Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Trupe Chá de Boldo retorna com single potente e adianta detalhes do novo disco, Presente

Conheça a faixa “Diacho”, primeira a ser revelada do terceiro álbum do coletivo paulistano

Lucas Brêda Publicado em 15/01/2015, às 19h24 - Atualizado em 20/01/2015, às 15h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os 13 integrantes da Trupe Chá de Boldo - Ana Beatriz Elorza/Divulgação
Os 13 integrantes da Trupe Chá de Boldo - Ana Beatriz Elorza/Divulgação

A Trupe está de volta. Após um ano divulgando o primeiro disco solo (Asa, de 2014), Gustavo Galo junta-se novamente aos outros 12 integrantes do coletivo Trupe Chá de Boldo para o lançamento do terceiro disco da carreira, Presente, que sai em fevereiro. A primeira amostra do álbum, o single “Diacho”, ganha vida aqui no Sobe o Som – ouça abaixo.

Mais no SoS: Tom Zé coloca a “Geração Y” contra a parede em primeira música do novo disco.

Renovada, a Trupe promete olhar mais para si mesma no novo álbum. Ao contrário de Nave Manha e Bárbaro, Presente não traz participações especiais, e o predomínio das composições sai da mão de Galo (que, sozinho, assina apenas duas das músicas do disco), com maior participação de Tomás Bastos, Ciça Góes, Julia Valiengo e Felipe Botelho – entre outros integrantes – nas letras das novas faixas.

“É um disco muito mais coletivo”, conta Galo. “Um desejo da banda, desde Nave Manha, era que todo mundo compusesse mais, cantasse mais. E isso aconteceu depois do Asa”. Mas, segundo o vocalista, a “produção mais múltipla” não reflete em mudanças bruscas de sonoridade.

Clipe: “Note” – Peri Pane

“A Trupe foi um coletivo que nunca respeitou o que as pessoas chamam de ‘autoria’”, assume. “É um fato que eu sempre compus muito para a Trupe Chá de Boldo. Mas tudo que eu compunha era muito pequeno perto dos arranjos que a gente produzia”. Galo, em seguida, define: “Fazer uma canção, e a Trupe fazer um arranjo, na verdade, deixa canção em segundo plano, porque o arranjo é muito mais importante.”

Ainda que não represente a renovação do novo disco, a primeira faixa revelada de Presente é o que a Trupe Chá de Boldo pode fazer de mais singular: aglomeração, balanço e dimensão. Guitarras ecoadas, um baixo latente e a percussão – guiada pelo triângulo – ambientam a voz de Galo, que entra pontualmente para entoar a típica poesia esperta (“Se o melhor da vida/ A gente faz sem renda/ Se renda ao calor/ Se renda”).

Exclusivo: Tagore lança clipe de “Poliglota”.

“Eu vivo de um modo simples – e gosto disso”, revela Galo. “A partir daí, começou a surgir naturalmente a ideia dessa canção”. “É um posicionamento, mas uma coisa bem natural, sem forçar a barra. É um pouco a vida que eu levo com os artistas com quem eu divido minha casa, com a Trupe Chá de Boldo.”

Conheça “Diacho”, primeiro single de Presente, novo disco da Trupe Chá de Boldo

Presente dá sucessão a Nave Manha (2012) e a Bárbaro (2010) na carreira da banda. A produção do disco é novamente de Gustavo Ruiz, com mixagem feita por Victor Rice e masterização de Fernando Sanches. Entre as 13 faixas do disco, há ainda duas versões – uma para “Jovem Tirano Príncipe Besta”, do carioca Negro Léo, que abre o álbum.