A melhor série da Netflix, segundo Quentin Tarantino
Conhecido pela postura avessa às plataformas de streaming, cineasta americano deu o braço a torcer para um seriado de terror
Guilherme Gonçalves (@guiiilherme_agb) com pauta de Igor Miranda
Quentin Tarantino se notabilizou não só por clássicos do cinema contemporâneo, como Cães de Aluguel (1992), Pulp Fiction (1994) e Bastardos Inglórios (2009), mas também por ser um purista da sétima arte. Um ferrenho defensor das tradições cinematográficas.
O cineasta americano, portanto, sempre se posicionou de forma crítica às plataformas de streaming e avesso a toda e qualquer ruptura para com o “ritual” do cinema. Assistir a um filme pela tela do celular? Enquanto pedala na bicicleta da academia? Para Tarantino, nem pensar.
No entanto, o diretor deu o braço a torcer para uma produção original da Netflix. Trata-se da série de terror The Haunting of Hill House (A Maldição da Residência Hill, em português), lançada em 2018.
Dirigida por Mike Flanagan, ela é parcialmente baseada no romance homônimo de Shirley Jackson, lançado em 1959. O seriado conta com 10 episódios e foi bastante elogiado quando estreou na plataforma de streaming.
Em entrevista de 2020 ao The Jerusalem Post (via Far Out), Tarantino, que é casado com uma israelense e alterna sua residência entre Tel Aviv e Los Angeles (EUA), afirmou que A Maldição da Residência Hill não encontra páreo, pelo menos no catálogo da Netflix:
Na ocasião, ele elegeu sem titubear:
“Minha série favorita, sem concorrência, é A Maldição da Residência Hill.”

Em outro momento da conversa, o diretor ainda revelou que caso a Netflix se interesse em trabalhar com ele, seu interesse maior seria em fazer um seriado, não um filme. Só é preciso que a gigante do streaming acelere seu convite: o cineasta de 62 anos tem dito que pretende se aposentar após concretizar seu próximo — e décimo — longa-metragem.
Sequência de A Maldição da Residência Hill
Após A Maldição da Residência Hill, o diretor Mike Flanagan já lançou A Maldição da Mansão Bly (2020), que foi uma espécie de segunda temporada da original, e também outras séries elogiadas, como Midnight Mass (Missa da Meia Noite, 2021) e The Fall of the House of Usher (A Queda da Casa de Usher, 2023).
+++ LEIA MAIS: Os 100 melhores filmes do século XXI, segundo Rolling Stone
+++ LEIA MAIS: Novo filme do Exorcista, dirigido por Mike Flanagan, é adiado
+++ LEIA MAIS: O melhor filme de Tarantino, segundo o próprio diretor