Martin Scorsese gosta de dirigir documentários de ícones do rock e já provou ser bom nisso. Em 2005, ele teve acesso a grande parte do acervo de Bob Dylan para levar ao cinema a história de um dos maiores ícones dos Estados Unidos.
O clima estava conturbado para o Metallica no início dos anos 2000, quando o baixista Jason Newsted saiu da banda e James Hetfield voltou do centro de reabilitação. E é especialmente este período que a dupla Joe Berlinger e Bruce Sinofsky levou às telonas.
O conceito do importante disco OK Computer, do Radiohead, foi em partes transportado para o cinema no documentário lançado em 1998 pelo diretor Grant Gee.
Gimme Shelter é o nome de um disco e de uma das grandes canções dos Rolling Stones, mas também do documentário lançado em 1970 sobre a banda e a respeito do show no desastroso festival Altamont Free Concert.
Em 1980 o cineasta Julien Temple lançou o documentário The Great Rock and Roll Swindle, sobre o Sex Pistols, e voltou a fazer filme sobre a banda em 2000, quando reuniu este arquivo mais abrangente.
Mais de 25 horas de depoimentos de Kurt Cobain foram entregues ao cineasta AJ Schnack, que montou o premiado documentário sobre o vocalista do Nirvana.
Oliver Stone tentou em 1991 contar a história do The Doors, mas recebeu muitas críticas de fãs e até mesmo dos músicos. Em 2009, Tom DiCillo montou sua versão com narração de Johnny Depp.
Com direito a canção homônima inédita na trilha sonora, a história do Oasis foi montada pelo diretor Baillie Walsh e foi grande sucesso no Reino Unido em 2007, quando a banda ainda estava em atividade.
O badalado Davis Guggenheim, vencedor do Oscar por Uma Verdade Inconveniente, reuniu Jimmy Page, The Edge e Jack White para um debate, com direito a demonstrações práticas, sobre a história e as possibilidades da guitarra.
Walter Carvalho fez quase 100 entrevistas para reunir histórias sobre uma das grandes figuras do rock brasileiro. Raul Seixas foi homenageado com um dos documentário mais vistos da história do cinema brasileiro.
A descompromissada ideologia de Paulão e sua banda foi analisada pelos próprios integrantes da banda, que já tem quase 30 anos de estrada.
Não só a história dos Ratos do Porão, mas também muitas das histórias do movimento punk no Brasil, foram relembradas com as entrevistas feitas para o documentário de 2008.
Titãs A Vida Até Parece Uma Festa Documentário 2008 from MPB, Bossa Nova e Samba on Vimeo.
A Vida Até Parece uma FestaFoi o próprio Branco Mello, ao lado do diretor Oscar Rodrigues Alves, quem comandou o documentário feito para comemorar os 25 anos de estrada do Titãs.
O importante fotógrafo norte-americano Robert Frank percebeu a importância dos Rolling Stones, em 1970, quando montou o documentário sobre a viagem da banda a seu país com o disco Exile on Main St..
Bob Marley não é exatamente um astro do rock, mas tem grandeza mais do que suficiente para ser tema de um documentário como o que feito em 2012 pelo diretor vencedor do Oscar Kevin Macdonald.
Dave Grohl deu um tempo com o Foo Fighters e se aventurou pela direção neste documentário que remonta a vida do importante estúdio de Los Angeles Sound City.
A vida e os pensamentos do icônico vocalista do Motörhead foram compilados em documentário de 2011 com participações igualmente grandiosas de gente como Ozzy Osbourne e Slash.
Para comemorar os 40 anos do Festival de Woodstock, a Warner recuperou imagens do evento e do documentário do diretor Michael Wadleigh para montar um novo e extenso material sobre aqueles dias históricos.
Entrevistas e muitas imagens de arquivo, inclusive algumas inéditas até então, foram utilizadas por Cameron Crowe na tentativa de provar que o Pearl Jam é uma das maiores bandas dos últimos tempos. O documentário foi lançado em comemoração aos 20 anos do grupo.
Em 1970, um grupo de músicos que incluía Janis Joplin e The Band fez uma turnê histórica pelo Canadá viajando em um trem. O episódio foi relembrado em 2003 com documentário dirigido por Bob Smeaton.