados por Trump para o segundo mandato; veja a lista


Billie Eilish chama Donald Trump de 'alguém que odeia mulheres'


Kamala Harris parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos


Sebastian Stan detona Donald Trump: 'Homenzinho paranoico e assustado'


20 filmes para entender a política e as eleições dos Estados Unidos