Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Além de A Queda: 8 filmes angustiantes para quem gosta de suspense [LISTA]

Solidão, lugares isolados, perigos iminentes e tentativas frustradas de sobrevivência - confira oito tramas que prometem causar arrepios

Pamela Malva Publicado em 25/09/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster de Fall - A Queda (Foto: Reprodução/ Paris Films)
Pôster de Fall - A Queda (Foto: Reprodução/ Paris Films)

Já lançado nos Estados Unidos, o longa A Queda(ou Fall, no título em inglês) tem chamado bastante atenção dos amantes do suspense psicológico e das tramas que parecem sem saída. Um gatilho para agorafobia — o medo de estar em situações de pânico ou de difícil escape — o filme estreia em 29 de setembro nos cinemas brasileiros e primete causar muitos arrepios.

Na trama, tudo começa quando Becky (Grace Caroline Currey) perde seu marido, Dan (Mason Gooding), depois que ele cai de uma montanha durante uma escalada. Após superar uma espiral de luto e tristeza, a jovem decide aceitar o convite de sua amiga Hunter (Virginia Gardner) e embarca em uma nova aventura para vencer seus medos.

+++LEIA MAIS: Contra o Gelo: Filme da Netflix é baseado em história real?

Com 60 mil seguidores nas redes sociais, Hunter deseja escalar uma torre de rádio abandonada para gravar cenas do alto com um drone. O problema é que, após subirem os 2 mil pés (mais de 600 metros) de extensão da torre, as duas jovens acabam presas na estrutura, que fica em um deserto remoto, sem sinal de telefone ou suprimentos.

Apesar de arrepiante, todavia, A Queda não é o primeiro filme que apresenta personagens isolados e presos em uma situação que, ao que tudo indica, pode não terminar nada bem. Pensando nisso, separamos oito filmes que, assim como Fall, prometem causar certa agonia — e, eventualmente, aquele suspiro de alívio quando alguma coisa, qualquer coisa, dá certo.

Confira, abaixo, oito produções que provavelmente vão te deixar com frio na barriga:

1. 127 horas (2010)

Começamos com um clássico. Um dos mais conhecidos do gênero de sobrevivência, 127 horas causa arrepios na espinha e, de diversas formas, define a sensação de agonia. Não é nada confortável, afinal, acompanhar a história real dos aterrorizantes dias em que o aventureiro Aron Ralston (James Franco) ficou preso em um canion inabitado. 


2. Águas Rasas (2016)

A estudante de medicina Nancy Adams (Blake Lively) vive verdadeiras cenas de terror ao ser abocanhada por um tubarão enquanto surfava em uma praia isolada no México. Dirigido por Jaume Collet-Serra, o longa acompanha a jovem em uma tentativa frenética de sobrevivência.


3. Evereste (2015)

Com Jason Clarke, Sam Worthington, Keira Knightley e Jake Gyllenhaal, o longa é baseado em um desastre real ocorrido em 1996. Escrita por William Nicholson e Simon Beaufoy, a trama acompanha duas expedições, a Adventure Consultants e a Mountain Madness, na tentativa de escalar o temido Monte Evereste. A aventura, contudo, acaba saindo do controle.


4. Pânico na Neve (2010)

Ainda na temática de personagens isolados e cercados por forças da natureza que não conseguem controlar, Pânico na Neve narra a história de três amigos que acabam presos em um teleférico. Sem qualquer expectativa de serem socorridos por funcionários da montanha onde estavam esquiando, os jovens são obrigados a encontrar formas de sobreviver sozinhos.

+++LEIA MAIS: Além de All Of Us Are Dead: 5 produções coreanas sobre sobrevivência para assistir na Netflix [LISTA]


5. Na Selva (2017)

Estrelada por Daniel Radcliffe, a trama baseia-se na verdadeira e aterrorizante aventura que o israelense Ghinsberg protagonizou em meados de 1981. Buscando novas experiências, ele viaja até a Floresta Amazônica e, após perder-se dos aventureiros que o acompanhavam, se vê perdido e sozinho na mata densa, cercado por animais selvagens e alucinações bizarras.


6. Jogo Perigoso (2017)

Dirigido por Mike Flanagan, o suspense acompanha as tentativas de sobrevivência de Jessie (Carla Gugino) em uma casa isolada no Alabama. Algemada em uma cama, a mulher assistiu a morte de seu marido, vítima de um ataque cardíaco após tentar estuprá-la, e, uma vez sozinha, ela tenta encontrar formas de fugir da situação — que fica cada vez mais perigosa.


7. O Homem nas Trevas (2016)

Dirigido por Fede Alvarez, é o tipo de filme que te faz prender a respiração junto dos personagens. O Homem nas Trevas acompanha três jovens delinquentes de Detroit que decidem invadir a casa de um veterano do exército. Em uma sequência instigante, todavia, os invasores descobrem que o morador é cego, mas está longe de ser indefeso como esperavam.


8. Gravidade (2013)

Protagonizado por ninguém mais, ninguém menos que Sandra Bullock, o longa acompanha a agonizante viagem da Dra. Ryan Stone pelo espaço depois que ela perde totalmente o controle de seus equipamentos. Sozinha na assustadora vastidão do universo, ela tem pouco tempo para encontrar uma forma de sobreviver, uma vez que seu oxigênio parece estar acabando.

+++LEIA MAIS: Fall: Longa de suspense a 2 mil pés de altura é gatilho para agorafobia [VÍDEO]


Bônus: Confira o trailer de A Queda (2022)

Pouco mais de 600 metros separam as protagonistas de Fall (A Queda, em português) do chão abaixo delas. Isoladas em uma torre de rádio, as jovens Becky e Hunter ficam presas em um deserto remoto, sem sinal de telefone ou suprimentos.