Dupla Beavis e Butt-Head retorna para a televisão, mas sem deixar de lado os vídeos do YouTube
Há cerca de um ano, o presidente da MTV, Van Toffler, não conseguia dormir. "Eu estava comendo cereal direto da caixa e zapeando pelos canais da TV quando apareceu um clipe da Lady Gaga", ele explica. Foi quando teve a ideia: resgatar Beavis e Butt-Head. "Percebi que havia toda uma safra de novos artistas - e que o mundo sentia falta do ponto de vista que só Beavis e Butt-Head seriam capazes de mostrar."
O novo programa, que estreia ainda em 2011 (e deve chegar à MTV Brasil no final do ano), será familiar para os fãs do original, exibido nos anos 90. "Vão ser segmentos independentes, com os garotos em situações variadas, do jeito que costumava ser", diz Toffler. "Mas desta vez eles vão assistir a Jersey Shore, lutas do UFC e vídeos do YouTube, além dos clipes." Toda a programação será mostrada na TV da dupla, mesmo quando vier do YouTube ("como os vídeos bestas de gatos tocando música", exemplifica o presidente da MTV).
O criador dos personagens, Mike Judge, que posteriormente foi autor da série O Rei do Pedaço e dirigiu os clássicos cult Como Enlouquecer seu Chefe e Idiocracy, também volta para conduzir o novo programa. "Nos anos que se seguiram ao fim de Beavis e Butt-Head, Mike percebeu que há muito do que se tirar sarro", diz o roteirista-chefe John Altschuler, um veterano de O Rei do Pedaço. "Nós continuávamos tendo idéias que ele achava que dariam bons episódios de Beavis e Butt-Head. Então, um dia, Mike disse: 'Talvez devêssemos simplesmente fazer alguns bons episódios de Beavis e Butt-Head'."
Beavis e Butt-Head estariam na casa dos 30 anos hoje, mas continuarão sendo os mesmos adolescentes da versão original. "Eles terão a mesma inteligência", diz Tofler. "São os mesmos idiotas, sentados no mesmo sofá, comentando as coisas por meio de um prisma simplista." Ele não teme que os espectadores mais jovens não se interessem pelo programa. "Veja o quão populares são desenhos como South Park e Uma Família da Pesada", diz. "Esses garotos são personagens amados e, mesmo que você não os tenha visto da primeira vez, não é preciso mais do que 30 segundos para se apaixonar por eles."
A MTV planeja promover o programa por meio de múltiplas mídias. "Vai ser muito mais viral desta vez", diz Toffler. "Vamos espalhar os personagens nas redes sociais como Facebook e Twitter, além da programação tradicional na televisão e, talvez, nos cinemas. O programa já está muito bem formatado para a internet por causa de sua curta duração."