Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Dez aguardados discos nacionais que serão lançados no primeiro semestre de 2015

Redação Publicado em 19/03/2015, às 14h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Galeria - discos nacionais 1º semestre - abre - Montagem
Galeria - discos nacionais 1º semestre - abre - Montagem

Entre certezas e incertezas, revelações e artistas consagrados, o primeiro semestre de 2015 deve ser agitado para a música nacional. Emicida e Boogarins preparam o segundo disco da carreira, enquanto Tulipa Ruiz e Cícero já têm alguns detalhes revelados de seus terceiros álbuns. Dônica e Don L devem estrear este semestre, enquanto RPM e Gal Costa dão sequência às longevas carreiras.


Maglore (maio)



Agora em trio – Teago Oliveira (voz e guitarra), Rodrigo Damati (baixo) e Felipe Dieder (bateria) –, os baianos do Maglore se preparam para lançar o primeiro disco por uma gravadora, a Deck. O álbum tem produção por Rafael Ramos, que comandou a primeira faixa deste disco (ainda sem título), “Mantra”.



“Quando sentamos e ouvimos algumas músicas na fase de pré-produção, pensamos: ‘Que loucura, estamos indo para um caminho de canções densas’”, disse o líder do grupo à Rolling Stone Brasil. “Mas depois as músicas ficaram mais leves e a gente começou a gostar dessa ideia. Livramo-nos de uma tensão que não queríamos’.” – leia mais aqui.


Bixiga 70 (abril)



Um dos representantes de mais peso da música instrumental brasileira, o Bixiga 70 promete voltar com novas abordagens no próximo disco de inéditas. No fim de 2014, o coletivo lançou o compacto 100%13, com duas faixas: “100% 13” e “100% Dub”.



Nos shows mais recentes, o Bixiga 70 já vem mostrando algumas das faixas que estarão no terceiro álbum da carreira, já confirmado para abril.


Emicida (ainda sem data de lançamento)



Ubuntu Fristaili é o nome do segundo disco do rapper Emicida, que promete ser um dos mais falados do anos. Ele dá sequência a O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui, estreia do cantor, que ficou em primeiro lugar na nossa lista de Melhores Discos Nacionais de 2013 – veja mais aqui.



Para o disco, Emicida passou por países como Angola, Moçambique e Senegal em busca de influências em suas “raízes”. “Obrigado Luanda. Hora de regressar pra casa e finalizar os trabalhos”, escreveu ele recentemente no Facebook plataforma que tem utilizado para postar fotos da peregrinação.



Ubuntu Fristaili é patrocinado pela Natura Musical e deve render um documentário. Recentemente, Emicida divulgou um clipe de “Bonjour”, parceria com o francês Féfé.


Dônica (maio)



Após estrear com o EP autointitulado, a banda Dônica prepara o lançamento do primeiro disco completo da carreira, previsto para chegar às lojas em maio, pela Sony Music. A banda conta com um dos filhos de Caetano Veloso, Tom Veloso, de 17 anos, que, apesar de não tocar nenhum instrumento, é um dos principais compositores.



O disco terá a participação de Milton Nascimento – cujo Clube da Esquina é considerado uma das grandes referências do Dônica – na faixa “O Pintor”.


Don L (ainda sem data de lançamento)



O MC e produtor cearense Don L é uma das promessas do rap para 2015. Após aparecer com o grupo Costa a Costa – e a mixtape Dinheiro, Sexo, Drogas e Violência de Costa a Costa (2007) – ele se lançou em carreira solo, aos 32 anos, com a mixtape Caro Vapor / Vida e Veneno (2013).



O primeiro álbum completo do MC – que, ao contrário da maioria dos rappers da cena nacional, não tem pudor ao falar sobre a importância do dinheiro – deve ser lançado ainda no primeiro semestre.



“Tem duas coisas que eu quero muito: grana e realização artística”, disse ele em entrevista à RS Brasil. “Primeiro, a realização artística; mas para isso eu preciso de grana. Eu tenho algo que falta no Brasil, que é vaidade artística. A galera no Ceará se contenta com pouco.”