Relembre Amy Winehouse, a eterna voz potente do jazz
Com forte personalidade e com um talento incomparável, Amy fez história em apenas dois álbuns de estúdio
Paulo Marinho Publicado em 22/02/2022, às 15h00
Em 14 de setembro de 1983 nascia uma poderosa e potente voz que marcaria, para sempre, o soul, o jazz, o R&B e outros ritmos. Amy Jade Winehouse, conhecida por ser eclética e de forte personalidade, nasceu em Londres, onde até hoje é considerada por muitos a Rainha do Soul Britânico.
Mitchell Winehouse, pai de Amy, trabalhava instalando painéis e, algum tempo depois, tornou-se motorista de táxi e cantor amador. Janis, sua mãe, era farmacêutica. Amy tinha um irmão mais velho chamado Alex, e sua família era descendente de judeus. Os tios e a avó paterna de Winehouse eram músicos profissionais de jazz, gênero que esteve constantemente presente na vida de Amy desde sua infância.
Sempre talentosa, Cynthia, sua avó, insistiu para que Amy se matriculasse em uma escola de artes particular, com o propósito de desenvolver e educar seus dons vocais. Matriculada na Susi Earnshaw Theatre School, Winehouse fundou uma banda de rap amadora chamada Sweet ’n’ Sour, e em pouco tempo aprendeu a tocar guitarra. Após anos se qualificando e preparando seus talentos para serem mostrados ao mundo, Amy Winehouse compôs suas primeiras músicas e começou a se apresentar nos pequenos clubes de jazz de sua cidade natal.
De grande e inesquecível talento, Amy foi notada por representantes de importantes selos musicais como Virgin Records e EMI Music. Em pouco tempo conseguiu ser contratada pela gravadora Island Records em 2002, selo em que Amy Winehouse lançou seus dois álbuns de estúdio.
DISCOGRAFIA
Amy Winehouse lançou 2 álbuns de estúdio que foram sucesso em todo o planeta e deixaram sua marca na indústria musical como uma das vozes mais importantes para a música no mundo, e que jamais será esquecida.
É com a faixa "Stronger Than Me" que Amy abre o seu primeiro álbum de estúdio, lançado em 20 de outubro de 2003, o disco é puro jazz, neo soul e R&B em perfeitas combinações harmônicas e marcantes.
Frank vendeu mais de 4 milhões de cópias mundialmente, e ainda vende para os fãs e pessoas interessadas em sentir e conhecer a voz e talento de Amy Winehouse. As 13 faixas na versão padrão e 11 na versão brasileira, trazem Winehouse nas composições das letras e Salaam Remi na produção.
Seu segundo álbum de estúdio e o mais conhecido, tem como primeira faixa Rehab, canção escrita inteiramente por Amy Winehouse, e, até hoje, tocada em diversas rádios do planeta. O disco teve uma recepção positiva da crítica contemporânea especializada após seu lançamento, que elogiou a forma e expressão que Amy cantava.
R&B, soul, jazz, blues e ska - ritmo jamaicano, explorado pela cantora -, foram os gêneros trabalhados por Winehouse no disco que vendeu mais de 20 milhões de cópias por todo o planeta. Em seu auge, não poderíamos imaginar que este seria o último trabalho de estúdio lançado por Amy.
++Ouça as incríveis obras sonoras de Amy Winehouse, disponíveis no Amazon Music. Para acessá-lo, basta se tornar assinante Prime da Amazon por apenas R$9,90 por mês. Além da plataforma de música por streaming, você também garante acesso ao Prime Video, Prime Gaming, Prime Reading, frete grátis na compra de produtos elegíveis, promoções exclusivas e muitas outras vantagens.
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Rolling Stone pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade