Jorge Ben Jor: relembre 25 grandes músicas do cantor e compositor
Redação Publicado em 22/03/2012, às 06h51 - Atualizado às 15h29
"Ponta de Lança Africano (Umbabarauma)" - Lançada em 1976, é a primeira faixa do álbum África Brasil. Na canção é contada a história de um jogador de futebol africano chamado Umbabarauma. Em 2010, Jorge Ben regravou a canção com Mano Brown.
“Minha Menina” - A canção tornou-se famosa na versão dos Mutantes, lançada no álbum homônimo da banda, em 1968. Dois anos depois, no disco Technicolor, Rita Lee, Sérgio Dias e Arnaldo Baptista gravaram uma versão em inglês com o nome de "She's My Shoo Shoo”.
“Os Alquimistas Estão Chegando” - Lançada em 1974, a canção faz parte de A Tábua de Esmeralda, um dos álbuns mais representativos da discografia de Jorge. A música é uma das mais simbólicas da fase esotérica do cantor carioca."Jorge da Capadócia" - Lançada em 1975, faz parte do álbum Solta o Pavão. A canção ganhou versões de nomes como Caetano Veloso, Fernanda Abreu, Racionais MC's e Alcione. A base é conhecida: lembra "Ike's Rap II", da lenda do soul Isaac Hayes (ela é sampleada na versão dos Racionais e foi usada pelo trio de trip-hop Portishead em um de se seus maiores hits, "Glory Box").“Ive Brussel” - Lançada em 1979, "Ive Brussel" integrou o álbum Salve Simpatia, com a participação especial de Caetano Veloso. De acordo com Jorge, Ive Brussel é o nome de uma fã belga por quem ele se apaixonou em uma de suas viagens. "Chove Chuva" – Composição de Jorge que também faz parte de seu primeiro disco. Ganhou versões de nomes como Elza Soares e Jair Rodrigues. Em sua passagem pelo Brasil em 2010, o Black Eyed Peãs chamou Jorge ao palco para cantar a música - uma prova do alcance global da estrela brasileira."Mas que Nada" - Gravada em 1963, para seu primeiro álbum, Samba Esquema Novo, “Mas que Nada” é o primeiro grande sucesso de Jorge Ben. É também é uma das canções brasileiras mais conhecidas nos Estados Unidos, após ser gravada por Sérgio Mendes. Recentemente, "Mas Que Nada" foi remixada e regravada pelo grupo Black Eyed Peas."A Banda do Zé Pretinho" – A canção faz parte de seu décimo sétimo álbum e dá nome ao disco. O trabalho marca a mudança de sua banda: “Admiral Jorge V” dá lugar à “A Banda do Zé Pretinho”."Zazueira" - Gravada em 1963 e lançada em compacto simples, é outra composição de Jorge com inúmeras versões. Nomes como Elis Regina, Wilson Simonal e Golden Boys regravaram a canção."País Tropical" - Lançada em 1969, “País Tropical” fechou o ano como a canção mais tocada no Brasil. Com o passar do tempo, se tornou um dos maiores sucessos da carreira de Jorge Ben Jor. "Taj Mahal" – Lançada em 1972, é um dos maiores sucessos do artista. Em 1978, o compositor acusou Rod Stewart de ter plagiado o refrão de Taj Mahal ("Tê-Tê-Teteretê") em “Da Ya Think I'm Sexy?”, grande sucesso do cantor escocês. Jorge Ben encaminhou processo contra Stewart, que culpou seu parceiro Carmine Appice pelo ocorrido."Charles Anjo 45" – Gravada em 1969, faz parte do álbum Jorge Ben. A canção é uma homenagem a um famoso bicheiro do bairro da Tijuca. De acordo com Jorge, na época de sua infância, Charles protegia o pessoal de seu bairro.
