Em combate à desinformação, urna eletrônica é aberta para desmistificar boatos
Redação Publicado em 23/06/2022, às 17h08
Nesta quinta-feira, 23, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) publicou cinco vídeos em seu perfil no Kwai para mostrar como é uma urna eletrônica por dentro. Neles, Rafael Azevedo, coordenador de Tecnologia Eleitoral, explica como a urna é montada, suas peças funcionalidades.
A iniciativa faz parte do Mês do Combate à Desinformação. Além dos cinco vídeos, o perfil traz conteúdos explicativos para desmistificar temas relacionados à fraudes das eleições, votos em branco, nulos, entre outros.
+++LEIA MAIS: Daniela Mercury processa Eduardo Bolsonaro por fake news
Seguidores também poderão sugerir dicas e esclarecer dúvidas com a hashtag #FatoOuBoato. Além disso, o Kwai disponibilizará ferramentas que encaminham páginas de checagem de informações e da Justiça Eleitoral. Os vídeos estão disponíveis no aplicativo da plataforma.
De origem chinesa, o Kwai chegou ao Brasil em 2019 e conta com mais de 45 milhões de usuários ativos na média mensal. A plataforma traz vídeos curtos assim como o TikTok.
+++LEIA MAIS: Bela Gil pode ser vice de Fernando Haddad em São Paulo: ‘Ficaria muito honrada’
O presidente Jair Bolsonaro responde a um inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) por uma série de ataques e divulgação de informações falsas relacionadas ao sistema eleitoral e as urnas eletrônicas.
A urna é utilizada desde 1996 e além de ser auditável, somente o software desenvolvido pelo TSE pode ser executado. O equipamento também não possui conexão com a internet e funciona de forma isolada, o que impossibilita ataques hackers e garante a segurança do sistema eleitoral.
+++LEIA MAIS: Cannes 2022: grupo feminista protesta contra violência às mulheres em festival
Biden concede perdão a seu filho Hunter, apesar de ter dito que não o faria
Processo de Nick Carter contra mulher que o acusou de estupro continuará, decide juiz
Denzel Washington alerta sobre manipulação política nos EUA: 'É melhor que as pessoas percebam que estão sendo manipuladas por ambos os lados'
Todos os nomes indicados por Trump para o segundo mandato; veja a lista
Billie Eilish chama Donald Trump de 'alguém que odeia mulheres'
Kamala Harris parabeniza Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos