Comecemos por esse clássico. Lançada em 1971, no disco L.A. Woman, a faixa mostra a incrível qualidade e versatilidade de Manzarek . Ele sola em quase toda a música, mas o faz criando sonoridades que rementem ao clima da faixa, como se as gotas de chuva estivessem realmente caindo pesadamente, como canta Morrison.
Ainda que os versos não sejam dos mais inspirados, a sonoridade adotada por Manzarek aqui explora distorções que seria usadas muitos, muitos anos depois, pelo punk rock. E, veja bem, essa faixa é do disco Waiting for the Sun, de 1968.
Um belo exemplo de teclados inspirados nas raízes do delta blues. É possível perceber uma sonoridade diferente de Manzarek, causada porque, para gravar esta faixa, ele deixou o teclado de lado e foi para o piano. Um clássico do Doors do disco Morrison Hotel (1970).
Na faixa que deu nome ao disco de 1971, o Doors chamou outros músicos para aumentar o peso da canção. Mesmo diante de uma segunda guitarra e um baixista, é possível sentir o groove e o funk do tecladista.
Uma poderosa canção do Doors que acabou ofuscada pelo sucesso de “Light My Fire”. Ela foi lançada como lado B do single da faixa mais popular da banda. Depois de um início com a voz de Morrison em eco, o voo solo de Manzarek emula solidão e vazio.
O Doors decidiu finalizar o disco Strange Days com esta épica música de quase 11 minutos de duração. Manzarek cria as texturas de base desta vez, para que Morrison solte a voz e Robby Krieger dê altos voos com a guitarra. Curiosidade: no dia em que os instrumentos foram gravados em estúdio, o vocalista da banda não estava presente. Então, eles usaram a voz de Manzarek como base.
Ouça somente os primeiros segundos. Um dos melhores momentos de um Manzarek bastante inspirado. Foi uma das primeiras vezes em que ele usou sintetizadores Moog. A faixa deu nome ao disco de 1967, o segundo da discografia do grupo.
O tecladista assumia o papel de vocalista do Doors ocasionalmente enquanto Morrison estava vivo. Quando o poeta e cantor morreu, em 1971, ele ocupou o cargo em dois discos, Other Voices (1971) e Full Circle (1972). Aqui, uma versão ao vivo de “Close To You”.
Primeiro single do Doors e hit estrondoso. A popularidade da faixa acabou por desgastá-la, mas é um ótimo exemplo da personalidade musical de Manzarek: riffs precisos, com doses de repetições em loop e efeitos viajantes.
Outro hit do Doors. Manzarek demora cerca de um minuto para aparecer. E, aos poucos, vai crescendo e ganhando importância, principalmente porque ele dá à faixa um mistério, com ruídos de fundo. Mesmo quando estava em segundo plano, o músico sabia como adicionar pitadas de psicodelia.