Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / OPINIÃO

A 'extraordinária covardia' de Hollywood 'limita' o cinema, diz Sean Penn

Para o ator e diretor de Hollywood, a maioria dos filmes que vão ao Oscar não traz interesse, com exceção de Projeto Flórida ou Ainda Estou Aqui

Sean Penn (Foto: Antoine Flament/WireImage)
Sean Penn (Foto: Antoine Flament/WireImage)

Ator conhecido por filmes como Uma Lição de Amor (2001), Sobre Meninos e Lobos (2003), Papai (2023) e Picardias Estudantis (1982), Sean Penn realizou duras críticas para Hollywood, cuja "extraordinária covardia" chega a "limitar" o potencial do cinema.

Em participação no Festival de Cinema de Marrakech, onde recebeu o prêmio pelo conjunto da obra, Penn falou sobre o atual estado da indústria. "A Academia [de Artes e Ciências Cinematográficas] tem exercido uma covardia realmente extraordinária quando se trata de fazer parte do mundo maior da expressão e, de fato, tem sido amplamente responsável por limitar a imaginação e limitar muito as diferentes expressões culturais," afirmou (via Variety).

Então, não fico muito animado com o que chamamos de Oscar [exceto] quando um filme como Projeto Flórida (2017), ou Ainda Estou Aqui (2024) [são indicados], ou, você sabe, Emilia Pérez (2024), das coisas que provavelmente acontecerão este ano.

Em seguida, Penn acrescentou como a indústria tem "medo" de abordar tópicos políticos controversos, referindo-se ao recente filme biográfico de Donald Trump, intitulado O Aprendiz, que deve ficar fora da próxima temporada de premiações.

"É de cair o queixo o quanto esse negócio de rebeldes tem medo de um grande filme como esse, um com ótimas, ótimas atuações. [É incrível] que eles também possam ter tanto medo quanto um pequeno congressista republicano insignificante," disse.

"Em todo o mundo [] essa demanda por diversidade – mas não diversidade de comportamento e não diversidade de opinião ou linguagem. Eu apenas encorajaria todos a serem tão politicamente incorretos quanto seus corações desejarem e a se envolverem com a diversidade e a continuarem contando essas histórias," continuou Sean Penn.

+++LEIA MAIS: Ainda Estou Aqui: Selton Mello revela que Sean Penn ficou 'profundamente tocado com' atuação dele
+++LEIA MAIS: Para Sean Penn, 'política tímida e ingênua' restringe papéis de gays para atores heterossexuais
+++LEIA MAIS: A curiosa teoria de Sean Penn envolvendo Ucrânia e tapa de Will Smith no Oscar
+++LEIA MAIS: Sean Penn exalta campanha contra o vício 'ousada' e 'generosa' feita por Matthew Perry
+++LEIA MAIS: Dakota Johnson reflete sobre filme independente e critica indústria cinematográfica: 'Não confiam em pessoas criativas'