Coincidência ou não, Dark Side of the Rainbow, experiência que sincroniza Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, ao clássico O Mágico de Oz (1939) é uma lenda musical antiga. Para além da estrada de tijolos amarelos, há quem diga que também existem coincidências estelares interessantes entre as cenas de Star Wars: O Despertar da Força e as letras e melodias escritas pelo quarteto britânico em 1973.
Um brasileiro anônimo no Reddit sincronizou álbum e filme, e apesar dos usuários dizerem que não encaixa tão perfeitamente quanto a versão inicial de Oz, mostra que a trilha sonora cairia bem. Desde a publicação da teoria, há 24 horas, centenas de comentários de fãs pontuam como as cenas dirigidas por J.J. Abrams "foram editadas para fluir como o álbum, seguindo a mesma dramaticidade".
De acordo com as orientações para fazer o teste, é necessário rodar o álbum a partir de 17 minutos do filme. Cada ato tem 40 minutos, o tempo de reprodução do álbum, que deve ser tocado três vezes, sem interrupções, para que a experiência funcione.