A faixa, que foi produzida pelo próprio rapper, fala sobre morte e dinheiro
Por Luciana Rabassallo
O MC e produtor cearense Don L lança com exclusividade, nesta quinta-feira, 3, pela Rolling Stone Brasil, o clipe para a música "Morra Bem, Viva Rápido", dirigido pelo cineasta português João Seguro. A faixa faz parte da mixtape Caro Vapor / Vida e Veneno de Don L, lançada virtualmente em 2013.
A canção, que foi produzida pelo próprio rapper, narra a angústia de Don L após sofrer um grave acidente. “Escrevi "Morra Bem, Viva Rápido" enquanto assistia à um daqueles programas de vendas de joias caríssimas da televisão. Na época, eu estava me recuperando de um acidente de moto”, conta Don L.
“Eu vivia um momento muito bom na minha carreira e o acidente me fez repensar várias coisas. Fiquei seis meses sem poder andar, quebrei três costelas e a clavícula. Essa letra é um reflexo de tudo o que eu estava sentindo: impotência, tédio, insatisfação e a vontade de trabalhar muito para alcançar todos os meus objetivos. Entre eles, ganhar dinheiro e ter minha arte reconhecida.”
Ao contrário da maioria dos rappers da cena nacional, o músico não tem pudor ao assumir que o dinheiro – tema recorrente nas composições dele - é importante. Algumas faixas como “Rolê dos Lokos”, “Cafetina Seu Mundo” e “No Melhor Estilo” lembram - de forma menos exacerbada - a ostentação do funk produzido em São Paulo.
A quebra dos paradigmas no rap, contudo, está na raiz do trabalho do cearense. Don L surgiu como integrante de maior destaque do coletivo nordestino Costa a Costa, que ficou conhecido pela seminal mixtape Dinheiro, Sexo, Drogas e Violência de Costa a Costa (2007), com rimas que falam sobre o poder do dinheiro e consumo.
Racionais MC’s fará show em São Paulo pela turnê comemorativa de 25 anos.
“Eu não faço apologia em minhas letras, apenas canto sobre o que rola na minha vida. Quando eu gravei a mixtape “Caro Vapor / Vida e Veneno de Don L”, tinha me livrado das amarras por causa do trabalho no Costa a Costa, então, me senti solto para criar rimas que não são recorrentes na obra de outros rappers nacionais. O Costa a Costa quebrou barreiras e abriu caminhos para artistas como Emicida e Rael terem tranquilidade em abordar assuntos que vão além da miséria e da violência urbana.”
O caráter cinematográfico das letras de Don L despertou o interesse do diretor João Seguro, que descobriu o trabalho do brasileiro pelo YouTube e decidiu contatá-lo. “Descobrir a música do Don L foi uma carga de inspiração para filmar e criar ambientações. É disso que se trata o nosso trabalho, casar a música com imagens em movimento”, conta o cineasta português.
“A canção “Morra Bem, Viva Rápido” é extremamente sugestiva. Depois de ouvi-la várias vezes seguidas, decidi que queria trabalhar em um clipe para ilustrá-la”, explica Seguro, que escalou o sobrinho adolescente para interpretar o rapper. No vídeo, o “jovem” Don L circula de carro pelas ruas de Lisboa, acompanhado de belas mulheres. As imagens, que condizem com o tom da faixa, trazem certo grau de melancolia ao espectador.
Veja o clipe de “Morra Bem, Viva Rápido” abaixo: