Após estrear nos EUA, curta com ator de ‘O Agente Secreto’ é finalista no São Paulo Film Festival 2025
Tapete Persa, de Lucas Pimenta, é estrelado por nomes como Hugo Bonemer, da minissérie Senna, e Marcelo Valle, que participa do novo longa de Kleber Mendonça Filho (Bacurau)
Henrique Nascimento (@hc_nascimento)
Após estrear na 24ª edição do San Diego International Film Festival, Tapete Persa, curta-metragem estrelado por Hugo Bonemer (Senna), Gustavo Pace (The Blacklist) e Marcelo Valle (de O Agente Secreto, candidato do Brasil para o Oscar 2026), será exibido no próximo domingo, dia 14 de dezembro, no São Paulo Film Festival 2025.
Escrito e dirigido por Lucas Pimenta, que também é responsável pela produção do curta através de sua produtora, a Smiley Pepper Films, Tapete Persa é um dos oito finalistas da mostra competitiva do festival anual de cinema independente, que acontece no Cinema Reag Belas Artes, uma das salas de cinema mais tradicionais da cidade. Os ingressos para assistir ao curta estão à venda no Sympla.
Segundo Pimenta, a ideia para o curta surgiu ao observar dois homens limpando um tapete, de forma pouco natural, como se tivessem saído de uma sitcom dos anos 1980, o que despertou a seguinte pergunta: “E se esses personagens fossem tão desastrados a ponto de provocar uma tragédia durante o serviço?”
A partir disso e usando de humor ácido, cortes temporais e situações-limite, Tapete Persa explora vulnerabilidade, violência e masculinidade frágil. O tapete, gatilho para o projeto, também entra na história como uma metáfora central e guia a estrutura do filme: só à distância é possível compreender o desenho completo.
“Estou nas nuvens! Estreamos no Festival de San Diego e, agora, estar num festival tão importante, e em casa, é felicidade demais. O reconhecimento em casa tem um sabor muito mais especial, porque é onde a gente faz o pão de cada dia, e é de onde vão sair as parcerias pro futuro. Tô muito animado!”, celebrou Hugo Bonemer em comunicado à imprensa.
Ele ainda elogiou a parceria com Lucas Pimenta no trabalho: “O Lucas Pimenta é um cara genial que conheci fazendo um outro trabalho, e botei muita pilha de a gente gravar esse curta. Ele topou, e mais que isso, encontrou tempo numa agenda frenética. E é muito inesperado que estejamos tendo esse resultado tão fantástico”, completou
Ver essa foto no Instagram
LEIA TAMBÉM: O Agente Secreto é eleito o melhor filme de 2025 pelo The Hollywood Reporter