Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Nova espécie de camarão ganha nome em homenagem ao Pink Floyd

Synalpheus pinkflodi produz ruído sônico que pode atingir até 210 decibéis

Redação Publicado em 13/04/2017, às 14h18 - Atualizado às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Gilmour e Roger Waters em vídeo de performance do Pink Floyd, em 1970, nos Estados Unidos - Reprodução/Vídeo
David Gilmour e Roger Waters em vídeo de performance do Pink Floyd, em 1970, nos Estados Unidos - Reprodução/Vídeo

Por Redação

O rock pode conquistar novos adeptos todos os dias, mas, nesta semana, ganhou algo inusitado: um camarão. Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, nomearam uma nova espécie do crustáceo como Synalpheus pinkfloydi, em homenagem à icônica banda britânica Pink Floyd.

O camarão usa sua grande garra rosa para produzir um ruído sônico, que pode ser letal para pequenos peixes. O barulho gerado pela garra do animal atinge até 210 decibéis, sendo um dos sons mais altos do oceano. Veja a foto do crustáceo no post abaixo:

O nome foi dado por Sammy De Grave, chefe de pesquisa do Museu de História Natural da Universidade de Oxford, e por seus colegas, que descobriram a espécie na costa do Panamá. A descrição do crustáceo foi publicada no periódico Zootaxa por cientistas da universidade britânica, da Universidade Federal de Goiás, no Brasil, e da Universidade de Seattle, nos Estados Unidos.

De acordo com a BBC, De Grave é fã do Pink Floyd desde adolescente e estava à procura de uma oportunidade para realizar a homenagem. “O camarão-pistola foi a ocasião perfeita para finalmente fazer algo relacionado à minha banda favorita. Somos todos fãs de Pink Floyd, e sempre dissemos que se encontrássemos uma nova espécie de camarão rosa, iríamos homenagear a banda”, disse em entrevista ao veículo.

E esse não é o primeiro crustáceo nomeado em tributo à uma lenda do rock. A espécie Elephantis jaggerai foi batizada em razão da admiração do cientista por Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones.