Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Universo em Expansão

O casal de quadrinistas Bianca Pinheiro e Greg Stella se une para criar a HQ nonsense Eles Estão por Aí

Ramon Vitral Publicado em 08/05/2018, às 23h01 - Atualizado às 23h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<b>Resultados Surreais</b><br>
As páginas de <i>Eles Estão por Aí</i>, do casal Greg Stella e Bianca Pinheiro, que está cada vez melhor
 - Divulgação
<b>Resultados Surreais</b><br> As páginas de <i>Eles Estão por Aí</i>, do casal Greg Stella e Bianca Pinheiro, que está cada vez melhor - Divulgação

É fácil se perder no universo criado pelo casal de quadrinista Bianca Pinheiro e Greg Stella no álbum Eles Estão por Aí (Editora Todavia). A maior parte das 216 páginas da história em quadrinhos é centrada na jornada de duas criaturas com aspecto alienígena: uma gosma com um imenso olho e uma figura antropomórfica com braços e pernas que lembra um caju murcho. A dupla caminha por um cenário desértico habitado por figuras tão estranhas quanto eles.

O ar nonsense e pós-apocalíptico da HQ partiu inicialmente de Stella, responsável pelo roteiro. Coube a Bianca definir a estética do livro e o visual dos cenários e dos personagens da obra. A HQ é a segunda parceria dos dois, que em 2015 lançaram o suspense Meu Pai É um Homem da Montanha. Stella também assina a independente Nas Dobras do Mundo e Bianca é conhecida por publicações como a série Bear, a graphic novel Mônica: Força (protagonizada pela personagem de Mauricio de Sousa), o terror Dora e o suspense Alho-Poró.

“O meu papel foi dar vida ao que Greg tinha mais ou menos em mente”, conta ela, enquanto o roteirista diz que a ideia de recortar a história com participação de criaturas diversas do mesmo universo surgiu enquanto a trama principal já estava fechada. “As outras historinhas nasceram de uma necessidade, que sentimos quando já estávamos montando o livro, de quebrar um pouco o fluxo e o ritmo da narrativa”, explica Stella.

As tramas paralelas dão um tom quase experimental à obra, com enredos que são compreendidos à medida que avança a jornada dos protagonistas. O papel de cada ser esquisito no contexto maior da trama e as proporções das influências de suas ações também vão ficando claras a cada novo quadro. Aliás, assim como os personagens singulares do quadrinho, Stella e Bianca também optaram por variar ao máximo o design de cada página. “Ele achou chato que todas as páginas seguissem sempre o mesmo layout e fomos definindo visuais diferentes para diferentes grupos de personagens”, conta Bianca. Segundo Stella, a intenção foi passar para o leitor uma sensação constante de movimento.

Já trabalhando em uma próxima parceria, o casal cita como principais influências de Eles Estão por Aí as sete temporadas do desenho Hora de Aventura, os mangás Akira e Parasyte e as obras do quadrinista japonês Taiyo Matsumoto, autor do clássico Preto e Branco.