Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Batalha pelo Reinado Pop

Quem ganhará o público na disputa das novas turnês de Madonna e Lady Gaga?

David Browne Publicado em 12/03/2012, às 13h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
NÚMERO DE SHOWS 
110 (segundo o Twitter de Gaga)

LUCRO ESTIMADO
US$ 250 milhões

VENDAS DE ÁLBUNS NA CARREIRA 
8,5 milhões

FÃS NO FACEBOOK 
47.729.465



 - divulgação
NÚMERO DE SHOWS 110 (segundo o Twitter de Gaga) LUCRO ESTIMADO US$ 250 milhões VENDAS DE ÁLBUNS NA CARREIRA 8,5 milhões FÃS NO FACEBOOK 47.729.465 - divulgação

Prepare-se: Madonna e Lady Gaga, ambas conhecidas por seus shows espetacularmente rentáveis, colocarão o pé na estrada neste ano, no que devem ser as duas maiores turnês do mundo pop contemporâneo.

Pouco depois de sua energética performance no Super Bowl, Madonna divulgou as datas da turnê de 2012, que começa em maio em Israel, passa pela Europa e fica nos Estados Unidos de agosto a novembro (o Brasil, por enquanto, é só boato embora a passagem do turnê pela América Latina já esteja confirmada). “O telefone não para de tocar”, diz Dave Brown do American Airlines Center, em Dallas, por onde a turnê passa em outubro. “A apresentação no Super Bowl foi tão incrível que as pessoas se empolgaram.” A turnê incluirá a primeira apresentação de Madonna no Yankee Stadium, que abriga 45 mil pessoas em shows.

Gaga vem logo atrás: a Born This Way Ball estreia na Ásia, em abril. “Mal posso esperar”, diz a cantora. “Só consigo pensar nisso. Cantei e ensaiei a vida inteira para ser musicista. Quando vejo um piano, quero sentar e tocar e cantar. Nada mais importa.” As duas turnês, ambas promovidas pela Live Nation, carregam uma enorme expectativa de sucesso financeiro: Monster Ball, a turnê anterior de Gaga, arrecadou US$ 188 milhões, enquanto a última de Madonna, a Sticky & Sweet Tour, de 2008, conseguiu US$ 408 milhões, tornando-se a terceira maior de todos os tempos.

Gaga mostrou uma prévia do novo palco no Twitter – um castelo ladeado por torres – e um pôster com o rosto dela preenchendo todo o céu acima dele. Também haverá um fosso - aberto ao público em geral, o Monster Pit - em frente ao palco. Sabe-se menos sobre o palco dos shows de Madonna. Segundo uma fonte, pelo menos um dos elementos da apresentação no Super Bowl – que teve centuriões romanos, acrobatas e a equipe Dancing Dolls, da Southern University, da Louisiana – será incorporado. Madonna pode estar realizando testes em Paris e Londres para elementos adicionais. “O Super Bowl foi uma espécie de protótipo do que vem por aí”, diz um informante de dentro da equipe da cantora.

Como resultado do contrato de US$ 120 milhões fechado por Madonna com a Live Nation em 2007, os fãs que comprarem os ingressos para os shows nos Estados Unidos pela internet receberão uma cópia física ou digital do próximo álbum dela, MDNA (que será lançado pela Universal em parceria com a Live Nation em 26 de março).

Lady Gaga também pode ter um novo LP em mãos quando a turnê chegar aos Estados Unidos, em 2013 – quando Born This Way já terá 20 meses de estrada desde o lançamento do trabalho. “Provavelmente lançarei outro álbum enquanto estiver excursionando”, ela diz. “Estou sempre compondo músicas novas.”