Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Tempo para Pensar

Em primeiro CD desde 2003, O Rappa reaprende a caminhar sem Tom Capone

Christina Fuscaldo Publicado em 07/08/2008, às 18h25 - Atualizado em 11/08/2008, às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Rappa (Da esq. para a dir.) Falcão, Xandão, Lobato e Lauro retornam do retiro
O Rappa (Da esq. para a dir.) Falcão, Xandão, Lobato e Lauro retornam do retiro

Foram necessários 16 anos para que O Rappa conseguisse colocar em um CD exatamente o que seus integrantes queriam. Desde que assinaram contrato com a Warner, os músicos vinham aprendendo a caminhar com produtores experientes como Liminha (Rappa Mundi, 1996) e Chico Neves (Lado B Lado A, 1999). Mas foi Tom Capone (Instinto Coletivo, 2001, e O Silêncio Q Precede o Esporro, 2003) que se tornou o guru de Marcelo Falcão (voz e violões), Lobato (bateria e teclado), Xandão (guitarra) e Lauro Farias (baixo). Mas, com a morte do produtor, em 2004, eles se viram forçados a dar um grito de independência. Sete Vezes é o resultado de cinco anos de amadurecimento e informação musical acumulada.

"A gente arrumou outro Tom, o Sabóia", brincou Falcão, referindo-se a um dos produtores do disco (os outros são Ricardo Vidal e o próprio Rappa). "A perda do Tom foi como um tapa nas costas: 'Agora é com vocês'. Tínhamos 100 músicas, que viraram 40. Aí, vieram meu irmão [Vinicius Falcão], Marquinhos [Lobato, irmão do baterista] e Marcelo Lobato colocando idéias, enquanto Xandão picotava aqui, Lauro ali... Sem sermos tolhidos".

Foram necessárias três horas para que Falcão chegasse para a entrevista no Cinemathèque JamClub (RJ). Às 18h, começamos a falar sobre o disco, que só pôde ser ouvido na sede da Warner: o CD não ficou pronto e a gravadora não liberou uma cópia para a audição prévia.

Você lê esta matéria na íntegra na edição 23 da Rolling Stone Brasil, agosto/2008