LISTA RS

12 filmes para quem gostou de ‘Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out’

Se você é fã da franquia ‘Entre Facas e Segredos’, veja doze opções, desde a comédia até o suspense psicológico, para se aventurar no cinema dos mistérios de assassinato

Gabriela Nangino (@gabinangino)

'Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out', sequência de 'Glass Onion', ganha teaser
'Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out', sequência de 'Glass Onion' (Foto: Divulgação/Netflix)

Na última sexta, 12 de dezembro, estreou na Netflix Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out, longa dirigido e roteirizado por Rian Johnson. Este é o terceiro filme da aclamada franquia de mistério do cineasta, que se iniciou com Entre Facas e Segredos em 2019 — indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original e foi seguida por Glass Onion: Um Mistério Knives Out, em 2022.

A história acompanha Daniel Craig no papel do detetive Benoit Blanc, que precisa desvendar “o caso mais perigoso de sua carreira” em uma pequena cidade estadunidense: o assassinato de um padre. O filme também conta com a participação de estrelas como Josh O’Connor (Rivais), Mila Kunis (Cisne Negro), Glenn Close (Atração Fatal) e Andrew Scott (Todos Nós Desconhecidos). Leia a crítica da Rolling Stone Brasil aqui.

Com o tom característico da saga, Johnson combina suspense e thriller com humor, conduzindo o espectador por diversas reviravoltas mirabolantes. O longa funciona como uma versão mais moderna e divertida dos tradicionais clássicos cinematográficos de investigações de assassinato, manipulando o caos que se instaura após o crime e construindo uma potente crítica social e religiosa.

Se Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out te deixou vidrado em frente à TV, venha conferir outros 12 filmes de assassinato que você pode gostar, desde comédias leves até suspenses perturbadores.

Os Sete Suspeitos

Baseado em um dos jogos de tabuleiro mais famosos de todos, Detetive, Os Sete Suspeitos (1985) é uma incrível adaptação da narrativa do jogo para o cinema.

A trama segue um grupo de estranhos — com pseudônimos como Sra. White e Coronel Mustard — que são convidados anonimamente para um jantar em uma mansão. Lá, eles descobrem que seu anfitrião, o Sr. Boddy, estava chantageando a todos. Quando Boddy é assassinado, os convidados e o mordomo, Wadsworth, precisam descobrir o assassino e a arma do crime antes que o número de corpos aumente.

Para os fãs de Entre Facas e Segredos, é uma opção imperdível. Escrito e dirigido por Jonathan Lynn, o longa inclui ainda um elenco estelar, composto por Tim Curry, Madeline Kahn, Christopher Lloyd e Michael McKean. E o detalhe mais interessante: ele foi lançado nos cinemas com três finais diferentes. Cada sessão exibia apenas um dos desfechos, mantendo o público em suspense.

Onde assistir: disponível para aluguel na Apple TV+

Assassinato no Expresso do Oriente

Baseado no romance policial de Agatha Christie de 1934, Assassinato no Expresso do Oriente (2017) acompanha a investigação do assassinato de Mr. Ratchett a bordo do luxuoso trem Expresso do Oriente.

Na trama, o detetive Hercule Poirot está confiante de que conseguirá desvendar o crime, mas logo ele descobre  que muitos dos passageiros tem ligações com a vítima e se envolve em uma encruzilhada de motivos e segredos. O longa é dirigido por Kenneth Branagh e estrelado por Johnny Depp, Michelle Pfeiffer e Penélope Cruz. 

A semelhança não é por acaso. Em agosto de 2019, Rian Johnson declarou à revista Empire (via People) que as histórias de Agatha Christie eram grandes referências para o tom de suas produções. Mais recentemente, Kenneth Branagh adaptou outros dois livros que também podem agradar os fãs de Entre Facas e Segredos: Morte no Nilo (2022) e Mistério em Veneza (2023).

Onde assistir: Disney+

Fargo

Esse thriller recheado de humor ácido acompanha Jerry Lundegaard (William H. Macy), um vendedor de carros endividado que decide arranjar o sequestro de sua própria esposa para estorquir seu sogro milionário no resgate. Porém, o plano de Jerry inesperadamente sai do controle, deixando um espiral de violência pelo caminho.

A chefe de polícia local, a perspicaz Marge Gunderson — interpretada por Frances McDormand, que venceu o Oscar de Melhor Atriz pelo papel irá investigar os crimes para entender o que realmente aconteceu. Ao mesmo tempo em que você pode se divertir com os criminosos (Steve Buscemi e Peter Stormare) tentando esconder seus rastros, o filme é ambientado em uma cidade isolada durante um inverno rigoroso, garantindo o ar de suspense que te deixará instigado do início ao fim.

Fargo (1996) foi dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Coen (O Grande Lebowsky), que também levaram para casa o Oscar de Melhor Roteiro Original.

Onde assistir: Amazon Prime Video

Identidade Misteriosa

Se você adorou o roteiro inteligente e os plot twists em sequência de Entre Facas e Segredos, confira Identidade (2003), thriller psicológico de James Mangold (Um Completo Desconhecido). O tom do filme é bem diferente e se aproxima mais do terror, mas os dois ainda têm algo em comum: Identidade também é inspirado no conto de Agatha Christie, And Then There Were None.

No filme, dez estranhos ficam isolados em um motel em Nevada devido a uma tempestade, e são forçados a passar a noite juntos. Porém, a tensão aumenta quando os hóspedes começam a ser assassinados, um por um. Com as estradas inundadas e sem comunicação com o mundo exterior, a paranoia se instala, e eles percebem que suas chegadas ao motel não foram um mero acaso.

O filme também conta com um elenco de peso, incluindo John Cusack, Ray Liotta, Clea DuVall, Amanda Peet e John Hawkes.

Onde assistir: Amazon Prime Video

Zodíaco

Um clássico de David Fincher, Zodíaco (2007) narra a história real do serial killer que aterrorizou São Francisco nos anos 1960 e 1970. Apelidado de Assassino do Zodíaco, o criminoso deixava cartões e mensagens codificadas para os jornais locais, desafiando a polícia e a mídia a desvendar o crime.

O longa tem enfoque na obsessão de um cartunista (Jake Gyllenhaal) e dos detetives (Mark Ruffalo e Robert Downey Jr.) em descobrir a identidade do assassino. Com um elenco estelar, esse é um marco no gênero de suspense policial, aclamado pela crítica por sua fidelidade e construção da tensão na narrativa.

Fincher ainda assina outros clássicos mistérios de assassinato, como Se7en: Os Sete Crimes Capitais (1995), que acompanha a investigação dos crimes perturbadores de um serial killer que interpreta, de forma brutal, os sete pecados capitais. Estrelado por Morgan Freeman e Brad Pitt, a narrativa do filme se desenrola ao longo de sete dias, culminando em um dos finais mais icônicos e devastadores do cinema.

Onde assistir: HBO Max (ambos)

Amnésia

Dirigido pelo lendário cineasta Christopher Nolan, Amnésia (2000) tem uma linha temporal mais do que peculiar: ele é contado na ordem cronológica inversa, ou seja, de trás para frente.

O filme narra a história de Leonard Shelby (Guy Pearce), um homem que sofre de uma condição rara de perda de memória recente após um violento ataque que resultou na morte de sua esposa. Devido à essa sequela, ele é incapaz de formar novas memórias e esquece tudo o que aconteceu momentos atrás. A partir de algumas fotografias polaróides, anotações e tatuagens, Shelby entra em uma busca obsessiva busca pelo assassino de sua esposa, registrando as pistas e fatos que encontra para não esquecê-las novamente.

O espectador é colocado na mesma posição do protagonista, que precisa encaixar as peças em meio à sua própria confusão mental para desvendar a verdade por trás de seu maior trauma. O longa foi indicado aos Oscars de Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.

Onde assistir: disponível para aluguel na Apple TV+

As Duas Faces De Um Crime

Assim como Entre Facas e Segredos, a Igreja também é um tema central de As Duas Faces De Um Crime (1996), porém, aqui, não há comicidade aliviar o drama psicológico.

Rodeando uma investigação de assassinato, o foco do longa é no julgamento de Aaron Stampler (Edward Norton) coroinha acusado de assassinar o arcebispo de sua paróquia com 78 facadas que apresenta sinais de insanidade. Apesar de parecer um crime indefensável, entra em cena o advogado Martin Vail (Richard Gere), que vê o caso como uma chance de alavancar sua carreira. Durante a defesa, ele irá revelar segredos da igreja e do próprio acusado, culminando numa reviravolta chocante.

Este é um suspense jurídico dirigido com excelência por Gregory Hoblit — gênero que ele repete em Um Crime de Mestre (2007), que também vale a pena conferir. 

Onde assistir: disponível para aluguel na Apple TV+ e na Amazon Prime Video

Três Anúncios Para Um Crime

Apesar de mais sobrio do que a saga Entre Facas e Segredos, a mistura de drama, investigação policial e humor ácido é conduzida com maestria em Três Anúncios Para Um Crime (2017). A ambientação em uma cidade pacata ainda cria a atmosfera de suspense, remetendo ao estilo dos Irmãos Cohen (Fargo).

Dirigido pelo britânico Martin McDonagh (Os Banshees de Inisherin), o longa acompanha Mildred Hayes (Frances McDormand), uma mãe que aluga três outdoors com mensagens controversas para cobrar o delegado da cidade (Woody Harrelson) por respostas sobre o assassinato de sua filha, que ocorreu há sete meses. Porém, essa atitude desencadeia uma disputa com a polícia local, especialmente com Dixon (Sam Rockwell). Explorando temas como luto, preconceito, e busca por justiça, o filme tem mais enfoque na complexidade dos seus personagens do que na resolução do crime em si, fugindo da dicotomia entre bem e mal.

