Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Morre fundadora da agência de modelos Ford Models

Eileen Ford tinha 92 anos e estava hospitalizada há uma semana; causa da morte ainda não foi divulgada

Redação Publicado em 10/07/2014, às 18h24 - Atualizado às 19h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eileen Ford - Marty Lederhandler/AP
Eileen Ford - Marty Lederhandler/AP

Eileen Ford, cofundadora da agência de modelos Ford Models, morreu nessa quarta-feira, 9, de acordo com uma representante do grupo (por meio do site da revista People). Eileen – que fundou a empresa em 1946 ao lado do marido, Gerald Ford – foi considerada uma das pioneiras na criação de agências de top models.

Morre o dono da Ford Models.

“Somos extremamente orgulhosos e estamos agradecidos pelo espírito revolucionário e pelos valores que ela incutiu na Ford Models”, diz o comunicado emitido pela empresa. De acordo com o site da People, Eileen estava hospitalizada há uma semana, após sofrer uma queda no apartamento dela, em Nova York.

Gwyneth Paltrow se veste de Audrey Hepburn e Madonna em campanha; veja as fotos.

A Ford Models foi a primeira empresa que, em 1974, propôs um contrato de exclusividade entre uma modelo, Lauren Hutton, e uma marca, a Revlon. Desde então, a empresa representou diversas top models e celebridades, entre elas a brasileira Xuxa Meneghel. Nos anos 80, fundou o concurso "Supermodels of the World", que reúne modelos do mundo inteiro em uma disputa por um contrato com a empresa.

Entre as top models das quais Eileen comandou a carreira estão Naomi Campbell, Christy Turlington, Jean Shrimpton, Lauren Hutton, Brooke Shields, entre outras. No comunicado emitido pela Ford Models, estão frases como “As contribuições dela para a indústria de modelos e da moda são incomparáveis”, e uma definição dela como “pioneira e ícone da indústria”. Eileen começou na profissão durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto seu marido estava servindo em um cargueiro na Ásia.