Festival pop reúne artistas latinos nas principais capitais do continente
A intenção de "promover a integração da cultura da América Latina" levou a gigante Petrobrás a investir uma quantia não revelada no projeto Música & Energia, festival pop composto exclusivamente por artistas da região e previsto para visitar as principais capitais do continente durante os próximos cinco anos. "Nosso objetivo é explorar os conceitos comuns que existem na cultura latino-americana, como a cordialidade, dando uma identidade única para todos os países", explica Eraldo Carneiro, gerente de planejamento e gestão da Petrobras.
A primeira edição do Música & Energia ocorreu em dezembro último, em Buenos Aires (Argentina), e reuniu nomes como Os Paralamas do Sucesso, a mexicana Julieta Venegas, o argentino Vicentico (ex-Los Fabulosos Cadillacs) e o porto-riquenho Chayanne. A segunda ocorreu no início deste mês, em Bogotá (Colômbia), e contou com o AfroReggae como o único representante brasileiro.
Segundo a Petrobras, os próximos países a receberem o festival são Brasil (em julho, durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro), Paraguai, Uruguai (no segundo semestre deste ano) e Bolívia (em 2008). Maná, Shakira e Ricky Martin são algumas das atrações internacionais cogitadas - mas não confirmadas - para a edição brasileira do evento. "É óbvio que qualquer um desses artistas gostaria de tocar no Brasil", explica o produtor Juan Manuel Lopes, responsável pela direção musical do Música & Energia. "O lineup deve ser direcionado ao público brasileiro, mas é preciso pensar com atenção nos artistas latinos." O local do show também não foi definido, mas o produtor aposta alto: "Fazer na praia de Copacabana seria um sonho".