LISTA RS

50 filmes que lançam em 2026 e você precisa assistir, segundo Rolling Stone

De Elvis a Charli XCX, de Grogu a Supergirl, de A Odisseia a Vingadores: Doutor Destino — tudo o que você precisa saber sobre os filmes que você precisa ver em 2026

David Fear

Supergirl, Dia D, The Moment e Homem-Aranha: Um Novo Dia estão entre os filmes mais esperados de 2026 (Foto: Divulgação)

Como já disse um homem sábio, so this is the new year — o que significa que temos uma porção de filmes novos no horizonte. Demos uma espiada no que chega aos cinemas e aos streamings ao longo dos próximos 12 meses e selecionamos 50 títulos que têm tudo para nos impressionar, empolgar, emocionar e causar bastante barulho.

De um grandioso documentário de show de Elvis em IMAX ao retrato metaficcional de Charli XCX como uma estrela pop sob pressão; de uma sequência de Era Uma Vez em… Hollywood a novos capítulos das sagas Star Wars, Duna e Vingadores; de Christopher Nolan encarando A Odisseia a uma releitura totalmente nova de O Morro dos Ventos Uivantes — aqui está tudo o que você precisa saber sobre tudo o que precisa ver em 2026, segundo Rolling Stone. (As datas estão sujeitas a mudanças e, em muitos casos, quase certamente vão mudar. Além disso, filmes sem previsão de lançamento no Brasil estarão sem a data ao lado.)

Extermínio: Templo dos Ossos (15 de janeiro)

Tivemos de esperar quase 18 anos para ver um novo capítulo da série Extermínio, de Danny Boyle — mas bastaram apenas sete meses para chegar uma continuação do Extermínio: A Evolução do ano passado. Esta nova entrada na franquia acompanha o jovem e valente herói Spike, vivido por Alfie Williams, que acaba se envolvendo com o grupo conhecido como os Jimmys, também chamados de a gangue selvagem de delinquentes de agasalho esportivo que conhecemos nos momentos finais do filme anterior. Jack O’Connell interpreta o líder Jimmy; Erin Kellyman (A Incrível Eleanor) é sua segunda no comando; e Ralph Fiennes retorna como o ex-médico que tenta domar um “Alpha” super-humano infectado. Nia DaCosta (Hedda) assume a direção no lugar de Boyle.

Tudo o que sabemos sobre 'Extermínio: O Templo dos Ossos', sequência de 'A Evolução'
Tudo o que sabemos sobre ‘Extermínio: O Templo dos Ossos’, sequência de ‘A Evolução’ – Divulgação/Sony Pictures

The Moment

Lembra como Charli XCX e o “Brat Summer” dominaram 2024? A cantora e compositora agora está pronta para mostrar em primeira mão como foi estar no olho do furacão de uma superestrela pop, por meio de uma comédia metaficcional irreverente! O diretor, co-roteirista e colaborador de longa data de Charli, Aidan Zamiri (responsável pelos clipes de “Guess” e “360” — e também pelo ensaio de capa da Rolling Stone com Timothée Chalamet), descreveu essa falsa crônica da artista em turnê como “uma história alternativa da era Brat… se ela tivesse feito todas as escolhas erradas”. Estamos convencidos. Alexander Skarsgård interpreta o diretor mais disputado do momento, contratado para documentar tudo. Rachel Sennott, Kate Berlant, Rosanna Arquette, Jamie Demetriou e Hailey Gates também estão no elenco. Presumimos que o choque será como o de um desfibrilador.

Charli xcx (Foto: Andrew Toth/WireImage)
Charli xcx (Foto: Andrew Toth/WireImage)

Socorro! (12 de fevereiro)

Ele (Dylan O’Brien) é o chefe babaca definitivo, um engravatado corporativo que não pensa duas vezes antes de humilhar seus funcionários. Ela (Rachel McAdams) é uma vice-presidente júnior sem graça, frequentemente alvo de suas zombarias. Quando um acidente de avião durante uma viagem de negócios deixa os dois presos em uma ilha deserta, porém, a surpreendente habilidade dela como sobrevivencialista inverte a dinâmica de poder — e basicamente transforma essa situação à la Náufrago em um cenário de filme de terror, repleto de carnificina. Bônus: ninguém menos que o grande Sam Raimi (A Morte do Demônio, Arraste-Me para o Inferno) comanda este thriller de vingança.

'Socorro!', novo filme de Sam Raimi, com Rachel McAdams e Dylan O’Brien
‘Socorro!’, novo filme de Sam Raimi, com Rachel McAdams e Dylan O’Brien (Foto: Divulgação/20th Century Studios)

Pillion (12 de fevereiro)

Colin (Harry Melling) é um jovem tímido que vive com os pais nos subúrbios do sudeste de Londres e se contenta em passar o tempo cantando com seu quarteto de barbershop. Então ele conhece Ray (Alexander Skarsgård), um motociclista alto, bonito e gay, adepto de BDSM, que decide que Colin seria o submisso perfeito. A estreia em longas-metragens do roteirista e diretor Harry Lighton causou bastante repercussão quando foi exibida em Cannes na primavera passada, e sua rom-com deliciosamente subversiva vem deixando sua marca no circuito de festivais ao longo do ano. Agora você terá a chance de descobrir do que se trata todo esse burburinho.

'Pillion'
‘Pillion’ (Foto: Divulgação)

O Morro dos Ventos Uivantes (12 de fevereiro)

“Heeeeeeathcliffff, sou euuuuu, Cath-yyyyy, voltei pra casa, estou morrendo de frio!!!” O romance de amor e morte de Emily Brontë ambientado nos charcos de Yorkshire ganha mais uma adaptação — mas, desta vez, quem está atrás das câmeras é Emerald Fennell, cineasta de Bela Vingança e Saltburn, e ela escalou dois astros de primeira grandeza para viver o casal de amantes condenados favorito de todo bibliófilo. (Sem desrespeito a Romeu e Julieta!) Jacob Elordi — estrela de Euphoria, Frankenstein e dos seus sonhos — deve trazer a sensualidade soturna de Heathcliff, enquanto Margot Robbie — também conhecida como Barbie, Arlequina e indicada três vezes ao Oscar — leva a mão à testa úmida de desejo como parte do primeiro casal da literatura gótica. Há rumores de que, sempre que você assiste ao trailer online, qualquer chaleira num raio de 100 metros do seu laptop começa a ferver sozinha.

