Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontece hoje, no Rio de Janeiro

Ao vivo da Cidade das Artes a partir das 20h45, a premiação irá entregar 32 estatuetas pra renomadas produções. Confira os indicados!

Redação Publicado em 10/08/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Troféu Grande Otelo (Foto: Reprodução/ Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais)
Troféu Grande Otelo (Foto: Reprodução/ Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais)

A 21ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiroacontece nesta quarta-feira (10). Com o longa Marighella (2021) como grande destaque entre os indicados, a premiação será transmitida a partir das 20h45 no Youtube da Academia, no Canal Brasil e no Globoplay.

Organizada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, a cerimônia irá entregar 32 troféus Grande Otelo. Os prêmios serão divididos entre quatro tipos de produção, sendo elas longa-metragem nacional, curta-metragem nacional, séries independentes brasileiras e produções internacionais. Confira todos os indicados clicando aqui!

+++LEIA MAIS: Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022 revela indicados, com Marighella na liderança; veja

Marcada pela volta dos eventos presenciais, a edição deste ano do Grande Prêmioserá apresentada por Camila Pitanga e Silvero Pereira. Ao vivo da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, irá homenagear as mulheres produtoras do cinema nacional e o longa O Pagador de Promessas, que completa 60 anos em 2022.

Baseado no livro de mesmo nome escrito por Dias Gomes, o filme de 1962 foi dirigido por Anselmo Duarte e, no mesmo ano, tornou-se o único longa-metragem brasileiro a ganhar uma Palma de Ouro do Festival de Cannes. Com atores como Leonardo Villar e Glória Menezes em seu elenco, o filme ainda conta com Antonio Pitanga, pai de Camila Pitanga.

+++LEIA MAIS: Bacurau leva seis troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2020


Bacurau conquistou seis troféus em 2020

Com Silvero Pereira em seu elenco, o longa de 2019 foi um dos maiores concorrentes da edição de 2020 do Grande Prêmio. No final, o filme tornou-se o grande vencedor da cerimônia, ao conquistar seis das 15 categorias as quais foi indicado.

Além de receber o prêmio de Melhor Filme, o mais importante da noite, a obra de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles ainda levou os troféus de Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Roteiro Original, Melhor Efeito Visual e Melhor Montagem Ficção.