Para os apaixonados por viajar sem planos para os próximos destinos, confira produções da Netflix para explorar o mundo no conforto de casa
Uma das maiores tristezas dos apaixonados por viajar é não poder conhecer novos lugares. Seja por questões financeiras ou pela rotina frenética de trabalho, estudos e outros compromissos, as pessoas que sentem wanderlust acabam não saciando o desejo profundo que tem em explorar o desconhecido.
Felizmente, há diversas produções para escapar da realidade e explorar o mundo sem sair de casa. Embora não ofereçam a real experiência dos passeios, os documentários de viagem transportam o público para outro mundo.
+++LEIA MAIS: Funcionários da Netflix fazem protesto contra especial de Dave Chappelle; entenda
Seja para planejar a próxima grande aventura, ou apenas conhecer lugares diferentes, os filmes e séries estão repletos de conteúdo sobre culturas e cidades fascinantes. Pensando nisso, a Rolling Stone Brasil listou oito produções da Netflix para viajar sem sair de casa. Confira:
O programa acompanha o ator Zac Efron (High School Musical) e o especialista em bem-estar Darin Olien em uma jornada pelo mundo. A série foca na busca de formas saudáveis e sustentáveis de viver, promovendo maior consciência ecológica.
A primeira temporada conta com oito episódios nos quais Zac e Darin visitam os destinos: Islândia, França, Costa Rica, Sardenha, Lima, Porto Rico, Londres e Iquitos. Entre os assuntos discutidos estão: fontes de energia sustentáveis, biopirataria e o turismo de ayahuasca.
O documentário de viagem acompanha Selima Taibi e Felix Starck, um jovem casal alemão com o desejo de sair de Berlim e conhecer o mundo. Para isso, compram um ônibus escolar na Carolina do Norte, EUA, o transformam em um loft móvel e, com o cachorro Rudi, partem para a América do Norte. Alguns dos destinos conhecidos pelo trio são: Canadá, Alasca e a Costa Oeste dos Estados Unidos.
O casal se conheceu quando Felix, por um ano, viajou de bicicleta por 22 países. A experiência originou o documentário Pedal The World (2014). A garota juntou-se a ele por algumas semanas na Nova Zelândia. Enquanto Starck filmava o documentário, Selima, como cantora e compositora, lançou o primeiro disco e escreveu a trilha sonora da produção.
Dos mesmos criadores da série documental Chef’s Table (2015), Street Food: América Latina (2020) conta com seis episódios de meia hora e focam em países da América do Sul. A abordagem enfatiza a cultura gastronômica das ruas de Buenos Aires, na Argentina; Salvador, no Brasil; Oaxaca, no México; Lima, no Peru; Bogotá, na Colômbia e La Paz, na Bolívia.
Os episódios acompanham uma personalidade central e a jornada de amor e perseverança dela pela culinária. Em paralelo, duas outras histórias sobre profissionais responsáveis por pratos típicos da cidade eleita são desenvolvidas.
Paul Hollywood, apresentador e chef britânico, viaja pela Europa em busca dos carros mais populares de três grandes regiões. A narrativa foca na jornada de Paul em entender como os automóveis se conectam com a identidade e cultura de cada nação.
A série é composta por três episódios, filmados na Itália, Alemanha e França. Ao contrário dos programas de Paul, a narrativa não foca na culinária, mas sim na outra paixão do chef - ou como é apresentado na abertura do show - do piloto de corrida nas horas vagas.
Café, Almoço e Jantar (2019) é uma série de quatro episódios, nos quais o chef norte-americano Dave Chang viaja pelas estradas do mundo com celebridades em busca de diversão. Explorando cidades, culturas e gastronomia, os convidados revelam versões escondidas do público.
+++LEIA MAIS: 6 filmes de terror incríveis para assistir na Netflix: Mãe!, Us e mais [LISTA]
Dave visita Vancouver, no Canadá, acompanhado de Seth Rogen (Vizinhos); Marraquexe, Marrocos, com a modelo Chrissy Teigen; Los Angeles, EUA, com Lena Waithe (The Chi) e Phnom Penh, Camboja, com Kate Mckinnon (O Escândalo).
Tales by Light(2015) é uma série documental com três temporadas centrada em acompanhar fotógrafos e cinegrafista em jornadas para capturar pessoas, lugares, criaturas e culturas de ângulos inusitados.
O show é uma parceria da National Geographic com a empresa de equipamentos fotográficos Canon. Alguns dos temas retratados são: a vida de crianças carentes, a luta para preservar a biodiversidade oceânica, as culturas aborígenes e os horrores da guerra.
+++LEIA MAIS: Sex Education: os 5 melhores personagens da série: Ruby, Eric e mais [LISTA]
Criador de Raymond e Companhia (1996), Phil Rosenthal viaja para diferentes lugares, enquanto experimenta comidas incríveis e conhece adoráveis pessoas.
A série possui quatro temporadas e, as conversar com os nativos, aborda costumes culinários, história e cultura dos locais visitados. A narrativa é envolta no carisma de Phil e na linguagem intimista do programa.
Alguns dos lugares explorados na quarta temporada são: Rio de Janeiro, Brasil; São Francisco, EUA; Singapura, Ásia e Havaí, EUA. O show apresenta locais convencionais e desconhecidos para experimentar comidas deliciosas, além de entrevistar amigos do apresentador e profissionais do meio gastronômico.
Aluga-se um Paraíso (2021) acompanha o corretor de imóveis renomados Luis D. Ortiz, a atriz e decoradora Megan Batoon, e a especialista em turismo Jo Franco, dando valiosas dicas de hospedagens em diversos lugares do mundo. Ao focar em opções de casas e apartamentos dos mais variados estilos e preços, a série conta com duas temporadas de oito episódios cada.
Com mansões modernas, acampamentos e cabanas, os destinos variam de ilhas tropicais a montanhas rochosas. A amizade e animação de Luis, Jo e Megan tornam os episódios ainda mais interessantes e divertidos. Alguns dos lugares visitados são: Caribe e Tulum, no México; Bali, na Indonésia, e Califórnia, nos Estados Unidos.