'O Morro dos Ventos Uivantes', com Margot Robbie e Jacob Elordi, ganha trailer sedutor
‘O Morro dos Ventos Uivantes’, com Margot Robbie e Jacob Elordi, ganha trailer sedutor – Divulgação/Warner Bros. Pictures

Man on the Run (25 de fevereiro)

Então tem esse cara de Liverpool chamado Paul, veja só, e ele e seus amigos formam uma banda de rock. Resumindo: eles viram um fenômeno. Todo mundo ama. Aí o quarteto se separa. O que esse sujeito talentoso deve fazer agora? O documentário de Morgan Neville acompanha a carreira de Paul McCartney no pós-Beatles, desde as primeiras gravações depois do fim dos Fab Four até a formação do Wings. Se você é do tipo de fã do Macca que idolatra o álbum solo Ram e sabe cantar “Magneto and Titanium Man” de cor, este filme é pra você.

Paul & Linda McCartney (Foto: Mark Sennet/Getty Images)
Paul & Linda McCartney (Foto: Mark Sennet/Getty Images)

Pânico 7 (26 de fevereiro)

Francamente, nos surpreende que essa venerável franquia de terror tenha conseguido chegar a um sétimo filme, considerando todas as “reformulações criativas”, o drama de bastidores à beça e as saídas — voluntárias ou não — de talentos. Ainda assim, a série parece ter se reerguido, sacudido a poeira e recrutado um time de veteranos de Pânico, incluindo o cineasta Kevin Williamson, Neve Campbell e Courteney Cox; a página do filme no IMDb também lista David Arquette, Matthew Lilliard e Scott Foley (Pânico 3) no elenco. Apostamos que a trama envolve a sobrevivente vivida por Campbell tendo de lidar com o retorno de Ghostface e com o vilão transformando sua vida em um inferno mais uma vez. Você já conhece a história.

Pânico 7
‘Pânico 7’ (Divulgação/Paramount Pictures)

EPiC: Elvis Presley in Concert (fevereiro)

Quando Baz Luhrmann pesquisava para sua cinebiografia de Elvis, encontrou rolos de imagens inéditas de dois filmes de shows do início dos anos 1970 (Elvis: That’s the Way It Is e Elvis on Tour) em um arquivo dentro de uma mina de sal no Kansas. Parte era material extra de apresentações; parte, registros espontâneos de Presley fora do palco — e, na mente de Luhrmann, tudo isso serviu de base para um outro documentário inteiro sobre o Rei do Rock. Épico, de fato. A exibição em IMAX (!) começa em 20 de fevereiro; o filme chega aos cinemas em geral em 27 de fevereiro.

Poster de "EPiC- Elvis Presley in Concert" (Foto: Divulgação)
Poster de “EPiC- Elvis Presley in Concert” (Foto: Divulgação)

A Noiva! (5 de março)

A atriz que virou diretora Maggie Gyllenhaal (A Filha Perdida) imprime sua visão singularmente distorcida a A Noiva de Frankenstein, com nosso protagonista-homem-monstro Frankie (Christian Bale) pedindo a seu criador que lhe forneça uma companheira. Ele então recebe uma noiva (Jessie Buckley) que se revela a parceira perfeita no crime. Literalmente: já mencionamos que a história foi transferida para a Chicago dos anos 1930 e reinventada como algo próximo de um filme de gângster à moda antiga, com o casal embarcando numa onda criminosa ao estilo Bonnie e Clyde? E que há números musicais? A combinação de uma Buckley completamente sem freios — cuja atuação em Hamnet continua sendo a coisa mais devastadora que vimos em eras — e aquele ponto de exclamação no título indica que este aqui vai ser completamente insano.

'A Noiva!', reimaginação do clássico 'A Noiva de Frankenstein'
‘A Noiva!’, reimaginação do clássico ‘A Noiva de Frankenstein’ (Divulgação/Warner Bros.)

Peaky Blinders: O Homem Imortal (6 de março)

Quando vimos Tommy Shelby pela última vez, o gângster irlandês-romani e chefão do submundo de Birmingham havia incendiado a própria casa, queimado todas as pontes com sua vida antiga e cavalgado rumo ao pôr do sol. Os fãs ao menos esperavam um longa-metragem de Peaky Blinders para encerrar definitivamente a história, depois que o criador Steven Knight anunciou que a sexta temporada da popular série criminal seria a última. E, bem… às vezes os sonhos realmente se realizam! Cillian Murphy retorna como Shelby, pronto para acertar algumas contas. Vários nomes recorrentes da série, incluindo Sophie Rundle e Stephen Graham, reprisam seus papéis; os novatos da franquia Barry Keoghan, Rebecca Ferguson e Tim Roth também entram para o elenco.

'Peaky Blinders: O Homem Imortal'
‘Peaky Blinders: O Homem Imortal’ (Foto: Divulgação/Netflix)

Devoradores de Estrelas (19 de março)

Um professor de ciências do ensino fundamental II (Ryan Gosling) é recrutado por uma agente do governo (Sandra Hüller, de Zona de Interesse) para viajar milhões de anos-luz além da Terra. O motivo: nosso Sol está morrendo, assim como várias outras “esferas luminosas de plasma mantidas juntas pela própria gravidade” infectadas (obrigado, Wikipédia!). Há, porém, uma estrela distante que não foi afetada pelo que quer que esteja causando esse colapso celestial — e, aparentemente, ele é a única pessoa capaz de salvar a humanidade. Ah, e há também um alienígena que parece ser feito de pedras e se chama Rocky. O trailer sugere risadas, lágrimas e uma boa dose de Gosling.

'Devoradores de Estrelas'
‘Devoradores de Estrelas’ (Foto: Divulgação)

How to Make a Killing (26 de março)

Quando ainda era um garotinho, Beckett Redfellow ouviu da mãe que sim, ele era parente da riquíssima e famosa família Redfellow — pense nos Rockefeller encontrando os Murdoch, só que ainda mais ricos. Mas a mãe havia sido deserdada pela família ao engravidar dele, e por isso Beckett cresceu pobre. Ainda assim, o menino seria o sétimo na linha de sucessão da fortuna familiar. Avance algumas décadas, e digamos apenas que o agora adulto Beckett (Glen Powell) gostaria de acelerar esse processo por qualquer meio necessário. “Matar” está no título por um motivo, pessoal. Margaret Qualley, Ed Harris, Topher Grace, Zach Woods e Bill Camp também estão no elenco. A direção é de John Patton Ford (Emily the Criminal).

