Josh Homme, do Queens of the Stone Age, quase morreu. Mas está de volta
Em 2010, Josh Homme estava passando por uma cirurgia na perna quando algo deu errado. "Eles não conseguiam oxigenar meu sangue, não conseguiam descer o tubo respirador pela minha garganta", diz ele. "Eu estava morrendo engasgado." O coração de Homme parou, e os médicos o ressuscitaram com choques. Com ordens de permanecer de cama, o músico começou a repensar as prioridades de vida. Assim, decidiu deixar de lado a carreira musical - como líder do Queens of the Stone Age e do Them Crooked Vultures - e se dedicar à vida familiar. Homme e a esposa, Brody Dalle, têm uma filha de 5 anos e mais um bebê a caminho. "Ser eletrocutado exige um período tremendo de recuperação", ele conta. "Tive tempo para contemplar a minha existência."
Então algo aconteceu. Antes da operação, Homme estava trabalhando no relançamento de Queens of the Stone Age, o álbum de estreia da banda, de 1998, que ele basicamente elaborou sozinho, tocando cada um dos instrumentos. Ele escutou o álbum novamente. "Eu estava pensando em como remasterizá-lo e voltei a pensar em tocar", diz. "Aquele álbum foi um trabalho feito com amor." Ouvindo-o hoje, ele diz: "Ainda funciona. Soa bem cru". O selo de Homme, Rek-ords Rek-ords, relançou o disco com faixas bônus. No meio do mês passado, o Queens embarcou em uma turnê de 21 datas em casas noturnas norte-americanas. No novo show, a banda - que conta com Joey Castillo na bateria e Troy Van Leeuwen na guitarra - recriou o disco de 1998 ao vivo, complementando o repertório com outras faixas, que variam a cada noite.
O grupo também está nos primeiros estágios de trabalho em um novo álbum, o primeiro desde Era Vulgaris, de 2007. "Estou ficando empolgado", diz Homme. "Sairá alguma coisa até o fim do ano, eu diria." Para completar, o músico ganhou um Grammy por "New Fang", do Them Crooked Vultures. "Eu disse a [John Paul] Jones que fazemos músicas lindas juntos", diz Homme, "e ele concordou". Agora Homme tem dito que o grupo, que inclui também Dave Grohl, voltará a tocar em breve, mesmo tendo feito uma exaustiva turnê em 2010. "Foi incrível, mas eu estava acabando com o suprimento mundial de vodca Ketel One", revela o vocalista. "No fim, estava com saudade de casa, o que é algo novo para mim. Agora estou pronto para outra."