Em 1997 Steven Spielberg liderou o projeto que pretendeu contar a história real da embarcação La Amistad, que levou escravos africanos para os Estados Unidos.
A Guerra Civil norte-americana foi um dos períodos fundamentais para a abolição da escravatura no século XIX e este filme narra a história do primeiro batalhão militar formado por ex-escravos.
Mesmo que já estejamos no século XXI, em muitos locais, inclusive no Brasil, trabalhadores ainda são mantidas como escravos. Neste filme de Edward Zwick, a lamentável condição de trabalhadores-escravos de Serra Leoa foi revelada.
Neste filme brasileiro de 2005, a situação de escravos do Brasil colonial é comparada à venda da imagem da pobreza através de ONGs e a atividade conhecida como “marketing social”.
Grande candidato do Oscar 2013 (foram 12 indicações), o filme de Steven Spielberg narra a vida do ex-presidente norte-americano responsável por assinar o decreto de libertação do escravos.
Em adaptação do clássico de Mark Twain, Stephen Sommers dirige um novato Elijah Wood na pele do garoto que atravessa os Estados Unidos para libertar seu amigo Jim.
Este filme de João Daniel Tikhomiroff chamou atenção pelas lutas coreografadas e efeitos especiais. A história do famoso capoeirista só foi possível porque ser uma sociedade em que a escravidão tinha acabado de ser abolida.
Na continuação de Dogville, o dinamarquês Lars Von Trier narra a história de uma fazenda norte-americana que ainda mantém o sistema escravagista em plena década de 30.
Em 1984 o diretor Cacá Diegues comandou a produção franco-brasileira que pretendia narrar a história de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros da história do país.
Um dos filmes mais bem-sucedidos da história também toca no delicado tema da escravidão ao narrar a trajetória de ex-donos de escravos negros que entram em falência após a Guerra Civil norte-americana.