Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

União dos Mundos

Porta dos Fundos investe em programa de TV sobre vídeos para a internet

Igor Brunaldi Publicado em 15/03/2018, às 17h56 - Atualizado às 19h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<b>Junto e Misturado</b><br>
Tabet: a TV na internet na TV
 - Divulgação
<b>Junto e Misturado</b><br> Tabet: a TV na internet na TV - Divulgação

Nem só de YouTube vive o Porta dos Fundos. Conhecida pelo canal e pelos vídeos satíricos que publica na plataforma digital, a produtora, fundada em 2012, também já criou conteúdo para o canal Fox Brasil, como a minissérie O Grande Gonzalez, que estreou em 2015, e Refém, inicialmente lançada como websérie, mas posteriormente também transmitida pela Fox. Em 2018, porém, o coletivo encabeçado pelo diretor Ian SBF buscou uma nova porta pela qual pudesse transmitir seu humor, e acabou por encontrar abrigo no Comedy Central. A parceria abriu espaço para a produção da série Borges (que até pouco antes da estreia se chamava Borges Importadora).

O programa conta a história de uma empresa cheia de dívidas e que é repentinamente abandonada pelo dono, o próprio Borges. Os quatro últimos funcionários – interpretados por Antônio Tabet, Karina Ramil, Thati Lopes e Rafael Portugal – se veem desesperados para pagar as contas deixadas pelo chefe e impedir que a importadora vá à falência. De forma escrachada e inusitada, eles acabam percebendo que a salvação seria produzir vídeos para a internet. Tabet, que é um dos fundadores do grupo, conta que a comédia “de ambiente de trabalho” é “uma mistura de Seinfeld com The Office”. “Todos os episódios [tirando o primeiro e o último] podem ser vistos independentemente dos demais, mas quem assistir na sequência, evidentemente, terá uma experiência melhor, porque vai conseguir se familiarizar com os personagens.”

Quanto ao roteiro, o ator avisa: “É um tom acima do humor que a gente faz no Porta”, o que, segundo ele, só foi possível graças à liberdade criativa que o canal ofereceu. Diante da inescapável ironia de ele, justo ele, investir em uma produção para a TV que fala sobre a criação de vídeos para a internet, Tabet diz que “é engraçado como isso chama atenção, mas na verdade não deveria”. “Tudo isso converge. Todas essas plataformas dividem a mesma matéria e disputam pela mesma moeda, que é a atenção”, argumenta. “A parceria com a emissora permitiu reunir o melhor dos dois mundos.”

O QUÊ: primeira temporada de Borges

QUANDO: terças, às 21h30, no Comedy Central