Exclusivo: Anelis Assumpção reflete sobre hábitos cotidianos no clipe de “Eu Gosto Assim”

Canção faz parte de Amigos Imaginários (2014)

Thiago Neves

Anelis Assumpção no clipe de “Eu Gosto Assim”.
Anelis Assumpção no clipe de “Eu Gosto Assim”. - Reprodução/Vídeo

Thiago Neves

Dirigido pela fotógrafa cearense Júlia Braga, o clipe da faixa “Eu Gosto Assim”, de Anelis Assumpção, é quase uma folha em branco. “Minhas músicas não são necessariamente são sobre mim. Tento fazer com que o recado seja, de certa forma, universal”, explica a cantora. O clipe trás imagens da própria artista, imersa em uma piscina, realizando as mais diversas tarefas, com isso, o personagem dialoga com o teor lúdico do clipe.

Exclusivo: Bixiga 70 cruza fronteiras e pode tocar em Glastonbury em 2016.

A história estética do clipe, entretanto, é produto de escolhas, determinações e vontades de muita gente. A opção por essa faixa ficou por conta de Anelis, que ganhou uma versão em dub, por Victor Rice. Enquanto a escolha da locação, cores e elementos imagéticos, foi feita, em maioria, pela dupla Júlia Braga, diretora do clipe, e Isadora Gallas, diretora de arte. “São pessoas que eu admiro muito, acredito muito no julgamentos deles”, conta a artista.

“A versão inédita não tem refrão, o que gera um silêncio que remete justamente a ideia da água. Nela, nos sentimos livres, leves, mas não podemos viver lá. Gosto dessa noção do quase, daquilo que eu gostaria que fosse, mas não é”, explica Anelis.

Exclusivo: Sara Não Tem Nome expressa sua melancolia no clipe de “Solidão”.

Sob a ótica do quase possível, Anelis debate outra noção parcial, a do hábito, das atividades cotidianas, o que é, na prática, quase invisível. “A música e o clipe, não são sobre mim, mas minhas personagens são mulheres”, explica a cantora, “‘Eu Gosto Assim’ fala sobre essa necessidade de voz, da força da mulher, e de como essa força é dolorosamente relativizada, até mesmo ignorada”.

Sobe o Som: 10 novos artistas nacionais que você deve conhecer.

O clipe ressignifica muito do que é dito na faixa lançada em 2014, no álbum Amigos Imaginários. A água é, sobretudo, um elemento de conexão entre as muitas mensagens. No vídeo de “Eu Gosto Assim”, a leveza, a feminilidade, o hábito e o impossível se tornam líquidos, em movimentos incessantes de aproximação e repulsão, gerando um fluxo de imagens azuis, no qual o corpo de Anelis não é protagonista, mas apenas mais uma dessas correntes submarinas.

Assista ao clipe de “Eu Gosto Assim”, lançado com exclusividade pelo Sobe o Som:

TAGS: anelis assumpção, eu gosto assim, Isadora Gallas, júlia braga, musica, os amigos imaginários, victor rice