De olho nos lucros, família do rei do reggae planeja empreendimentos
Em fevereiro, a rede norte-americana de varejo Hilco anunciou uma parceria comercial com a família de Bob Marley. A House of Marley, empresa gerada pelo negócio, planeja utilizar o nome ou a imagem de Marley em produtos, do café Marley Coff ee a bolas de futebol, lençóis e até um game no estilo Grand Theft Auto. "Ele se exercitava", diz Cedella, uma das filhas de Bob. "Daria um ótimo super-herói."
Na última década, a renda com o patrimônio de Marley caiu de US$ 10 milhões para menos de US$ 4 milhões por ano, resultado da pirataria de produtos e da queda nas vendas de discos. Hoje, ninguém duvida do potencial de faturamento que o nome pode gerar. "É uma das licenças mais importantes do mundo", diz David Pullman, do Pullman Group, que estima que o patrimônio de Marley vale mais de US$ 100 milhões
Você lê esta matéria na íntegra na edição 31, abril/2009