Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Os 20 melhores filmes de monstro da história

Redação Publicado em 19/07/2013, às 14h42 - Atualizado às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Galeria monstros: abre - Reprodução
Galeria monstros: abre - Reprodução

20 – Círculo de Fogo (2013)

Depois de muitos monstros vindos do espaço, Círculo de Fogo muda o paradigma. Pare de olhar para o céu, os monstros estão vindo do Oceano Pacífico. Conhecidos como Kaiju, essas criaturas querem exterminar a humanidade. A única esperança de derrotá-los? Máquinas construídas pelo homem chamadas Jaegers, controladas por dois pilotos que estão conectados através de pontes neurais.


19 - O Enigma de Outro Mundo (1982)

É bem difícil confiar em seus amigos quando um parasita extraterrestre está infiltrado em seu centro de pesquisa remoto localizado em uma floresta gelada. A “coisa” assimila outros organismos e os imita, tornando praticamente impossível dizer qual a verdadeira natureza da criatura.


18 - Gremlins (1984)

Era para ser um presente de natal, mas a fofa criatura chamada Mogwai não é bem o que parece. A água faz com que eles se multipliquem em centenas de criaturas furiosas que, quando alimentados após a meia-noite, se transformam em pequenos répteis grotescos especializados em caos.


17 - A Múmia (1932, 1999)

Um icônico filme de monstro, A Múmia é uma clássica história de mistério do Egito antigo. Imhotep, um sacerdote, ficou enterrado vivo por séculos e só acordou agora. Ele não é o único a se prestar atenção, já que outros sacerdotes enterrados e um enxame de besouros carnívoros cercam a tumba.


16 - Cloverfield (2008)

Este blockbuster arrecadou cerca de US$ 170 milhões, mais ou menos o mesmo tanto que essa criatura do espaço destrói em Nova York em questão de dias. O conceito por trás dos monstros é o mesmo do que seria um elefante assustado em uma confusão, só que em uma escala bem maior. Depois que ele corta a cabeça da Estátua da Liberdade, a mensagem é clara: corram.


15 - A Pequena Loja de Horrores (1986)

Em meio a um elenco de estrelas como Rick Moranis, Ellen Greene, Vincent Gardenia e Steve Martin, quem rouba a cena nesta adaptação é uma planta extraterrestre de nome Audrey II, que se alimenta de sangue humano. Audrey II cresce em tamanho e poder, com tudo (ou todos) que ela engole.


14 - O Ataque dos Vermes Malditos (1990)

Estes tremores não são terremotos. Na verdade são vermes carnívoros em tamanhos colossais chamados Graboids fazendo o caminho subterrâneo para te devorar. E ainda melhora: eles são na verdade apenas parte de uma criatura ainda mais colossal que fica no subsolo.


13 - O Labirinto do Fauno (2006)

Nesta fábula sombria, Guillermo del Toro apresenta algumas criaturas fantásticas para deslumbrar o público. Contudo, quem se destaca é um ser magrelo, branco e carnívoro que fica sentado em sua poltrona que ninguém ousa tocar. E talvez sua característica mais assustadora seja o fato de que suas órbitas oculares estão nas palmas de suas mãos.


12 - O Terror Veio do Espaço (1962)

Plantas gigantes comedoras de gente criadas pela União Soviética para criar caos no mundo. E elas também podem andar em suas raízes e jogar veneno nas pessoas. Quando uma chuva de meteoros extermina parte da população em uma noite, é improvável que os seres humanos restantes consigam vencer essas ervas daninhas letais.


11 - A Bolha Assassina (1958)

Chegando na Terra em um meteoro, a Bolha é uma inofensiva e misteriosa gosma. Mas não demora muito até começar a engolir todo humano que aparece em sua frente, aumentando seu tamanho quase ilimitadamente. Dois adolescentes testemunham primeiro a ira desse monstro gelatinoso e tentam, em vão, alertar a cidade. Assumindo que os jovens estão inventando coisa, pessoas ignoram o alarme e quando percebem o erro já é tarde demais.


10 - O Monstro do Pântano (1982)

Ele apareceu nas páginas de uma revista em quadrinhos mais de uma década antes de chegar às telas, mas tem algo infinitamente satisfatório em ver o monstro do pântano brincar com botas militares diante de seus olhos. Não seria um típico filme dos anos 80 se não houvesse um romance tóxico e toda uma coleção de clichês.


9 - Tubarão (1975)

Desde que Steven Spielberg criou este conceito com os tubarões no verão de 1975, tem gente com medo de colocar o pé na água. A criatura marítima gigante que devora gente, acompanhada de sua clássica música tema, atacou banhistas indefesos – e as mentes dos espectadores – com tal ferocidade que fez deste filme um concorrente ao mais assustador de todos os tempos.


8 - O Vingador Tóxico (1984)

Melvin Ferd é um zé-ninguém de Nova Jersey que por acidente se transforma em um super-herói. Talvez seja por isso que um filme B permaneça como um queridinho cult por quase 30 anos. Felizmente, o herói tem o coração no lugar certo, e é por isso que ele é o único monstro nessa lista que ajuda a humanidade, em vez de destruí-la.


7 - O Monstro da Lagoa Negra (1954)

Um grupo de cientistas encontra no fundo da Amazônia a forma de um assustador humanoide. Uma das cenas mais assustadoras é a que mostra a criatura perseguindo Julie Adams por baixo da água.


6 - A Mosca (1958)

Que premissa. Um cientista tem seus átomos misturados com o de uma mosca e o resultado é tão nojento como você pode imaginar. Incorporando elementos de ficção científica, A Mosca prova que você pode fazer um filme estranho com um orçamento apertado e um pouco de imaginação.


5 - Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

Embora seja mais um filme de terror que um filme de monstro, o assustador blockbuster merece um lugar nessa lista. As criações do artista e designer de criaturas HR Giger, principalmente o próprio Alien, são suficientes para dar arrepios em qualquer pessoa.


4 - O Lobisomem (1941)

Tudo o que imaginamos quando se trata de lobisomens vem desse filme. Enquanto horas de preparação no set foram necessárias para a transformação do homem em besta, o impacto visual é simplesmente assustador. Sem balas de prata aqui, mas a criatura mal-entendida acaba encontrando um fim brutal e sangrento.


3 - Frankenstein (1931)

“Não há dúvida de que é de longe a coisa mais efetiva do tipo já feita”, diz uma resenha do jornal The New York Times na época do lançamento. Embora lembre razoavelmente o romance de Mary Shelley, o filme é perfeitamente balanceado entre o assustador e o horripilante com a forma do humanoide vivido por Boris Karloff. As peças de ferro presas ao pescoço e à cabeça são impressionantes, sem contar a boa fantasia de Halloween. Além disto, pode ser considerado o primeiro filme de zumbi.


2 - King Kong (1933)

O grito de ajuda de Fay Wray nas mãos de um macaco gigante em cima do Empire State é uma das cenas mais inesquecíveis de Hollywood. A animação incrível em stop-motion deu vida à criatura que assustou diversos públicos e inspirou uma nova geração de monstros esmagadores de cidades.


1- Godzilla (1954)

O filme que estabeleceu o padrão para as criaturas que viriam mais tarde. Mais de uma dúzia de sequências foram feitas, mas nenhuma supera o clássico de 1954 que mostra o mutante réptil do tamanho de um arranha-céu esmagando cidades no Japão. Além da simbólica relação com a devastação nuclear do país, Godzilla estreou o que seria o mais icônico monstro a chegar aos cinemas.