'How to Make a Killing'
‘How to Make a Killing’ (Foto: Divulgação)

The Breadwinner

Ele é um dos comediantes em turnê mais bem-sucedidos da atualidade, lotando arenas por toda a América — era só questão de tempo até Nate Bargatze ganhar o papel principal em sua própria comédia cinematográfica. Nosso homem Nate interpreta um sujeito comum que se torna pai em tempo integral quando a esposa (Mandy Moore) decide abrir o próprio negócio. Digamos apenas que ele está aprendendo na prática. Então é uma versão contemporânea de Mr. Mom, estrelada pelo cara de humor seco e afiado, com aquele sotaque sulista? Tudo bem, a gente topa. Will Forte, Kumail Nanjiani, Kate Berlant, Colin Jost e Zach Cherry (Ruptura) completam o elenco de coadjuvantes engraçados.

'The Breadwinner'
‘The Breadwinner’ (Foto: Divulgação)

Casamento Sangrento: A Viúva (9 de abril)

Isso mesmo: o terror socialmente consciente de 2019 — que mostrava Samara Weaving lutando para não virar mais uma vítima do jogo de esconde-esconde mais mortal do mundo — vai ganhar uma continuação. A Parte 2 começa exatamente onde o original terminou, com a “final girl” de Weaving agora tendo de enfrentar não apenas uma família rica e horrível, mas um batalhão delas, todas tentando eliminá-la para preservar suas respectivas fortunas mal adquiridas. Má notícia para a nossa heroína: sua irmã também acaba envolvida nisso. Boa notícia para nós: a irmã é interpretada por Kathryn Newton, forte candidata ao posto de maior scream queen de sua geração (vide Freaky – No Corpo de um Assassino, Abigail). O elenco de apoio também é de peso: Sarah Michelle Gellar, David Cronenberg, Elijah Wood, Shawn Hatosy e Kevin Durand.

'Casamento Sangrento A Viúva'
‘Casamento Sangrento A Viúva’ (Foto: Divulgação/20th Century Studios)

The Drama (9 de abril)

A maioria dos casais noivos vai dizer que sente um friozinho na barriga antes de subir ao altar. Charlie (Robert Pattinson) e Emma (Zendaya) não são diferentes — eles se amam, mas ainda estão nervosos com esse negócio de “até que a morte os separe” na reta final para o casamento. Então um segredo vem à tona e, de repente, os recém-casados se veem em uma crise aparentemente grave. Considerando o que o roteirista e diretor Kristoffer Borgli fez Nicolas Cage enfrentar em seu filme anterior, O Homem dos Sonhos (2023) — sem falar no que o cineasta norueguês aprontou na sátira verdadeiramente perturbadora Doente de Mim Mesma (2022) — estamos mais do que um pouco apreensivos com o que espera por esses dois. Também convidados para essa produção da A24: Alana Haim, Mamoudou Athie, Zoë Winters e Hailey Gates.

Cartaz de The Drama, com Robert Pattinson e Zendaya
Cartaz de The Drama, com Robert Pattinson e Zendaya (Foto: Reprodução/Instagram @a24)

Normal

Bob Odenkirk continua sua fase como o seu novo herói de ação favorito em idade de AARP neste thriller tenso sobre um xerife que está se adaptando ao cargo em uma pequena cidade de Minnesota. Depois de começar a investigar um assalto a banco, o homem da lei acaba no meio de um vasto submundo criminoso — e, de repente, passa a ser cercado por muitos moradores locais que não gostam de forasteiros se intrometendo em seus assuntos nada legais. Nada bom, Bob. O poderoso Ben Wheatley comanda a ação atrás das câmeras.

'Normal'
‘Normal’ (Foto: Divulgação)

Michael (23 de abril)

A sempre giratória roleta dos cinebiográficos musicais finalmente parou em Michael Jackson — e sim, o olhar do diretor Antoine Fuqua sobre a vida e a trajetória do Rei do Pop já veio acompanhado de sua cota de atritos, caso você esteja se perguntando! Escalar Jafar Jackson para interpretar seu tio Michael foi um dos poucos aspectos do projeto que não geraram controvérsia, embora tanto o espólio de Jackson quanto aqueles que detêm acordos legais sobre o que pode ou não ser retratado no filme tenham levantado questões. “Complicado” mal começa a descrever os sentimentos em torno de tudo isso. O público poderá julgar por si mesmo em abril. Colman Domingo, Miles Teller, Derek Luke, Nia Long e Larenz Tate também estão no elenco.

'Michael' (Foto: Lionsgate)
‘Michael’ (Foto: Lionsgate)

Mother Mary

Era uma vez, uma cantora (Anne Hathaway) e sua figurinista de confiança (Michaela Coel) eram inseparáveis. Então a primeira deu um salto na carreira, as duas se afastaram e, bem, você sabe como é quando alguém de repente vira a grande constelação do universo pop. Agora é hora de uma nova turnê mundial, e o ícone musical quer que a antiga amiga crie seus figurinos. O problema é que há muito ressentimento a ser resolvido antes. E parte desse “acerto de contas” pode envolver o sobrenatural. Ficaríamos empolgados com qualquer coisa que o cineasta David Lowery estivesse aprontando, mas, a julgar por este trailer assustador pra caramba, seu novo trabalho parece especialmente promissor — e profundamente perturbador. Além disso, o filme traz músicas inéditas de Charli XCX, FKA twigs e Jack Antonoff.

