SUCESSO!

Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres são aclamados pela crítica espanhola

Antes da estreia oficial na Espanha, filme emocionou público ao resgatar memórias de um passado que não pode ser esquecido

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres são aclamados pela crítica espanhola
Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres são aclamados pela crítica espanhola - Divulgação

Para promover a estreia do filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, nos cinemas espanhóis, críticos e jornalistas estiveram na pré-estreia. Os comentários positivos ressaltam a sutileza da atriz Fernanda Torres, a importância do discurso anti-esquecimento e o uso da trilha sonora. 

O jornalista Juan Martín Salamanca e o crítico de cinema Alberto Luchini fizeram paralelos entre esse momento vivido no Brasil e na Espanha:

“Não conhecemos muito sobre a ditadura no Brasil. Aqui na Espanha nós também tivemos outra ditadura e quem passou esse momento com certeza vai se conectar com a história brasileira. Encontrei muitos paralelismos com o que se viveu na Espanha: as prisões, a repressão, a falta de liberdade e o medo”, avalia Salamanca 


“Achei que esse é um filme absolutamente necessário, todo mundo deveria assistir. Não podemos deixar que essas coisas caiam no esquecimento, precisamos denunciá-las. O filme nos passa uma mensagem que ultrapassa as fronteiras do Brasil, é uma história que poderia ter acontecido em qualquer país da América Latina ou também na Espanha na década de 1950. Esse assunto é universal.” , diz Alberto Luchini

Família Paiva no filme Ainda Estou Aqui – Foto: Divulgação

Salamanca ainda elogia a atuação da atriz Fernanda Torres e a condução dada ao filme. Reforçando a força dos olhares e a ternura que o longa consegue passar: 

“Acho que grande parte do êxito do filme se deve à interpretação da Fernanda Torres. Muitas vezes seus olhares sutis diziam tudo sem precisar de diálogo algum. Gostei da maneira como foi contado, com muita ternura. Adorei como as músicas foram colocadas estrategicamente para servir de analgésico no meio de uma história difícil. O fato de a família se juntar para tirar fotos e fazer questão de ser retratada sorrindo, são pequenas sutilezas que fizeram com que eu gostasse muito”, diz

No dia 8 de fevereiro deste ano, o filme Ainda Estou Aqui ganhou o prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano. No dia o diretor Walter Salles não estava presente, mas perto da primeira exibição do filme na Espanha, ele foi até a sede da Academia Espanhola de Cinema, em Madri, para buscar o prêmio.  

Walter Salles recebe prêmio Goya – Foto: Divulgação

 


Qual é a história de Ainda Estou Aqui?

Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens PaivaAinda Estou Aqui é ambientado no Rio de Janeiro, no início dos anos 1970, em meio à ditadura militar, e conta a história de Eunice, mãe de cinco filhos, que se envolve em uma busca infindável pela verdade após o seu marido, Rubens, ser levado por policiais à paisana e desaparecer.

Além de Fernanda Torres, o longa ainda conta com Fernanda Montenegro (A Vida Invisível), Selton Mello (O Filme da Minha Vida), Maeve Jinkings (Pedágio), Antonio Saboia (Destino Particular), Humberto Carrão (Marighella) e Marjorie Estiano (Sob Pressão) no elenco. Assista ao trailer:

Especial de cinema da Rolling Stone Brasil

O cinema é tema do novo especial impresso da Rolling Stone Brasil. Em uma revista dedicada aos amantes da sétima arte, entrevistamos Francis Ford Coppola, que chega aos 85 anos em meio ao lançamento de seu novo filme, Megalópolis, empreitada ousada e milionária financiada por ele próprio.

Inabalável diante das reações controversas à novidade, que demorou cerca de 40 anos para sair do papel, o cineasta defende a ousadia de ser criativo da indústria do cinema e abre, em bom português, a influência do Brasil em seu novo filme: “Alegria”.

O especial ainda traz conversas com Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello sobre Ainda Estou Aqui, um bate-papo sobre trilhas sonoras com o maestro João Carlos Martins, uma lista exclusiva com os 100 melhores filmes da história (50 nacionais, 50 internacionais), outra lista com as 101 maiores trilhas da história do cinema, um esquenta para o Oscar 2025 e o radar de lançamentos de Globoplay, Globo Filmes, O2 Play e O2 Filmes para os próximos meses.

O especial de cinema da Rolling Stone Brasil já está nas bancas de jornal, mas também pode ser comprado na loja da editora Perfil por R$ 29,90. Confira:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Rolling Stone Brasil (@rollingstonebrasil)

 

LEIA TAMBÉM: Fernanda Torres sentiu a presença de Eunice Paiva ao filmar Ainda Estou Aqui, Ainda Estou Aqui reabre álbum de família manchado pela ditadura militar

Para qual lançamento de 2025 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!

  • Wicked: Parte 2 (20 de novembro) (66%, 276 Votos)
  • Quarteto Fantástico: Primeiros Passos (24 de julho) (22%, 92 Votos)
  • Tron: Ares (9 de outubro) (9%, 36 Votos)
  • O Agente Secreto (6 de novembro) (3%, 12 Votos)
  • O Último Azul (28 de agosto) (1%, 3 Votos)

Total de Participantes:: 419

Loading ... Loading ...

 


 

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: Ainda Estou Aqui, fernanda torres, goya, prêmio, walter salles