Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Vivendo do Ócio agoniza sobre vida em metrópole no single “A Lista”

Faixa é a segunda – e a mais pesada – revelada de Selva Mundo, terceiro álbum da banda

Lucas Brêda Publicado em 26/08/2015, às 16h18 - Atualizado em 01/09/2015, às 01h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O quarteto baiano radicado em São Paulo Vivendo do Ócio - Bruno Guerra/Divulgação
O quarteto baiano radicado em São Paulo Vivendo do Ócio - Bruno Guerra/Divulgação

por Lucas Brêda

“Três dias pra voltar/ A barba por fazer/ Amigos pra falar/ Tem roupa pra lavar”, canta Jajá Cardoso, vocalista do Vivendo do Ócio, na faixa “A Lista”. A canção – revelada com exclusividade pelo Sobe o Som – escancara a cobrança velada da vida na capital, sendo o novo single de Selva Mundo, terceiro disco da banda baiana, cujo lançamento é previsto para o fim de setembro.

Sobe o Som: 10 novos artistas nacionais que você deve conhecer.

“Traduz o tempo que a gente passou aprendendo, vivendo em São Paulo”, diz o baixista Luca Bori, citando a mudança do Vivendo do Ócio para a maior cidade do Brasil. Baterista, Dieguito Reis complementa: “‘A Lista’ tem essa coisa de quem vive em metrópole: a cobrança. O que as grandes cidades cobram de nós o tempo inteiro.”

O Vivendo do Ócio saiu de Salvador para São Paulo em 2009, inicialmente para passar quatro meses no sudeste. As demandas de trabalho cresceram e o quarteto resolveu ficar por um ano – e já está na capital há seis. No mais recente álbum da banda, O Pensamento É um Ímã (2012), a saudade do nordeste permeou as canções. Agora, a nostalgia fica de lado e dá lugar às divagações acerca da vida estabelecida em uma megalópole.

Mais no SoS: Los Porongas apresenta a música “Morrenasce”.

Para Dieguito Reis, “A Lista” reflete a mudança “não pelas saudades”, mas “nossa visão desse tempo que passamos na selva mundo”. “Escolhemos [A Lista] exatamente porque ela expõe bem esse lado que existe no disco”, diz. O single sucede “Prisioneiro do Futuro”, primeira faixa de Selva Mundo, mais dançante e amena, divulga há uma semana.

“‘A Lista’ também mostra o lado mais pesado do Selva Mundo”, pontua o guitarrista e irmão de Luca, Davide Bori. Ao contrário de “Prisioneiro do Futuro”, a nova música escancara a tensão da letra com guitarras e baixo distorcidos, bateria mais agressiva e os vocais confiantes de Jajá. O amadurecimento do vocalista, aliás, é facilmente perceptível, principalmente em contraponto aos desabafos etílicos do primeiro álbum da banda, Nem Sempre tão Normal (2009).

Curumin fala da libertação das prisões artísticas e credita sobrevivência à internet

“Achei ela no meio das coisas”, conta Jajá, lembrando do processo de resgatar “A Lista” e remontá-la para o novo trabalho. “Fomos dando uma roupagem mais sombria. Ficou mais a ver com o Selva Mundo – essa relação óbvia de viver uma selva de pedra”. Abaixo, conheça “A Lista”, nova faixa o Vivendo do Ócio.

Selva Mundo deve chegar à internet já em setembro, com o lançamento físico programado para o mês seguinte. Terceiro álbum do quarteto, o trabalho foi financiado por crowdfunding e gravado no estúdio paulistano El Rocha, este ano, com produção de Curumin e Fernando Sanches.

Garotas Suecas consolida nova formação com EP “pé no chão”; ouça.

O disco está recheado de participações especiais, de Fábio Trummer (do grupo pernambucano Eddie, que tocou com integrantes do Vivendo do Ócio no projeto Trummer Super Sub América) a Thadeu Meneghini (Vespas Mandarinas), além de referências novas no som da banda. Abaixo, ouça “Prisioneiro do Futuro”, primeira faixa divulgada de Selva Mundo.

O Vivendo do Ócio se apresenta em Salvador esta semana, depois segue para Sorocaba, no interior de São Paulo, e ainda tem um show agendado na capital paulista, pelo festival Banana Progressyva. Veja mais informações abaixo.

Banana Progressyva 2015

Vivendo do Ócio – 19 de setembro (sábado), às 18h

Superloft – Rua Cardeal Arcoverde, 2926 – Pinheiros – São Paulo (SP)

Ingressos: RS$ 40 (há meia-entrada), neste endereço