Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Atração do Lollapalooza, Baleia mostra veia roqueira em EP ao vivo; ouça e baixe

Assista com exclusividade à performance de “Motim”, de Ao Vivo no Maravilha8

Lucas Brêda Publicado em 22/01/2015, às 13h48 - Atualizado em 27/01/2015, às 18h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Baleia - Carolina Vianna/Divulgação
Baleia - Carolina Vianna/Divulgação

Dois mil e quinze deve ser um ano movimentado para o Baleia. Confirmada no Lollapalooza, a banda carioca dá contornos de agressividade e pegada roqueira às canções do disco estreia, Quebra Azul (2013), com o lançamento de um EP ao vivo. Abaixo, assista ao vídeo de “Motim”, ouça e baixe as cinco faixas de Ao Vivo no Maravilha8, com exclusividade no Sobe o Som.

Mais no SoS: ouça o novo single de Jair Naves

“Quando fizemos o disco, escolhemos não pensar em como transformar [as músicas] em ao vivo”, confessa o vocalista Gabriel Vaz. “Se achávamos que tinha que ter seis violinos, um bandolim, um cavaquinho, sete mil vozes, a gente colocava. Quando fomos adaptar para a versão ao vivo, tivemos que ter esse segundo trabalho criativo. Transformar as músicas para um contexto que funcione melhor.”

Abaixo, a capa de Ao Vivo no Maravilha8

A partir de então, os rugidos de guitarra ganharam lugar em meio à candura dos violinos (como na instigante “Breu”) e dos violões (“Motim”), dando caráter mais orgânico às faixas do grupo. “As ideias que mais gostamos na adaptação para o ao vivo flertam com o rock, mesmo”, assume Vaz. “Usamos muito mais guitarras e dinâmicas mais agressivas. Sentimos que estávamos fazendo mais jus às canções.”

Trupe Chá de Boldo retorna com single potente; ouça “Diacho”

Gravado no estúdio que dá nome ao álbum, Ao Vivo no Maravilha8 traz cinco faixas, sendo quatro delas de Quebra Azul – “Motim”, “Furo”, “Casa” e “Breu” – e uma improvável junção de duas versões: “Noite de Temporal”, de Dorival Caymmi, e “Little by Little”, do Radiohead. O conteúdo do EP é uma amostra do que o Baleia apresentará no palco do Lollpalooza, festival em que a banda se apresenta este ano.

Ouça abaixo o EP Ao Vivo no Maravilha8. Para baixá-lo, acesse este link

“Acho que [‘Motim’] é uma das que mais representa a banda”, comenta Gabriel Vaz. “Temos ‘Casa’ – que é a mais solar, conecta-se mais facilmente com as pessoas –, e temos ‘Motim’, que representa a banda ainda de uma maneira mais acessível que as outras. E é uma música que temos muito orgulho.”

Ouça “Não Deixe de Alimentar”, primeira faixa de Strausz

A faixa de abertura de Ao Vivo no Maravilha8 possui o verso de onde vem o título do primeiro álbum da banda. Com passagens tortas ao teclado e uma bateria inquieta, “Motim” explora o aspecto mais profundo e denso da figura do mar. A canção dá vida a “criaturas surdas-mudas” e “monstros do mar”, quase como uma encarnação da abordagem do oceano feita pelo Baleia.

Ao vivo, “Motim” ganha poder com o auxílio luxuoso das guitarras. Assista ao vídeo da performance abaixo.