Detalhes da trama ainda não foram revelados, mas trabalho de Greta Gerwig e Noah Baumbach tem sido muito elogiado pelos envolvidos
Publicado em 15/04/2023, às 20h10
Muitos fãs ainda nem conseguem acreditar que a boneca Barbie ganhará um filme live-action. Nem mesmo a atriz Margot Robbie.
A protagonista da obra revelou em entrevista às redes do Prêmio da Academia Britânica de Cinema (Bafta), com transcrição via IndieWire, que o roteiro escrito para a obra era bom demais para ser verdade - a ponto de realmente questionar se aquilo seria gravado mesmo. A trama foi escrita pela diretora do longa, Greta Gerwig, em parceria com Noah Baumbach.
+++ LEIA MAIS: Os Simpsons previu Barbie e problemas de Trump
“A primeira vez que li o roteiro de ‘Barbie’, minha reação foi: ‘ah, isso é tão bom, que pena que nunca verá a luz do dia'. Pensei isso porque eles nunca vão nos deixar fazer este filme.”
Apesar da incredulidade inicial, o filme se tornou realidade. Só demorou muito: a Universal Pictures anunciou o longa em 2009, tendo Laurence Mark (Eu, Robô) na produção. Para se ter ideia: nesta época, Robbie era uma atriz iniciante de apenas 19 anos e havia acabado de estrear sua primeira película, Vigilante (2008).
Os trabalhos foram iniciados mesmo em 2014, quando a Sony adquiriu os direitos - que foram perdidos em 2018, já que tiveram vários problemas com roteiristas, diretores e até atores, sem conseguir dar andamento. A Warner entrou na jogada e, enfim, seguiu com os trabalhos em torno da obra.
Ainda sobre o roteiro, o ator Simu Liu, que interpreta uma das versões de Ken, destacou:
“É um dos melhores roteiros que meu agente já leu. Ele realmente me disse isso. Ele falou: ‘se eu pudesse apostar minha carreira em qualquer roteiro, seria o de Barbie; eu realmente acho que você deveria fazê-lo'.”
Detalhe: mérito inicial da própria Margot Robbie, que, além de atriz, trabalha como produtora da obra. Foi ela quem chamou Greta Gerwig para escrever a história. A cineasta declarou, em entrevista ao podcast At Your Service, de Dua Lipa (que também está no elenco):
“Acho que há algo em começar daquele lugar onde é como: 'bem, tudo é possível'. Começar a escrever esse roteiro trazia uma sensação de vertigem. Tipo, por onde você começa? Qual seria a história? Acho que senti um medo bem interessante. Normalmente, é daí que saem as melhores coisas. Quando você pensa: ‘estou com medo disso’.”
Uma das bonecas mais famosas do mundo, Barbie ganhará um filme live-action dirigido por Greta Gerwig, conhecida por longas como Lady Bird (2017) e Adoráveis Mulheres (2019). O papel da protagonista ficou com a atriz e produtora Margot Robbie, estrela de obras como Esquadrão Suicida (2016) e O Lobo de Wall Street (2013).
Inicialmente, Amy Schumer iria interpretar a boneca. Ela já havia até assinado contrato em 2016. No entanto, no ano seguinte ela deixou o projeto alegando conflitos de agenda. Recentemente, ela explicou que, na verdade, foram conflitos criativos que a fizeram desistir.
Além de Margot Robbie, o elenco conta com:
- Ryan Gosling como Ken;
- Kate McKinnon como Barbie estranha;
- Issa Rae como presidente Barbie;
- Hari Nef como doutora Barbie;
- Alexandra Shipp como escritora Barbie;
- Emma Mackey como a física Barbie;
- Sharon Rooney como advogada Barbie;
- Dua Lipa como Barbie sereia;
- Nicola Coughlan como Barbie diplomata;
- Ana Cruz Kayne como juíza Barbie;
- Ritu Arya como jornalista Barbie;
- Kingsley Ben-Adir como Ken;
- Simu Liu como Ken;
- Scott Evans como Ken;
- Ncuti Gatwa como Ken;
- Connor Swindells como estagiário de uma empresa de brinquedos;
- Michael Cera como Allan;
- Helen Mirren como narradora;
- Jamie Demetriou como funcionário de uma empresa de brinquedos;
- Emerald Fennell como Midge;
- Will Ferrell como CEO da empresa de brinquedos;
- America Ferrera (papel não revelado);
- Rhea Perlman (papel não revelado);
- John Cena (papel não revelado);
- Ariana Greenblatt (papel não revelado);
- Marisa Abela (papel não revelado).
Barbie estreia nos cinemas brasileiros em 20 de julho.
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.