Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Orquestra Brasileira de Música Jamaicana traz suingue para canção-manifesto “Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores”

Música de Geraldo Vandré se tornou um hino contra a ditadura após ser exibida no Festival da Canção da TV Record em 1968

Pedro Antunes Publicado em 28/10/2014, às 08h38 - Atualizado às 08h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Orquestra Brasileira de Música Jamaicana - Divulgação
Orquestra Brasileira de Música Jamaicana - Divulgação

Pedro Antunes

O grito de resistência da população contra a ditadura militar no Brasil ganhou palavras singelas através dos versos de Geraldo Vandré, exibidos em rede nacional no Festival da Canção da TV Record, em 1968. Não ganhou, perdendo o primeiro lugar para "Sabiá", de Tom Jobim e Chico Buarque, mas formou uma onda otimista que voltou a acender os ânimos para os duros anos que viriam a seguir.

O Sobe o Som, espaço dedicado à música alternativa no site da Rolling Stone Brasil mostra com exclusividade o encontro do protesto velado e poético de Vandré com a musicalidade suingada da sempre dançante A Orquestra Brasileira de Música Jamaicana (OBMJ), com participação de Buia Kalunga, do Ba-Boom.

O frescor da OBMJ fez bem a canção de Vandré – principalmente porque os versos “Vem, vamos embora, que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, nunca pareceram tão atuais.

Assista ao vídeo no player abaixo: