Por Cláudia Boëchat
Colega de Thiaguinho no programa Fama (2002), da TV Globo, Roberta Sá é um dos grandes nomes da MPB na atualidade. Antes mesmo de se tornar nacionalmente conhecida, um CD demo chegou às mãos do dramaturgo Gilberto Braga, que gostou do que ouviu e a chamou para gravar “A Vizinha do Lado”, de Dorival Caymmi, para integrar a trilha sonora da novela Celebridade.
Aí a moça estourou. O primeiro CD veio em 2004: Braseiro. Depois se seguiram Que Belo Dia Estranho Para se Ter Alegria (2007), Pra Se Ter Alegria (2009), Quando o Canto é Reza (2010), totalmente dedicado ao baiano Roque Ferreira, e, finalmente, Segunda Pele, lançado esse ano. Vamos ouvir Roberta:
“Cicatrizes” (Niltinho e Paulo César Pinheiro), com MPB4. Adoro essa música:
“Peito Vazio” (Cartola e Elton Medeiros), com Ney Matogrosso, outra pérola da MPB:
“Chita Fina” (Roque Ferreira), gostosa:
“Samba de Amor e Ódio” (Pedro Luís / Carlos Rennó), sucesso:
“Modinha” (Vinícius de Moraes e Tom Jobim), com Yamandú Costa. Lindo:
A cantora, que também é jornalista, nasceu em Natal (RN), tem 31 anos e mora há 22 no Rio de Janeiro. Já gravou com nomes como Ney Matogrosso, Lenine, MPB4 e Pedro Luís e A Parede. Em um clipe com Chico Buarque causou o maior bochico porque parece que rola um clima entre os dois. Confira:
“Mambembe” (Chico Buarque):
Do CD Segunda Pele, gosto muito de “Altos e Baixos” (Lula Queiroga/ Yuri Queiroga). Ouça a letra na qual ela fala da “tampa de crush” e de “Jesus tirando férias no inferno”. Vale a pena:
Ouça outras músicas deste disco:
“Pavilhão de Espelhos” (Lula Queiroga):
“O Nego e Eu” (João Cavalcanti):
“Você Não Poderia Surgir Agora” (Dudu Falcão):
“Segunda Pele” (Carlos Rennó e Gustavo Ruiz):
“No Bolso” (Pedro Luís / Roberta Sá). Ela também canta “Tá?”, também dos dois, que não está no disco:
Para falar com Cláudia Boëchat, envie e-mail para [email protected]