'Mother Mary'
‘Mother Mary’ (Foto: Divulgação)

Marc by Sofia

Diretamente do departamento “o título diz exatamente o que é”: Sofia Coppola realiza o que o comunicado da A24 descreve como “um retrato íntimo e pouco convencional” de sua boa amiga Marc Jacobs. Trata-se do primeiro documentário da diretora de Encontros e Desencontros e acompanha 12 semanas na vida do ícone da moda enquanto ele cria sua coleção de primavera de 2024. As primeiras impressões vindas do Festival de Veneza de 2025, onde o filme estreou, foram animadoras. E, se alguém é capaz de fazer com que ele baixe a guarda e se abra — além de criar algo mais interessante e impressionista do que o documentário padrão de depoimentos e imagens de arquivo —, essa pessoa é a Sra. Coppola.

'Marc by Sofia'
‘Marc by Sofia’ (Foto: Divulgação)

The Adventures of Cliff Booth

Ok, isso aqui é empolgante: Quentin Tarantino realmente escreveu uma sequência daquele que é, possivelmente, seu melhor filme (por favor, não me marquem, fiquem à vontade para discordar e debater entre vocês), Era Uma Vez em… Hollywood. Ao que tudo indica, a história se passa nos anos 1970 e gira em torno do dublê Cliff Booth (!), com Brad Pitt retomando o papel. E embora Tarantino não vá dirigir o longa — ele já disse que quer que seu último filme oficial seja algo original e ambientado em “território inexplorado” —, chamou alguém de estatura equivalente para assumir a direção: ninguém menos que David Fincher. Este pode muito bem ser o mais aguardado entre os filmes mais aguardados de 2026.

Brad Pitt como Cliff Booth em Era uma Vez em... Hollywood (Foto: Divulgação)
Brad Pitt como Cliff Booth em Era uma Vez em… Hollywood (Foto: Divulgação)

O Diabo Veste Prada 2 (30 de abril)

Antes de mais nada, é bom saber que o Príncipe das Trevas ainda tem ótimo gosto para estilistas. Em segundo lugar, esta sequência da adorada comédia romântica de 2006 — na qual Anne Hathaway lidava com uma chefe exigente que definitivamente não foi baseada em ninguém da vida real, não, de jeito nenhum, nem um pouquinho — reúne a vencedora do Oscar por Os Miseráveis com suas antigas colegas de elenco Meryl Streep, Emily Blunt e Stanley Tucci para novas desventuras no universo das revistas de moda. Além disso, o diretor e a roteirista do original, David Frankel e Aline Brosh McKenna, respectivamente, também estão de volta. Juntam-se aos veteranos: Lucy Liu, Justin Theroux, Kenneth Branagh, Rachel Bloom, Sydney Sweeney, Lady Gaga e Donatella Versace. Vamos descobrir se os detalhes da incompetência de uma assistente ainda não interessam a Miranda Priestly, certo?

'O Diabo Veste Prada 2
‘O Diabo Veste Prada 2’ bateu recorde de trailer de comédia mais visto em 15 anos (Foto: Divulgação/20th Century Studios)

Hokum (30 de abril)

Um filme de casa mal-assombrada ambientado na Irlanda, estrelado por Adam Scott, de Ruptura? Você já ganhou nossa atenção, Neon. Sabemos o quem e o onde; os detalhes sobre o quê, como e por quê são escassos nesse terror do roteirista e diretor Damian McCarthy. Mas a produtora que nos deu aquela campanha de marketing enigmática e absurdamente bem-sucedida de Longlegs – Vínculo Mortal alguns anos atrás voltou aos seus velhos truques de alarde — e este trailer inquietante realmente faz um ótimo trabalho ao vender o filme sem entregar absolutamente nada.

'Hokum'
‘Hokum’ (Foto: Divulgação)

Obsessão

O grande destaque do Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2025, o longa de estreia do roteirista e diretor Curry Barker é uma variação daquela velha máxima do “cuidado com o que você deseja”: um garoto (Michael Johnston) está perdidamente apaixonado por uma garota (Inde Navarrette). Com medo de ficar preso na friend zone, ele compra um objeto em uma loja de curiosidades que, aparentemente, fará seu sonho de amor verdadeiro se tornar realidade. Funciona — não com sabedoria, mas bem demais. Muito, muito bem. Barker vai com calma na preparação, o que só torna a posterior arrancada em alta velocidade ainda mais impactante.

'Obsessão'
‘Obsessão’ (Foto: Divulgação)

I Love Boosters

Roteirista, diretor, músico e verdadeiro homem-renascentista, Boots Riley lança sua mais recente bomba satírica: um grupo de ladrões profissionais de Oakland, liderado por Keke Palmer, entra em confronto com uma CEO de fast fashion interpretada por Demi Moore. O filme foi escolhido para abrir o SXSW, o que é um bom sinal de como deve funcionar com plateias ávidas por se divertir; se for um terço tão ousado quanto a estreia de Riley em longas, Sorry to Bother You (2018), estamos diante de uma viagem insana. Naomi Ackie, Taylour Paige, LaKeith Stanfield, Will Poulter, Eiza González e Poppy Liu completam o elenco.

'I Love Boosters'
‘I Love Boosters’ (Foto: Divulgação)

O Mandaloriano e Grogu (21 de maio)

Os filmes de Star Wars deram origem à série de TV The Mandalorian, em que o pistoleiro intergaláctico mascarado de Pedro Pascal precisa proteger uma criança parecida com Yoda, com uma conexão única com a Força — e agora essa série nos entrega a mais nova aventura para as telonas ambientada naquela velha galáxia muito, muito distante. Parabéns, Grogu: você foi promovido a personagem no título! Sigourney Weaver entra para a franquia como uma ex-piloto rebelde que agora lidera o esquadrão de caças estelares conhecido como Adelphi Rangers; Jeremy Allen White interpreta Rotta, o Hutt, filho de Jabba (!!!); e o cocriador da série, Dave Filoni, também reprisa seu piloto de X-wing de nome glorioso, Trapper Wolf.

'O Mandaloriano e Grogu'
‘O Mandaloriano e Grogu’ continua a série do Disney+ nos cinemas (Foto: Divulgação/Lucasfilm)

It Ends

Qualquer pessoa sortuda o bastante para ter visto essa joia do horror indie do roteirista e diretor Alexander Ullom — sobre um grupo de jovens que está voltando para casa durante as férias da faculdade e misteriosamente acaba em uma estrada literal para lugar nenhum — no circuito de festivais em 2025 pode confirmar que se trata de uma das melhores estreias recentes do cinema de gênero. O fato de o filme ter rapidamente acumulado espectadores quando o Letterboxd o adicionou à sua Video Store online só reforçou sua reputação crescente, e agora a Neon adquiriu os direitos de distribuição. Acredite: você vai querer conferir esse aqui.

