Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Relembre dez canções marcantes da carreira de Etta James

Redação Publicado em 27/01/2012, às 17h47 - Atualizado às 17h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Etta James - galeria - AP
Etta James - galeria - AP

“The Wallflower (Roll with Me Henry)” – O primeiro grande hit de Etta surgiu em 1955, quando ela era cantora do grupo vocal The Peaches. Foi escrita por Etta, Hank Ballard e pelo recém falecido Johnny Otis. A canção dançante e sugestiva chegou ao primeiro lugar da parada de R&B e logo depois foi gravada para o mercado pop por Georgia Gibbs.
"Spoonful" – Um clássico do blues escrito por Willie Dixon e imortalizado pelo grande Howlin’ Wolf, “Spoonful” também se tornou célebre na gravação feita por Etta ao lado de Harvey Fuqua, cantor e produtor da Chess em 1961.
“At Last” – A gravação de Etta desse standard foi lançada em 1961 na Argo, subsidiária da Chess Records. A canção tinha sido escrita 20 anos antes por Harry Warren e Mack Gordon e, a princípio, Etta não queria gravá-la, já que se considerava uma cantora de blues e não de baladas. Mas o belo arranjo de cordas a convenceu e.história foi feita. Com o sucesso, “At Last” virou a marca registrada de Etta e ela seguiu cantando a faixa até seus últimos dias. Beyoncé Knowles a interpretou no baile inaugural do Presidente Barack Obama.
"All I Could Do Was Cry" – Esta balada foi gravada por Etta em 1960 e se tornou um dos seus grandes hits na Argo/Chess. Ela foi regravada em 2008 por Beyoncé para a trilha de Cadillac Records, filme em que ela interpretou Etta.
“Something's Got a Hold on Me” – Os grupos ingleses adoravam esta faixa acelerada gravada por Etta em 1962 e que chegou às paradas pop e de R&B. The Hollies e muitos outros a regravaram. Em 2010, a música entrou na trilha do filme Burlesque e ganhou uma versão da estrela do filme, Christina Aguilera.
"Stop the Wedding” – Outro hit lançado por Etta em 1962, cuja melodia e interpretação trazem influência do gospel e da música country. Anos depois, a canção foi adaptada no Brasil e se tornou o grande sucesso “Pare o Casamento”, gravado por Wanderléa.
"Tell Mama" – Depois de alguns anos longe das paradas, Etta retornou à listagem de mais vendidas em 1967 com esta canção escrita por Clarence Carter. Foi gravada nos estúdio de Muscle Shoals e seu arranjo de metais segue a linha das gravações de Otis Redding, Aretha Franklin e outros.
“I'd Rather Go Blind” – Ironicamente, o lado B de "Tell Mama" fez ainda mais sucesso que a música “principal” do single. A canção escrita por Ellington Jordan logo se tornou um clássico e foi regravada por Chicken Shack, Paul Weller, Rod Stewart e muitos outros.
“Losers Weepers” – Até o começo dos anos 70, Etta continuava emplacando canções regularmente nas paradas de R&B. Em 1970, ela lançou pela Chess este hit, uma balada soul country, trazendo uma sonoridade e produção bem em voga naquele período.
“All The Way Down” – Um dos maiores sucessos de Etta no Brasil (integrou a trilha da novela O Semideus, de 1974), essa música narra a luta de Etta contra o uso de heroína. O sensacional arranjo blaxpoitation foi feito por Jimmy Haskell.