Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Segundo estudo, quantidade de café bebido em Friends seria capaz de matar 300 pessoas de overdose

Redação Publicado em 30/04/2013, às 14h20 - Atualizado às 14h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Friends - Reprodução
Friends - Reprodução

Foram dez anos, de 1994 a 2004, frequentando o Central Perk, em Nova York. Os seis amigos do seriado Friends passaram por lá em quase todos os episódios, interagindo entre um gole e outro de café. Um estudo publicado na Scientific American analisou a quantidade de cafeína ingerida por Ross, Rachel, Joey, Chandler, Phoebe e Monica e chegou a uma curiosa – e esquisita – conclusão: o total seria capaz de matar 300 pessoas de overdose, se tudo fosse consumido em um mesmo dia.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

De acordo com Kyle Hill, autor do estudo e assistente de pesquisa na Universidade de Marquette, nos Estados Unidos, eles beberam 1,6 mil litros de café, o que resulta em 1,3 quilo de cafeína no sangue.

“Seria uma quantidade suficiente da droga para mandar quase 300 pessoas para o hospital – se não matá-las imediatamente”, disse Hill.

Ainda assim, segundo o próprio pesquisador, a overdose de cafeína é muito difícil de prever, mas “algumas pesquisas colocam o valor entre cinco a dez gramas”. "Estes seis amigos beberam mais café do que você vai conseguir ver; eles ingeriram cafeína ao longo dos anos suficiente para matar centenas de pessoas".