'It Ends'
‘It Ends’ (Foto: Divulgação)

Over Your Dead Body

Se você tem ouvido o podcast do Lonely Island com Seth Meyers, já sabe que o ex-roteirista do SNL e co-diretor de Popstar, Jorma Taccone, passou boa parte de 2025 filmando algo na Finlândia. Agora você finalmente vai descobrir o que ele estava aprontando. Um remake do filme norueguês A Viagem (2021), essa comédia sombria acompanha um casal (Jason Segel e Samara Weaving) cujo relacionamento está por um fio. Ambos planejam, separadamente, matar um ao outro durante uma viagem de férias. O plano, porém, vai por água abaixo quando eles são feitos reféns por criminosos em fuga da polícia — e, bem… nada atrapalha mais um plano de homicídio do que uma situação com reféns, né? Juliette Lewis, Timothy Olyphant e o lutador aposentado de MMA Keith Jardine também entram na mistura para aumentar o caos.

Jason Segel (Foto: Rodin Eckenroth/Getty Images for Critics Choice Association)
Jason Segel estrela Over Your Dead Body com Samara Weaving (Foto: Rodin Eckenroth/Getty Images for Critics Choice Association)

Mestres do Universo (junho)

Só porque é possível transformar uma linha de brinquedos em uma franquia de filmes não significa que isso deva ser feito — mas isso não impediu a Mattel de apostar nessa propriedade intelectual na esperança de criar sua própria série de blockbusters. Ou você está muito empolgado com a ideia de ver as aventuras de He-Man ganhando o tratamento de superprodução de verão, ou precisa consultar um oftalmologista por causa das lesões causadas por revirar demais os olhos. Nicholas Galitzine (Vermelho, Branco e Sangue Azul) interpreta o príncipe supermusculoso que também atua como salvador da galáxia; Jared Leto vive seu arqui-inimigo, Esqueleto; Alison Brie é a supervilã Maligna; Idris Elba é o braço direito de He-Man, Mentor; Morena Baccarin aparece como uma feiticeira; e Kristen Wiig dá voz a um robô chamado Roboto.

Nicholas Galitzine, de Uma Ideia de Você, será o He-Man em filme de Mestres do Universo (Foto: Reprodução)
Nicholas Galitzine, de Uma Ideia de Você, será o He-Man em filme de Mestres do Universo (Foto: Reprodução)

Dia D (11 de junho)

Durante meses, o novo filme de ficção científica da Universal previsto para julho foi conhecido apenas como “o filme de OVNIs sem título do Steven Spielberg” — e só a ideia de que a lenda por trás de Contatos Imediatos do Terceiro Grau e Guerra dos Mundos [nota do editor: o do Tom Cruise, não o do Ice Cube] estaria revisitando o subgênero de “olhem para o céu” já foi suficiente para deixar muitos cinéfilos salivando. Agora o filme finalmente tem um nome, embora um que levante mais perguntas do que respostas — o que exatamente está sendo revelado? — além de um trailer com Emily Blunt falando em línguas que só torna tudo ainda mais confuso. Sabemos que Josh O’Connor, Colin Firth, Colman Domingo, Eve Hewson e Wyatt Russell fazem parte do elenco, assim como o que parecem ser vários animais autoconscientes tentando empurrar seus equivalentes humanos rumo a algum tipo de epifania. Mas, sejamos sinceros: você já estava dentro desde “filme de OVNI do Spielberg”.

'Dia D'
‘Dia D’, novo filme de Steven Spielberg (Foto: Divulgação/Universal Pictures)

Toy Story 5 (18 de junho)

Depois de algumas tentativas irregulares com projetos que não eram continuações, Pixar volta à prancheta — pegou? — para apostar em algo certeiro, ou seja, explorar mais uma vez seu sucesso original e revolucionário. Desta vez, Woody, Buzz, Jessie e o resto da turma precisam lidar com a nova obsessão de sua dona de oito anos: um tablet inteligente. Alguém aí acha que talvez surja uma mensagem sobre tempo de tela versus tempo de brincadeira, sobre como a tecnologia está moldando a imaginação das crianças e sobre como nem mesmo o gadget mais moderno do Vale do Silício consegue substituir os bons e velhos brinquedos? Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack, John Ratzenberger, Tony Hale, Melissa Villaseñor e Blake Clark retornam para dublar seus personagens dos filmes anteriores; Greta Lee, Conan O’Brien, Anna Faris e Ernie Hudson, de Os Caça-Fantasmas, são os novos nomes que entram na disputa.

'Toy Story 5'
‘Toy Story 5’ continua a icônica franquia de animação da Pixar (Foto: Divulgação/Pixar)

Supergirl (25 de junho de 2026)

Quem assistiu a Superman provavelmente se lembra de Milly Alcock surgindo no final do filme de James Gunn como Kara Zor-El, a prima de 23 anos do Homem de Aço, também conhecida como Supergirl — defensora da verdade, da justiça e do direito de curtir a vida. Essa frequentadora de bares cósmicos agora assume o centro das atenções no segundo filme da reformulação do Universo DC comandada por Gunn e Peter Safran, baseado na HQ Supergirl: Mulher Do Amanhã, de Tom King e Bilquis Evely. Recrutada por uma adolescente (Eve Ridley) para ajudar a vingar a morte do pai, a heroína de capa vermelha — e de ressaca épica — precisa enfrentar uma série de vilões e lidar com a responsabilidade de ser uma das últimas kryptonianas vivas. Jason Momoa troca as guelras por um visual de motoqueiro intergaláctico e um charuto para interpretar Lobo, o mercenário durão queridinho dos fãs. E sim, Krypto também aparece para salvar o dia, no melhor estilo supercão. A direção é de Craig Gillespie (Eu, Tonya).

