No dia 12 de maio, o astronauta canadense Chris Hadfield disponibilizou o primeiro videoclipe da história feito no espaço com um adequado cover do clássico “Space Oddity”, de David Bowie. O comandante recrutou o amigo Emm Gryner, que já fez parte da banda do músico, para acompanhá-lo, e o resultado foi visto por mais de quinze milhões de pessoas no YouTube.
Enquanto Hadfield sublinhou a vulnerabilidade de um astronauta condenado no espaço, a versão do Smashing Pumpkins, gravada no topo de um prédio em Austin, no Texas, reforça o peso das guitarras. Como tanto volume, parece que até no espaço os gritos de Billy Corgan poderiam ser ouvidos.
Sem hesitar um segundo sequer antes de aceitar fazer o desafiador cover, Beck fez este vídeo com ajuda de alguns amigos – mais de 160, na verdade, incluindo seu pai, David Campbell, que trabalhou como maestro. O vídeo de nove minutos foi gravado em fevereiro, em Los Angeles, em um palco com câmeras e captação de som em 360º. “Foi um experimento e uma oportunidade de fazer algo completamente irracional”, disse Beck à Rolling Stone EUA.
Enquanto muitos fãs – e executivos da MTV – esperavam que o Nirvana tocasse seus hits no Unplugged, Kurt Cobain e seus companheiros optaram por uma rota diferente, incrementando o repertório com covers de Leadbelly, Meat Puppets, Vaselines e a faixa-título do álbum The Man Who Sold the World, lançado por Bowie em 1970. O resultado? Uma versão com a cara da banda, distorcida e nem tão acústica.
Uma gravação rara do início do White Stripes. Jack apresenta Meg como sua irmã e alguém na plateia comenta que ele soa como um “estranho” (“weirdo”). Feita em um show de 1997 em Detroit, esta versão mostra a dupla amavelmente desleixada tentando conquistar o público antes de se tornar um grande sucesso.
Feita para uma coletânea com fins filantrópicos, a banda do Brooklyn fez cover da faixa da “era Berlim” como um pedido do próprio Bowie. A versão dançante foi uma forma de retribuição ao fato de Bowie ter participado da gravação de “Province”, lançada pelo grupo em 2006, no disco Return to Cookie Mountain.
Na celebrada trilha sonora do filme de Wes Anderson A Vida Marinha com Steve Zissou, o destaque foi Seu Jorge reinterpretando, e até mesmo traduzindo as letras de David Bowie para o português. A versão agradou até mesmo o próprio Bowie, que no encarte do álbum escreveu: “Se Seu Jorge não gravasse minhas canções em formato acústico, nunca teria escutado este novo nível de beleza”.
Feita para We Were So Turned On: A Tribute to David Bowie, o cover do Warpaint se mantém fiel ao original enquanto incorpora características do grupo e instrumentações dream-pop. A NPR definiu o cover como um “tanto futurista como retrô o suficiente para fazer justiça a Bowie”.
Não é fácil fazer um cover de Bowie, então você pode imaginar a pressão sentida por My Chemical Romance e the Used para repensar nesta obra prima de Bowie e Queen. Os cantores Gerard Way e Bert McCracken fizeram um trabalho admirável combinando as harmonias e o single chegou a ficar bem posicionado nas paradas de sucesso norte-americanas.
Gravado nos estúdio Metropolis em Londres para um programa britânico, a versão do Horrors para a faixa do clássico Ziggy Stardust foi mais desafiador do que outros covers de Bowie: Eles fizeram em apenas um take, gravando diretamente no vinil.