Atriz teve seu corpo criticado e se incomodou com repercussão negativa — a ponto de considerar encerrar sua trajetória diante das telas
Publicado em 14/12/2024, às 08h00
Após ter se consolidado como uma das atrizes mais bem pagas de Hollywood na primeira metade dos anos 1990, Demi Moore vivenciou um período de baixa na segunda parte da década mencionada. Pouco após a virada do século, a americana chegou a pensar que seus dias na atuação estavam contados por um motivo até difícil de se explicar: uma cena de biquíni.
Em 2003, Demi foi escalada para viver a vilã de As Panteras - Detonando. À época, tinha por volta de 40 anos e gravou uma cena de biquíni ao lado da colega Cameron Diaz, uma das protagonistas do longa.
Mesmo em boa forma física para os padrões exigidos de celebridades, Moore se tornou alvo de críticas machistas e etarista por conta de seu corpo. Em entrevista recente à Interview Magazine, a artista refletiu:
É interessante que passei a ser mais (criticada) quando atingi os 40 (anos). Gravei As Panteras e ocorreram muitas conversas sobre essa cena de biquíni e foi tudo exagerado, falaram demais de minha aparência.”
Em seguida, ela admitiu que, naquele período, considerou colocar um ponto final em sua carreira.
Houve um momento, tenho de dizer, no qual comecei a imaginar: ‘é isso que eu deveria estar fazendo?’. Talvez essa parte da minha vida esteja completa. Não acabada, mas completa. Foi quando percebi que se estava me questionando, então precisava injetar mais energia para ter certeza.”
As Panteras - Detonando recebeu apenas avaliações medianas da crítica e público. Apesar disso, conseguiu arrecadar US 259,9 milhões em bilheteria, frente a um orçamento de US$ 120 milhões.
O mais novo trabalho de Demi Moore nos cinemas é A Substância. No filme, ela interpreta uma atriz em decadência que aceita utilizar uma droga experimental para criar uma versão mais jovem e melhor dela mesma. No entanto, logo precisa lidar com os terríveis efeitos colaterais.
Há uma cena no qual a personagem da atriz e sua versão mais jovem — interpretada por Margaret Qualley — observam seus corpos nus. Na divulgação do filme durante o Festival de Cannes (via MovieWeb), Demi Moore revelou ter se sentido “vulnerável” durante o momento, mas contou com o apoio da jovem colega para gravar a cena.
Tive uma pessoa que foi uma ótima parceira e com a qual me senti muito segura. Obviamente, ficamos muito próximas - nuas - e também conseguimos nos divertir nesses momentos mesmo com o absurdo de certas situações. Mas definitivamente, é apenas redirecionar sua comunicação e ter confiança mútua.”
A Substância foi aclamado durante sua exibição no Festival de Cannes em 2024. Recebeu uma longa ovação que, segundo relatos de presentes, durou entre 9 e 13 minutos com aplausos de pé.
+++LEIA MAIS: Katy Perry celebra A Substância, com Demi Moore: 'Melhor filme do ano'
Colaborou: Augusto Ikeda.
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.