Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Criação Tecnológica

São Paulo recebe exposição que mistura grafite e realidade aumentada

Anna Mota Publicado em 15/07/2017, às 17h44 - Atualizado às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<b>Novos Meios</b><br>
Galeria Alma da Rua foca em produções da street art
 - Divulgação
<b>Novos Meios</b><br> Galeria Alma da Rua foca em produções da street art - Divulgação

No último mês de abril, a pinacoteca do Estado abrigou a exposição A Voz da Arte, na qual obras ganharam vida com ajuda da tecnologia cognitiva e, por meio de um aplicativo, podiam “responder” às dúvidas dos visitantes sobre elas. O movimento continuou em junho, na feira SP-Arte, quando Sami Akl realizou uma exposição virtual ao espalhar por pontos famosos da cidade, como o Museu de Arte de São Paulo (Masp), obras que só podiam ser vistas com uma plataforma de realidade aumentada (um celular, por exemplo).

O mesmo tipo de tecnologia chega a outro local turístico da capital paulista a partir de 7 de julho. A galeria Alma da Rua, localizada no Beco do Batman, na Vila Madalena, recebe a primeira exposição do Brasil que mistura grafite e realidade aumentada. Compulsivo Surreal traz 11 obras inéditas do artista Binho Ribeiro, que começou a carreira em 1984 e é um dos pioneiros do grafite no país. Entre as peças expostas, três estarão “escondidas” e poderão ser vistas somente por meio de um aplicativo para celulares e tablets.

As pinturas estarão espalhadas pela galeria e pelo Beco até o dia 7 de agosto. Quem encontrar as artes escondidas poderá levar uma versão impressa para casa. “A ideia é fazer com que as pessoas procurem as obras, interajam com elas, tirem fotos, postem e transformem isso em algo pessoal”, explica Binho.

Com uma vasta experiência adquirida realizando trabalhos em mais de 15 cidades ao redor do mundo, o grafiteiro enxerga a tecnologia como uma nova possibilidade para a arte. “Acredito que isso seja só o começo. Ver minhas criações interagindo com o meio ambiente sem existir organicamente é, ao mesmo tempo, engraçado e gratificante.”

Exposição Compulsivo Surreal

Espaço Cultural Alma Da Rua

Rua Gonçalo Afonso, 96 - Vila Madalena, São Paulo (SP)

De 7 de julho a 7 de agosto, de terça a domingo, das 11h às 19h – entrada gratuita

www.facebook.com/almadaruacult