“Clérigo” é uma das faixas do álbum Rio do Tempo, estreia do projeto Apeles, que chega aos serviços de streaming em 23 de junho
Por Lucas Brêda
Eduardo Praça, ex-integrante do Quarto Negro e guitarrista do Ludovic, está saindo em carreira solo. O projeto, denominado Apeles, prepara o primeiro disco, Rio do Tempo, para o próximo dia 23 e, nesta quinta, 8, já é possível ouvir uma das faixas do trabalho, “Clérigo”, com exclusividade no Sobe o Som.
“Clérigo” é uma parceria do Apeles com Helio Flanders, vocalista e líder do Vanguart. “Conheci o Helio em 2005, em Cuiabá, quando toquei na cidade com o Ludovic”, conta Praça. “Desde aquela época falávamos sobre produzir algo juntos. Ano passado, quando eu estava gravando o disco, o [produtor] Leonardo Marques sugeriu convidarmos o Helio para o dueto em ‘Clérigo’ e finalmente coroamos essa amizade tão duradoura.”
A faixa é cadenciada, remetendo ao clima de “Let Me Kiss You”, de Morrissey, e carregada por violão e piano. Conforme a canção vai ganhando forma, arranjos de corda e um baixo robusto elevam a tensão e a dramaticidade da faixa. Flanders e Praça dividem os microfones, cantando juntos e opondo grave (Praça) e agudo (Flanders) até no sofrido refrão: “Sabe quando te fascina como o sol que te ilumina de manhã.”
Segundo Praça, “Clérigo” é uma das músicas mais antigas da leva de composições que acabaram integrando o disco Rio do Tempo. “Compus parte dela na Argentina e ela soava bem diferente na época”, explica ele sobre a origem da canção. “O cello e o piano foram sugestões do Leonardo [Marques, produtor] e deram um toque bem especial à música.”
Rio do Tempo marca o primeiro trabalho de Praça depois de o Quarto Negro ter anunciado o fim das atividades. O álbum foi gravado, mixado e masterizado por Leonardo Marques, no Estúdio Ilha do Corvo, em Belo Horizonte, e traz dez faixas inéditas. Gabriel Soares, líder da banda Atalhos, é responsável pela bateria no disco.
Além de “Clérigo”, o Apeles já revelou a faixa “Sociedade dos Lobos”. Ouça as duas músicas abaixo.
Tracklist de Rio do Tempo
1 – “XXVI I '13”
2 – “Vermelha”
3 – “Funeral (Ode às Desvirtudes)”
4 – “Clérigo (part. Helio Flanders)”
5 – “De Manhã, Doce e Leve”
6 – “ XXV VI '16”
7 – “Imensamente Sutil”
8 – “Rio do Tempo”
9 – “Sociedade dos Lobos”
10 – “E Eu Anseio Pela Colisão dos Mundos”