Em palestra, Rachel Resende, Bárbara Feltrin, Tânia Leal e Daniela Estevam debateram sobre a importância das comunidades digitais durante pandemia
A Campus Party 2021, um dos maiores festivais de tecnologia e empreendedorismo do país, começou na última quinta, 11, e acontece de forma híbrida, misturando online com presencial. Grandes nomes já passaram pelos palcos do evento nesta edição — e no Joy of Life, Rachel Resende, Bárbara Feltrin, Tânia Leal e Daniela Estevam ressaltaram o poder das comunidades digitais.
Em palestra realizada nesta sexta, 12, às 19h, intitulada “Cultura Digital: O Poder das comunidades,” Resende (publicitária), Feltrin (engenheira de produção), Leal (Head Data & Innovation) e Estevam (empreendedora social) explicaram a importância das comunidades digitais na hora de aproximar as pessoas, principalmente mulheres, durante o difícil período de pandemia de covid-19.
Em momentos tão incomuns e tristes, a ideia era tornar o dia das pessoas em isolamento social mais leve, trazendo sororidade, autoconfiança e desenvolvimento profissional por meio da cultura digital.
Para Estevam, o conceito de comunidade é amplo, e pode ser definido como qualquer “grupo de pessoas que compartilham algo em comum, uma história, assunto, necessidade,” entre outros. Assim, com o suporte de outros indivíduos que podem te compreender em algum aspecto, é visível como a união se torna poderosa.
Ao se tratar das mulheres, 62% delas recebem menos que os homens e 94% tem dificuldade de equilibrar carreira e maternidade. Por isso, as comunidades se destacam pelo suporte encontrado uma nas outras.
“Durante a pandemia tive uma crise de ansiedade muito forte e o acolhimento das mulheres me ajudou a retomar minha confiança,” revelou Resende, que agradece e explica que só continuou focando e se desenvolvendo na carreira devido à ajuda das comunidades digitais.
A Campus Party 2021 explora temas como inovação, criatividade, ciências e empreendedorismo para oferecer uma experiência imersiva ao público interessado ou profissional na área.
Nesta edição, o evento acontece em formato híbrido: entre 11 e 12 de novembro, a programação será online, e entre os dias 13 e 15, o festival será presencial e aberto ao público, no Centro de Eventos do Anhembi. Para entrar, é preciso estar com carteira da vacinação atualizada — seja digital ou no papel.
ERA CAMPUS PARTY QUE VOCÊ QUERIA?
— Campus Party Brasil (@CampusPartyBRA) October 16, 2021
ENTÃO É CAMPUS PARTY QUE VAMOS TER!!!
Das barracas às bancadas, tudo está de volta! Uma Campus híbrida, com parte dos conteúdos digitais e toda uma Campus Party presencial para receber vocês novamente. pic.twitter.com/BvMyHxRFaI