Direção: Ben Affleck
O longa conta a história real de um agente da CIA, Tony Mendez, que bola um plano mirabolante para resgatar seis norte-americanos escondidos durante a Crise dos Reféns no Irã, iniciada em 1979, que culminou em 52 cidadãos dos Estados Unidos mantidos como prisioneiros durante 444 dias. No meio disso, há a relação distante de Mendez com o filho e o mundo glamoroso do cinema – o plano é fingir que os refugiados fazem parte de uma equipe de filmagem canadense, em busca de locações para um filme de ficção científica chamado Argo.
Direção: Quentin Tarantino
Na trama, o protagonista que dá título ao longa, interpretado por Jamie Foxx, é um escravo que se torna pistoleiro e é "ajudado" por Christoph Waltz, que interpreta Dr. King Schultz. A história se passa no período antes da Guerra Civil norte-americana, quando a tensão entre o norte e o sul do país está quase insustentável. Leonardo DiCaprio faz o vilão, Calvin Candie, um sádico fazendeiro sulista.
Direção: Ang Lee
Baseado no livro Life of Pi, Yann Martel, o filme em 3D conta a história de um jovem (Suraj Sharma) que compartilha um bote com uma zebra e um tigre faminto depois que o barco onde ele estava afundou.
Direção: Steven Spielberg
Não é exatamente uma biografia, é mais um tratado de como exercer a política. O filme se passa em 1865, cobrindo apenas os últimos quatro meses da vida do 16º Presidente dos Estados Unidos. Abraham Lincoln está em seu segundo mandato e em meio a maior crise pela qual o país já havia passado. Os Estados Unidos se arrastam em meio a uma guerra civil entre o Norte e o Sul do país, que acabou vitimando mais de 800 mil pessoas. O Norte, presidido por Lincoln, está prestes a vencer a guerra, mas antes de a paz ser assinada, ele precisa passar no Congresso norte-americano a 13º emenda que abole a escravidão no país.
Direção: Kathryn Bigelow
Um olhar tenso sobre a caçada a Bin Laden: o filme retrata a tortura e a humilhação sexual de suspeitos de terrorismo em detalhes apavorantes. Surpreendentemente, destaca o pouco divulgado papel da jovem e astuta agente que conseguiu rastrear o terrorista mais procurado do mundo.
Direção: Tom Hooper
Baseado no clássico de Victor Hugo, mostra a história de Jean Valjean (Hugh Jackman), que fica quase 20 anos preso por roubar um pedaço de pão. Em 1815, sob o olhar vigilante do obcecado Inspetor Javert (Russell Crowe), Valjean (ou prisioneiro 24601) ganha a liberdade condicional, mas não consegue emprego em lugar nenhum. Um dia, depois de ser acolhido pelo Bispo de Digne (Colm Wilkinson, que viveu o primeiro Jean Valjean na Broadway e na Inglaterra), Valjean rouba a prataria da Igreja. É pego, mas é perdoado pelo Bispo. Arrependido do que fez, ele se converte e, usando uma nova identidade, se reinventa como industrial e prefeito de uma pequena cidade. Na fábrica da qual Valjean é dono, uma empregada chamada Fantine (Anne Hathaway) é demitida depois que o vingativo capataz descobre que ela manda dinheiro para a filha ilegítima. Desesperada por dinheiro, Fantine vira prostituta e adoece. Cheio de culpa, Valjean vai ao leito de morte de Fantine e promete a ela que vai cuidar da filha, Cosette.
Direção: Benh Zeitlin
A história fantasiosa de Hushpuppy, uma garota pobre de 6 anos que vive ao lado do pai doente e enfrenta uma realidade cheia de dificuldades.
Direção: David O. Russell
Pat Solitano volta a morar com os pais depois de uma temporada em uma instituição que trata de pacientes com problemas mentais. Às voltas com sua agressividade, ele conhece Tiffany, que também tem uma carga pesada de problemas.
Direção: Michael Haneke
A história de um casal de idosos na casa dos 80 anos, cuja relação é testada depois de ela passar por um grave problema de saúde.