Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Dez grandes momentos de James Brown

Redação Publicado em 03/05/2013, às 14h04 - Atualizado às 14h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
James Brown - AP
James Brown - AP

“Please Please Please”

A canção que lançou James Brown ao estrelato em 1956 sempre foi o ponto altos de seus shows. Aqui, Brown interpreta este clássico no TAMI Show, gravado em Santa Monica, em 1964. Era o momento do chamado ritual da capa, quando um dos membros do Famous Flames tentava cobrir em vão o cantor com a vestimenta.


“Night Train”

A canção que encerrou a participação de Brown no lendário TAMI Show (1964) é basicamente um instrumental. Ao vivo, o Godfather of Soul se superava, dançando com se estivesse possuído.


“I Feel Good (I Got You)”

Uma das marcas registradas da carreira de James Brown, a canção chegou ao Top 5 em 1965. Esta versão ao vivo foi gravada no programa de TV de Ed Sullivan, com James Brown na estica.


“Papa’s Got a Brand New Bag”

Outro grande hit de 1965, esta canção também avançou os horizontes musicais de James Brown, que já estava formatando o que viria a ser conhecido como funk. Esta versão foi gravada no programa de TV Shindig!.


"It's A Man's Man's Man's World"

A poderosa voz de James Brown também caía como uma luva em baladas dramáticas. Este hit de 1966 é uma divagação sobre a relação entre homem e mulher e sempre foi um dos pontos altos nas apresentações ao vivo do cantor. Aqui, ele mostra a canção no programa de Ed Sullivan.


“Cold Sweat Part 1”

O show que Brown fez no Boston Arena em 1968 foi histórico. O espetáculo foi transmitido pela TV e o cantor conseguiu que a população revoltada com morte de Martin Luther King Jr. não partisse para a violência. Aqui, ele interpreta o proto funk “Cold Sweat”.


"Say It Loud - I'm Black and I'm Proud"

James Brown causou muita controvérsia com esta faixa. Os negros a enxergavam como uma exaltação da raça. Já os conservadores achavam que ela poderia incitar a violência. Ironicamente, neste vídeo Brown canta a música no programa de TV Playboy After Dark para uma plateia branca.


O cantor e a banda J.B.’s, incluindo Bootsy Collins (baixo) e o irmão Catfish (guitarra) interpretam um medley com “Sex Machine”, “It's A Man's Man's Man's World”, “Soul Power” e “Get Up Get Into It Get Involved”. Essa verdadeira aula de funk vem de um programa da TV italiana.


Aqui, uma apresentadora de TV tenta discutir com o cantor os problemas pessoais dele. Com muito humor e cara de pau, Brown se esquiva ao responder as questões espinhosas, cantando e citando títulos de suas músicas. E no começo, ainda fala que vai para o Brasil, para se apresentar no Rio de Janeiro e em São Paulo.


“Living in America”

Esta faixa, que Brown lançou no filme Rocky IV, em 1985, foi um mega-hit e a última canção dele a chegar ao Top 40 norte-americano. Mas Brown teve pouco a ver com sua gênese e execução; tudo foi criado pelo falecido produtor e compositor Dan Hartman.