'Supergirl'
‘Supergirl’, novo longa do Universo DC (Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures)

Moana (10 de julho)

Não pergunte: “Será que realmente precisávamos de uma versão em live-action do filme animado da Disney de 2016 sobre uma garota polinésia que faz amizade com um semideus e precisa salvar sua ilha?” — por esse caminho, caro leitor, só há loucura. Basta aceitar que a Disney faturou uma quantia obscena com o live-action de Lilo & Stitch em 2024 e que a transformação não solicitada de todos os seus clássicos animados em refilmagens medianas com atores de carne e osso virou uma inevitabilidade. Estamos curiosos para ver o que Catherina Laga’aia fará com a personagem-título, e agora também será possível assistir a Dwayne Johnson entregar exatamente a mesma performance como Maui — e não apenas ouvi-la. Para completar, a direção ficou com Thomas Kail, produtor de Hamilton.

Live-action de 'Moana'
Live-action de ‘Moana’ (Foto: Divulgação/Walt Disney Pictures)

A Odisseia (16 de julho)

O que você faz depois de revolucionar o gênero de super-heróis, dominar o mercado dos thrillers-quebra-cabeça psicologicamente densos e realizar a cinebiografia definitiva de Shiva, o Destruidor de Mundos? Se você é Christopher Nolan, volta à fonte — a narrativa épica-poética original da jornada do herói. Matt Damon interpreta Odisseu, rei grego de Ítaca, que enfrenta todo tipo de perigo (feiticeiras, sereias e ciclopes, minha nossa!) para finalmente se reunir com a esposa Penélope (Anne Hathaway) após a Guerra de Troia. O elenco é tão robusto quanto se espera de uma extravagância em IMAX de Nolan: Zendaya, Robert Pattinson, Tom Holland, Mia Goth, Lupita Nyong’o, Charlize Theron, Elliot Page, Jon Bernthal, Samantha Morton, Benny Safdie, John Leguizamo… e a lista continua. Vá grande ou vá de Homero — é o que sempre dizemos.

Matt Damon em 'A Odisseia'
Matt Damon em ‘A Odisseia’ (Foto: Divulgação/Universal Pictures)

Homem-Aranha: Um Novo Dia (30 de julho)

O amigão da vizinhança com tema de aracnídeo está de volta para mais uma aventura cheia de angústias pós-adolescência, grandes poderes acompanhados de grandes responsabilidades e muita teia sendo lançada pelos ares. Tom Holland veste a máscara mais uma vez, e Zendaya retorna como MJ. A trama segue sob absoluto sigilo — nenhuma surpresa aí —, mas sabemos que Mark Ruffalo aparecerá como Hulk, o Justiceiro de Jon Bernthal deve dar as caras, e Michael Mando (Better Call Saul) vai introduzir o lendário vilão do Aranha, o Escorpião, no MCU. Sadie Sink (Stranger Things) e Tramell Tillman (Ruptura) também foram escalados para papéis ainda não revelados.

Tom Holland no set de 'Homem-Aranha: Um Novo Dia'
Tom Holland no set de ‘Homem-Aranha: Um Novo Dia’ (Foto: Divulgação)

The Christophers

Quando Steven Soderbergh encontra tempo para dormir? (Talvez a pergunta certa seja: Steven Soderbergh dorme?) Depois da excelente história de fantasmas do ano passado (Presença) e de um dos melhores thrillers de espionagem dos últimos tempos (Código Negro), o cineasta prolífico agora nos presenteia com um filme de roubo de arte — ou talvez um filme de arte sobre um roubo? — envolvendo um pintor lendário (Ian McKellen) e sua nova assistente (Michaela Coel). A jovem, na verdade, foi contratada pelos herdeiros do artista para roubar várias obras inacabadas, finalizá-las após a morte dele e dividir os lucros. Nosso palpite? Vai dar tudo muito errado.

'The Christophers'
‘The Christophers’ (Foto: Divulgação)

Exit 8

O conceito é simples: você está caminhando por um corredor no metrô subterrâneo de Tóquio. Observa tudo ao redor, dos cartazes publicitários a um passageiro que passa por você. Depois de virar uma ou duas esquinas, você se vê no mesmo corredor — mas, se notar qualquer “anomalia”, como um outdoor diferente ou uma porta a mais, deve voltar. Se tudo estiver exatamente igual à primeira vez, siga em frente. Faça isso com sucesso oito vezes e você poderá sair do prédio. O cultuado jogo japonês de 2023 não parece, à primeira vista, algo que “grite adaptação cinematográfica”. Mas o diretor Genki Kawamura não só captura a sensação de pânico existencial e o exercício de dedução que o game provoca; ele também constrói uma parábola sobre a ansiedade parental e o perigo de fazer escolhas erradas — dentro e fora dessa prisão estranha — ao submeter seu herói, o “Homem Perdido” (Kazunari Ninomiya), a uma verdadeira prova de resistência. O filme foi um dos destaques do circuito de festivais do ano passado, e ficamos felizes que a Neon esteja dando a ele um lançamento à altura.

'Exit 8'
‘Exit 8’ (Foto: Divulgação)

Flowervale Street

Estávamos esperando para ver o que David Robert Mitchell — o roteirista e diretor por trás dos cults Corrente do Mal (2014) e Sob a Pele do Lobo (2017) e Under the Silver Lake (2018) — faria em seguida, e a resposta aparentemente é um filme de ficção científica enigmático. A sinopse é simples: “Uma família nos anos 1980 começa a notar acontecimentos estranhos em seu bairro.” Sim, é uma premissa bastante genérica que poderia ir para qualquer direção. Mas considerando como Mitchell conseguiu extrair ouro de ideias igualmente básicas como “uma maldição passa de pessoa para pessoa” e “um homem tropeça em uma vasta conspiração secreta”, nossa curiosidade está oficialmente aguçada. Ajuda também o elenco eclético que ele reuniu: Ewan McGregor, Anne Hathaway, a revelação de My Old Ass Maisy Stella, Christian Convery, P.J. Byrne e Chris Coy.

'Flowervale Street'
‘Flowervale Street’ (Foto: Divulgação)

The Dog Stars

Vem aí mais um filme de Ridley Scott! O novo projeto de Sir Ridley acompanha um piloto (Jacob Elordi) que sobrevive a uma pandemia global mortal e precisa navegar pelo pós-apocalipse ao lado de seu fiel cachorro e de um velho fuzileiro naval rabugento (Josh Brolin) em uma base aérea. Quando uma de suas buscas por suprimentos termina em desastre, ele acaba fazendo amizade com um fazendeiro (Guy Pearce) e sua filha, uma médica (Margaret Qualley). Quem leu o romance homônimo de Peter Heller, lançado em 2012, já sabe o que aguarda nosso herói. O resto de nós vai ter que ir ao cinema para descobrir.