"W/Brasil (Chama o Síndico)" - Lançada em 1990, em formato compacto, a canção trouxe Jorge novamente para as rádios brasileiras. O "síndico" mencionado na canção é uma alusão ao cantor Tim Maia.
"Engenho de Dentro" – Talvez a canção mais carioca de Jorge Ben Jor. Segundo o compositor, retrata situações da cidade e do subúrbio. É uma canção essencialmente urbana.
"Fio Maravilha" - Lançada no álbum Ben, em 1972. Seu título é uma homenagem ao jogador de futebol João Batista de Sales, conhecido pelo apelido. A música chegou a ser cantada pela torcida do Flamengo em partidas no estádio do Maracanã. Anos mais tarde, após uma série de questões jurídicas sobre os seus direitos autorais, Jorge precisou mudar a letra para "Filho Maravilha”.
"Spyro Gyro" - Criada em homenagem ao plâncton, "Spyro Gyro" é uma grande brincadeira. "Spyro Gyro é Spyro Gyro / É Spyro Gyro / É um bichinho bonito verdinho/ que dá na água", diz a letra. Nos shows mais recentes, a canção costuma ser executada em um medley com "País Tropical"."Salve Simpatia" - A música deu nome ao disco de 1979, embora tenha se tornado conhecida por muitos como “Para Animar a Festa”. O álbum em questão, o décimo oitavo da carreira de Ben Jor, veio logo após Tropical e A Banda do Zé Pretinho, feitos com o mercado internacional em vista. A animada faixa é garantia de sucesso em shows, mas também em casamentos, formaturas e aniversários.“Por Causa de Você Menina” - A faixa, embora seja do primeiro disco do artista, Samba Esquema Novo, é uma das mais lembradas até hoje. Ganhou dois covers bem famosos: de Leila Pinheiro (em 1993, no disco Coisas do Brasil) e de Ivete Sangalo (que saiu em 2002 no Multishow - Ao Vivo).“Menina Mulher da Pele Preta” - Foi uma das canções “peixe fora d’água” do disco A Tábua de Esmeralda, que representa a fase em que Ben Jor se interessou pela alquimia - e passou a fazer “alquimia musical”. Esta canção de sucesso, porém, fala somente do sorriso, da pele, dos olhos e do corpo da menina que tira o sono do eu lírico.“Que Pena” - Da época quando ele ainda assinava como Jorge Ben, em 1969, a canção se tornaria uma das mais regravadas da carreira do músico. Fizeram covers dela Gal Costa (em Gal Costa, 1969, tornando-se uma das intérpretes mais famosas da faixa), César Camargo Mariano (em Som 3, 1969), Joanna (em Alma, Coração e Vida, 1993), Paulo Ricardo (em O Amor me Escolheu, 1997), entre outros.“Alcohol” - Também regravada por Gal Costa, a faixa é um dos sucesso mais recentes da carreira do cantor. Gravada no disco 23, de 1993, foi o primeiro single do trabalho.“Take it Easy My Brother Charles” - Canção do aclamado do disco Jorge Ben, que iniciou a chamada “fase esotérica” de Jorge Ben Jor. Ganhou um cover d’ O Rappa, em 1994. “Nascimento de Um Príncipe Africano” - Ao lado do The Fevers, grupo da Jovem Guarda, Jorge Ben gravou o disco O Bidú/Silêncio no Brooklin, em 1967. Foi nessa ocasião, trabalhando com o famoso grupo da época, que começou a se envolver mais com o rock. Esta faixa, que tem um quê de iê iê iê, é a segunda do disco.“Balança Pema” - Amplamente divulgada na voz de Marisa Monte, a música foi o primeiro hit de Jorge Ben Jor, colocando no mapa o disco de estreia dele, Samba Esquema Novo, em 1963."Cadê Tereza" - A faixa de 1969, de Jorge Ben, ganhou no mesmo ano um cover bastante difundido, também, do Os Originais do Samba. Em 2001, ganhou uma versão do Farufyno.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade