Descubra curiosidades sobre o filme que se tornou um clássico do Halloween
O filme Abracadabra (Hocus Pocus), lançado em 1993 e estrelado por Bette Midler, Kathy Najimy e Sarah Jessica Parker, se tornou um clássico amado do Halloween, eternizado na cultura pop. Desde o lançamento do filme original, as três atrizes se reuniram novamente para dar vida às Irmãs Sanderson no tão aguardado Hocus Pocus 2, lançado pela Disney+ em 2022. Agora, Abracadabra 3 já está em desenvolvimento pela Disney.
Aqui estão 20 curiosidades que talvez você não saiba sobre esse clássico:
Embora seja um favorito de outubro, Hocus Pocus estreou em 16 de julho de 1993, meses antes do Halloween. Os produtores provavelmente fizeram isso para evitar os outros filmes com temática de Halloween lançados, como The Nightmare Before Christmas.
No início, o roteiro era intitulado Halloween House, e o roteirista Mick Garris o imaginou como um filme bem mais sombrio do que a comédia familiar que conhecemos hoje.
No lançamento, Abracadabraficou em quarto lugar nas bilheterias, arrecadando apenas US$ 39,5 milhões. Mas desde então, ganhou um público fiel e chegou ao segundo lugar nas bilheterias americanas em 2020, quase três décadas depois.
O produtor e co-roteirista David Kirschner criou a história para contar para suas filhas antes de dormir, transformando-a depois no filme: "O Halloween é uma grande festa em nossa casa, desde que nossas filhas eram pequenas''.
Em um painel da D23 comemorando o 20º aniversário do filme em outubro de 2013, Kirschner disse à multidão que, para realmente vender a ideia para a Disney, eles criaram o clima fazendo com que os executivos entrassem em uma sala escura com vassouras, um aspirador de pó pendurado no teto e 7 kg de balas de milho.
Em 1993, o Halloween caiu em um domingo, então não haveria escola no dia.
Em uma entrevista de 2013, Midler disse: “Eu adoro. Fizemos antes da onda gigante do Halloween acontecer. Agora é, tipo, enorme. É enorme — crianças, adultos, todo mundo participa. Esse filme foi meio que o começo da onda."
Durante seu evento anual de caridade Hulaween em 2018, Midler disse à PEOPLEque não tinha visto o filme até seu 25º aniversário: ''Eu assisti na outra noite , na noite anterior ao [25º] aniversário, porque eu disse: 'Sabe de uma coisa, é melhor eu assistir de novo.' Então eu assisti e adorei! Adorei! A primeira vez que assisti, eu estava apenas assistindo a mim mesma. Mas dessa vez eu vi todo mundo. E eu te digo, aquelas garotas estavam a todo vapor! Elas estavam me dando trabalho. As crianças eram ótimas, todo mundo era ótimo!"
Quando o apresentador Stephen Colbert perguntou se ela tinha "alguma lembrança" do filme durante o programa The Late Show with Stephen Colbert em 2018, Parker disse: ''Eu me lembro das filmagens, só não lembro tanto do que o filme se trata. Aparentemente minha personagem não é muito inteligente. Mas eu voo e canto, e acho que gosto de matar crianças, não sei''
Além disso, a atriz admitiu que amava voar. Sarah disse que ela se sentava na plataforma, fantasiada, e lia o The New York Times enquanto as pessoas "faziam suas pausas ou trocavam as câmeras".
Em 2010, Parker descobriu que é descendente de Esther Elwell, acusada de bruxaria nos Julgamentos das Bruxas de Salem.
Ele rejeitou uma oferta “mais lucrativa do que poderia imaginar” para atuar em Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador. "Não sei de onde diabos tirei coragem", disse à Variety em 2014. "Você vive em um ambiente onde é influenciado por pessoas que lhe dizem para ganhar muito dinheiro e lutar enquanto o ferro está quente. Mas se tem uma coisa da qual tenho muito orgulho, é de ser um jovem que estava firme em suas convicções."
O'Donnell recusou o papel de Mary Sanderson, que acabou indo para Kathy Najimy, por não querer interpretar uma bruxa "gorda e má que come e mata crianças", O'Donnell disse ao The Hollywood Reporterem 2023.
"Mesmo que fosse Bette Midler, que era tipo, minha favorita, e Sarah Jessica Parker... Eu simplesmente não consegui. Eu não conseguiria fazer um papel em que eu seria má com as crianças, e a piada era sobre o tamanho. Eu simplesmente senti que tinha que dizer não para isso."
Sean Murray interpretou Binx em sua forma humana, enquanto Jason Marsden fez a voz do gato.
Jason Marsden também é amigo próximo de Omri Katz , que interpreta Max no filme. Os dois também dividiram a tela na série infantil Eerie, Indiana.
O animatrônico de Thackery Binx foi reutilizado como Salem Saberhagen na série de Sabrina dos anos 90.
A fonte das cenas de abertura de Friends também aparece em Hocus Pocus.
A mesma casa em que as crianças escapam das bruxas aparece no filme Beleza Americana, onde Thora Birch também atua.
Eles interpretam um casal, o que seria estranho se não fosse tão engraçado.
A palavra é repetida várias vezes, algo inusitado para um filme da Disney.
Tony Gardner, o homem por trás da maquiagem de efeitos especiais do filme, disse ao Bloody Disgusting em 2018 que eles construíram "um equipamento dentro da boca [do ator Doug Jones] para abrigar algumas mariposas e poeira para ele cuspir quando quisesse".
Em 2023, a Disney confirmou que Winifred, Mary e Sarah reaparecerão em um terceiro filme.