Jacob Elordi, ator de Euphoria, dirigida por Sam Levinson
Jacob Elordi estrela The Dog Stars ao lado de Margaret Qualley e Josh Brolin (Foto: Gareth Cattermole/Getty Images)

Cara-de-Barro

Se alguém nos obrigasse a escolher um vilão clássico do Batman que merecesse um filme solo, Cara-de-Barro provavelmente estaria entre os últimos nomes da lista. (O último, naturalmente, seria Hugo Strange — e não aceitaremos perguntas sobre isso.) Mas Mike Flanagan, roteirista e diretor de Doutor Sono, da adaptação de A Maldição da Residência Hill para a Netflix e de várias outras empreitadas assustadoras, apresentou aos chefes da DC Studios, James Gunn e Peter Safran, uma história de terror centrada em um ator capaz de transformar o próprio corpo em argila mutável — e veja só quem agora encabeça o grande lançamento de outono do DCU. Por conflitos de agenda, porém, quem assume a direção é James Watkins (Não Fale o Mal), a partir de um roteiro parcialmente creditado a Flanagan. O ator galês Tom Rhys Harries interpreta o personagem-título; Naomi Ackie vive a cientista que o ajuda a se transformar; Max Minghella e Eddie Marsan completam o elenco em papéis coadjuvantes.

Tom Rhys Harries é escalado pela DC para protagonizar filme do Cara-de-Barro
Tom Rhys Harries é escalado pela DC para protagonizar filme do Cara-de-Barro (Foto: Samir Hussein/WireImage)

Sense and Sensibility

Já se passaram mesmo mais de 30 anos desde que Emma Thompson e Ang Lee nos deram aquela adaptação quase perfeita para o cinema do romance de estreia de Jane Austen? Como o tempo voa quando ficamos suspirando por Hugh Grant como o elegante Edward Ferrars. Já passava da hora de uma nova versão e, considerando a mão firme que Georgia Oakley demonstrou em seu drama antidiscriminação Blue Jean (2022), nossas expectativas estão altas para essa releitura de um clássico literário. Daisy Edgar-Jones interpreta Elinor Dashwood, a jovem apaixonada que sofre por Ferrars, agora vivido por George McKay. Fiona Shaw, Catríona Balfe e Frank Dillane completam o elenco. Espere uma verdadeira demonstração do poder de Jane Austen aqui.

Daisy Edgar-Jones será protagonista da nova adaptação de Razão e Sensibilidade
Daisy Edgar-Jones será protagonista da nova adaptação de Razão e Sensibilidade (Foto: Mike Marsland/WireImage)

Resident Evil

Recém-saído do sucesso de A Hora do Mal, o diretor (e gamer dedicado) Zach Cregger mergulha na franquia Resident Evil com algo que soa menos como um reboot e mais como um “pacote de expansão” cinematográfico. Segundo o cineasta, seu filme se passa no mesmo universo do popular jogo de PlayStation sobre exterminar zumbis e seguirá as mesmas regras desses RPGs e jogos de tiro em primeira pessoa. A história, porém, acompanha um novo personagem — interpretado por Austin Abrams, ator recorrente nos trabalhos de Cregger — enquanto ele atravessa um cenário típico da série, povoado por mutantes, criaturas bizarras e outras “armas bio-orgânicas”. O diretor define o projeto como uma “carta de amor” aos games. Ok!

Zach Cregger, diretor de A Hora do Mal, promete história inédita para novo Resident Evil
Zach Cregger, diretor de A Hora do Mal, promete história inédita para novo Resident Evil (Foto: Jerod Harris/Getty Images for CinemaCon)

Digger (1º de outubro)

Alejandro González Iñárritu realmente ama um cinema imersivo e intenso — se você já viu Birdman e O Regresso, sabe do que estamos falando —, então a ideia de ele colaborar com o tranquilíssimo Tom Cruise (alerta de piada!) sempre foi suficiente para fazer a língua do pessoal coçar. Até pouco tempo atrás, o projeto misterioso era conhecido apenas como o filme “Iñárritu/Cruise”; agora sabemos que se trata de uma comédia sombria cujo título vem do nome do personagem de Cruise: Digger Rockwell, “o homem mais poderoso do mundo”. A sinopse basicamente diz que Rockwell provoca algum tipo de catástrofe e precisa tentar consertar as coisas antes que algo parecido com o Armagedom aconteça. Também dando as caras no fim do mundo: Jesse Plemons, Sandra Hüller, Riz Ahmed, John Goodman, Emma D’Arcy e Michael Stuhlbarg.

Tom Cruise
Digger estrela Digger (Foto: Kevin Winter/Getty Images)

Verity

O cinema Colleen Hoover continua, agora com o thriller psicológico lançado pela autora em 2018 ganhando tratamento de primeira linha. Uma jovem (Dakota Johnson) é contratada para concluir a série best-seller de uma escritora famosa (Anne Hathaway) depois que esta sofre um acidente. Quanto mais a ghostwriter se aprofunda no passado da empregadora, porém, mais parece que sua condição não foi causada exatamente por um “acidente”. Vamos torcer para que isso não termine em processos judiciais.

'Verity'
‘Verity’ (Foto: Divulgação)

The Social Reckoning

Não chame de continuação — o retorno de Aaron Sorkin ao mundo das trapalhadas corporativas do Facebook está sendo divulgado como uma “obra complementar” ao filme vencedor do Oscar A Rede Social, e não como uma Parte II. Desta vez, Sorkin acumula as funções de roteirista e diretor e volta seu olhar para Frances Haugen, a gerente de produto que se tornou denunciante ao divulgar documentos internos detalhando uma série de decisões questionáveis da empresa de Zuckerberg, envolvendo desinformação, interferência em eleições e coisas ainda piores. Mikey Madison interpreta Haugen; Jeremy Strong traz sua já conhecida intensidade “método” para viver Mark Zuckerberg; e Jeremy Allen White faz o repórter Jeff Horwitz, do Wall Street Journal.