Três Anúncios Para Um Crime recebeu sete indicações ao Oscar, e venceu nas categorias de Melhor Atriz (Frances McDormand) e Melhor Ator Coadjuvante (Sam Rockwell).

Onde assistir: Disney+

Misericórdia

Se a sua parte favorita de Entre Facas e Segredos é o humor ácido e o aspecto religioso, Misericórdia (2024) é uma sessão imperdível.

Este filme francês independente retrata Jérémie (Félix Kysyl), que retorna à sua terra natal no interior do país para o funeral de seu antigo chefe. Ele fica hospedado na casa da viúva Martine por alguns dias, mas inesperadamente se vê envolvido em um crime. O longa então se transforma em um mistério de investigação, e os personagens precisam enfrentar segredos sombrios que assombram a pequena cidade.

Com um tom de ironia e absurdismo que pode arrancar boas risadas, entra em destaque o padre da aldeia (Abbé Philippe Griseul), um homem peculiar que tem suas próprias intenções no caso. A narrativa explora temas de desejo, moralidade, religião e hipocrisia, e tem uma boa dose de reviravoltas. Dirigido por Alain Guiraudiem, a obra foi indicada ao Festival de Cannes 2024.

Onde assistir: não disponível no momento

O Grande Hotel Budapeste

Fugindo das interpretações mais tradicionais das tramas de mistério de assassinato, Wes Anderson trouxe seu olhar único para o gênero em O Grande Hotel Budapeste (2014). Se você ainda não conhece o estilo meticuloso do diretor, se prepare: ele utiliza a simetria rigorosa, cores vivas e cenários detalhados para criar histórias que remetem a fábulas, com personagens excêntricos e narrador personagem.

Ambientado na fictícia República da Zubrowka durante o período entreguerras, o filme acompanha o dedicado concierge do Grande Hotel Budapeste, Monsieur Gustave H. (Ralph Fiennes). Um dia, uma renomada hóspede, Madame D. (Tilda Swinton), morre misteriosamente, e deixa uma pintura renascentista de muito valor para Gustave em seu testamento. Seu filho, Dmitri D. (Adrien Brody) acusa Gustave de ter assassinado sua mãe para ficar com a fortuna. O protagonista, então, precisa provar sua inocência, recuperar a pintura, e escapar do assassino profissional que Dmitri contratou (Willem Dafoe).

O longa mistura comédia, drama e aventura, utilizando o assassinato como ponto de partida para explorar temas que vão desde a amizade até a decadência da Europa no seculo XX. Em 2015, ele foi indicado a 9 Oscars, e venceu nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Design de Produção, Melhor Maquiagem e Penteado e Melhor Figurino.

Onde assistir: Disney+

A Noite do Jogo

Se você procura um filme ainda mais engraçado, fique de olho em A Noite do Jogo (2018). Na trama, Max (Jason Bateman) e Annie (Rachel McAdams) são um casal viciado em jogos de mistério. Uma noite, o irmão de Max, Brooks (Kyle Chandler), organiza uma brincadeira de assassinato na sua mansão para um grupo de amigos. Durante a festa, porém, eles se veem envolvido em um crime real, e precisarão desvendar o caso para saírem vivos.

Nessa comédia de ação e mistério, as fronteiras entre o real e o imaginário se tornam confusas em uma noite completamente caótica. Sob direção de John Francis Daley e Jonathan Goldstein, você assiste a narrativa tomar um rumo cada vez mais inesperado.

Onde assistir: HBO Max

Mistério no Mediterrâneo

Para aqueles que não são fãs do suspense obscuro, outra boa opção é Mistério no Mediterrâneo. Nessa comédia, Adam Sandler Jennifer Aniston interpretam um casal que sai em uma viagem de férias na Europa. Lá, eles fazem amizade com um homem muito rico, mas após serem convidados para um passeio em seu iate, se veem envolvidos em uma trama de assassinato. Agora, eles precisam solucionar este mistério para limpar seus nomes.

O longa também ganhou a sequência Mistério em Paris (2023), na qual os protagonistas se tornam detetives em tempo integral e são sequestrados no casamento de um amigo milionário. Prepare a pipoca para se divertir com um final surpreendente.

Onde assistir: Netflix

+++ LEIA MAIS: Onde assistir a ‘Vivo ou Morto’, novo filme de ‘Entre Facas e Segredos’?

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo, Gabriela é mineira e apaixonada por arte e cultura. Ela também já foi dançarina e seu principal hobbie é conhecer todos os cinemas de rua de SP. Foi estagiária no Jornal da USP e, na Rolling Stone Brasil, fala sobre música, filmes e séries.
TAGS: Assassinato no Expresso do Oriente, Entre Facas e Segredos, fargo, Glass Onion: Um Mistério Knives Out, Mistério no Mediterrâneo, Os Sete Suspeitos, Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out, Zodíaco