O ator Jeremy Allen White em 2025 (Foto: Taylor Hill / FilmMagic)
O ator Jeremy Allen White está no elenco de The Social Reckoning, sequência de A Rede Social, de 2010 (Foto: Taylor Hill / FilmMagic)

Remain

M. Night Shyamalan se une ao autor best-seller Nicholas Sparks — uma combinação de palavras que jamais imaginamos escrever — neste melodrama sobre um arquiteto (Jake Gyllenhaal) que sofre com a morte de um familiar. Tentando se distrair, ele decide projetar uma casa em Cabo Cod para seu melhor amigo; lá, conhece uma jovem (Phoebe Dynevor) que bagunça completamente suas tentativas de manter estabilidade emocional e mental. Espere por uma reviravolta de última hora.

Jake Gyllenhaal (Foto: Manoli Figetakis/WireImage)
Jake Gyllenhaal estrela Remain (Foto: Manoli Figetakis/WireImage)

Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita (20 de novembro)

Ah, sim, mais um prelúdio de Jogos Vorazes! A história se passa cerca de um quarto de século antes do filme original, com um jovem e belo Haymitch Abernathy (vivido pelo jovem e belo ator australiano Joseph Zada) competindo nos jogos — mas há um detalhe. Por causa de alguma regra obscura ou outra, essa edição específica exige não um, mas dois tributos de cada distrito. Isso significa que Haymitch precisa enfrentar não só cidadãos de outros distritos, mas também alguém do próprio lar: Maysilee Donner (McKenna Grace), também do Distrito 12. O diretor “oficial” da franquia, Francis Lawrence, assume o comando.

'Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita'
‘Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita’ (Foto: Divulgação)

Narnia: The Magician’s Nephew (26 de novembro)

Greta Gerwig está usando o prestígio conquistado no pós-Barbie para reimaginar o mundo de atravessar o guarda-roupa e voltar de novo dos livros de fantasia de C. S. Lewis — e, se tinha mesmo que haver mais uma tentativa de levar As Crônicas de Nárnia ao cinema, agradecemos a Aslan por ser Gerwig quem está no controle. Ela adapta o sexto livro da série, um prelúdio que envolve anéis mágicos, piscinas que funcionam como portais para outros universos, bruxas majestosas (naturalmente) e duas crianças inglesas que se metem em diversas situações complicadas e sobrenaturais. O elenco inclui Carey Mulligan, Daniel Craig, Emma Mackey e Denise Gough.

Chefe de Cannes diz que Barbie influenciou escolha de Greta Gerwig para presidente do júri da 77ª edição do festival (Foto: Dominique Charriau/WireImage)
Greta Gerwig dirige o novo filme de Narnia, da Netflix (Foto: Dominique Charriau/WireImage)

Vingadores: Doutor Destino (dezembro)

A Marvel Studios já começou a soltar teasers de seu próximo grande épico de super-heróis estrelado por um elenco de peso, que promete não apenas trazer de volta vários favoritos — Steve Rogers de Chris Evans, o Thor de Chris Hemsworth, Robert Downey Jr., agora como Doutor Destino —, mas também finalmente integrar de vez várias propriedades antes separadas (os X-Men, o Quarteto Fantástico) ao Universo Cinematográfico da Marvel. Até a revelação absurdamente longa do elenco foi tratada como um grande evento. Os detalhes da trama ainda são escassos, mas sabemos que o filme ajudará a colocar a próxima “fase” do MCU em plena marcha. Se tivéssemos que arriscar um palpite, provavelmente envolve o Destino causando um estrago monumental, com todo tipo de herói — vivo, morto, ressuscitado ou de linhas do tempo alternativas — tentando detê-lo para evitar que o universo corra perigo mortal e afins. Vamos ver o quão perto chegamos dessa previsão quando dezembro chegar.

Thor em 'Vingadores Doutor Destino'
Thor pede forças a Odin no segundo trailer de ‘Vingadores Doutor Destino’ (Foto: Divulgação/Marvel Studios)

Duna 3 (dezembro)

E estamos de volta! Denis Villeneuve vai concluir o que começou em 2021 com este capítulo final de sua épica saga de ficção científica, acompanhando Paul Atreides (Timothée Chalamet) enquanto ele se embriaga um pouco com o poder — afinal, agora ele é o novo imperador. O filme se baseia fortemente no segundo livro de Frank Herbert, Messias de Duna, que gira em torno de uma jihad religiosa que ajuda Paul a manter seu reinado, mas acaba fugindo ao seu controle. Prepare-se, portanto, para muito espetáculo e ainda mais comentários que conectam a ficção à realidade fora da sala de cinema. Zendaya, Josh Brolin, Rebecca Ferguson, Florence Pugh, Jason Momoa e Anya Taylor-Joy reprisam seus papéis dos filmes anteriores; Robert Pattinson entra para o elenco em um papel ainda não revelado.

Duna
Terceiro filme da saga traz Robert Pattinson ao universo e explora consequências do império de Paul Atreides 12 anos após segundo capítulo (Foto: Reprodução/Warner Bros)

Werwulf

Ele já enfrentou bruxas e vampiros — agora Robert Eggers mergulha na mitologia dos lobisomens. O roteirista e diretor ainda não revelou muitos detalhes sobre sua história, que envolve um lobisomem aterrorizando uma cidade medieval, mas já confessou que este é “de longe o texto mais sombrio que já escrevi”, o que… dá até medo. Figurinhas carimbadas do repertório de EggersAaron Taylor-Johnson, Lily-Rose Depp, Willem Dafoe e Ralph Ineson — ajudam a dar vida à sua visão de um terror absoluto, capaz de gelar o sangue. O fato de o filme estrear no dia de Natal pode parecer contraintuitivo, mas vale lembrar que Eggers também lançou Nosferatu nessa data — e sabemos muito bem como isso deu certo.

Aaron Taylor-Johnson (Foto: Aldara ZarraoaGetty Images)
Aaron Taylor-Johnson estrela Werwulf (Foto: Aldara ZarraoaGetty Images)

+++LEIA MAIS: Os 20 melhores filmes de 2025, segundo Rolling Stone

TAGS: 2026, cinema, Estreia, filmes